Sistemas Operacionais

09/12/2016 10h00 - Atualizado em 09/12/2016 10h00

Como aumentar a velocidade da Internet combinando várias conexões

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Normalmente, quando um PC possui mais de uma conexão de Internet, o computador só consegue usar uma delas para enviar e receber informações. Esse é o comportamento padrão e não existe nenhuma configuração explicita que permita dizer ao Windows como mudá-lo. Entretanto, é possível forçar o sistema ignorar isso e usar várias conexões como se fossem uma só. Com isso, você pode combinar duas (ou mais) conexões de internet em uma para obter um acesso de alta velocidade. E só é preciso alterar algumas configurações para fazer isso. Neste tutorial, você verá o que é necessário fazer para combinar conexões de rede.

Como aumentar a velocidade da Internet no Windows 10

Descubra como combinar várias conexões de Internet em uma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como combinar várias conexões de Internet em uma (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Clique no ^ da barra de tarefas. No quadro exibido, clique com o botão direito do mouse no ícone de rede. No menu de contexto,  clique na opção “Abrir a Central de Rede e Compartilhamento”;

Acessando a opção Abrir a Central de Rede e Compartilhamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Abrir a Central de Rede e Compartilhamento" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro da Central de Rede e Compartilhamento, clique no item “Alterar as configurações do adaptador”;

Acessando a opção Alterar as configurações do adaptador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Alterar as configurações do adaptador" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Conexões de rede”, clique com o botão direito do mouse em um dos adaptadores que está conectado a Internet. No menu que aparece, clique em “Propriedades”;

Acessando as propriedades de um adaptador de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as propriedades de um adaptador de rede (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Ao entrar na janela de propriedades do adaptador, procure pelo item “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique nele. Depois, clique no botão “Propriedades”;

Entrando nas propriedades do protocolo IP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entrando nas propriedades do protocolo IP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Nas propriedades do protocolo, clique no botão “Avançado…”;

Acessando a opção Avançado... nas propriedades do protocolo IP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Avançado..." nas propriedades do protocolo IP (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Finalmente, desmarque a opção “Métrica automática” e digite 15 dentro do quadro “Métrica da interface”. Clique em “OK” na atual e nas janelas anteriores.

Desmarcando a opção Métrica automática e digitando um valor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desmarcando a opção "Métrica automática" e digitando um valor (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Você tem que repetir estes passos com todas as conexões ativas para equilibrar a carga. Depois de terminar de fazer isso com todas as conexões, o sistema usará as conexões disponíveis igualmente, sem dar preferência a um único adaptador.

Pronto! Aproveite sua nova conexão “turbinada”. E quando não quiser mais utilizar o recurso, basta desfazer a mudança nos adaptadores de rede.

Por que meu notebook não conecta no WiFi? Ajude usuários no Fórum TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre
    2016-12-09T13:00:00

    Muito boa esta dica melhorou bastante !!