27/12/2016 08h00 - Atualizado em 27/12/2016 09h01

Como gerenciar os backups do celular Android no Google Drive

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google Drive facilitou a forma de gerenciar os seus backups de aplicativos em celular com Android. A partir de agora, é possível acessar as cópias facilmente tanto na versão Web como no smartphone para calcular o tamanho delas ou deletá-las. A ferramenta promete ser uma solução para quem está com pouco espaço na nuvem e tem certeza que não vai precisar de um backup. Veja como configurar o recurso no passo a passo do tutorial a seguir.

Antes de continuar, contudo, o usuário precisa ter muita cautela ao excluir os backups. As cópias de segurança armazenadas no Google Drive serão usadas caso a pessoa troque de celular e deseje recuperar seus apps, por exemplo, ou para trazer de volta as mensagens do WhatsApp no caso de uma desinstalação.

Como converter vídeo curto para GIF no WhatsApp para Android e iPhone

Google Drive para Android pode gerenciar backups armazenados na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Drive para Android pode gerenciar backups armazenados na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como fazer no Android

Passo 1. Na tela inicial do Google Drive para Android, toque no botão sanduíche, conforme mostra a imagem acima.

Passo 2. Selecione a opção “Backups”.

Passo 3. O Google Drive exibirá as cópias salvas na nuvem, dividindo-as em backups do dispositivo atual e de outros aparelhos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Google Drive pode mostrar cópias de segurança de backup de celulares e apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Drive pode mostrar cópias de segurança de backup de celulares e apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Para ter mais detalhes da cópia, basta tocar sobre o item. Note que cópias de aplicativos como WhatsApp podem exibir uma mensagem em vez do detalhamento.

Passo 5. Quando quiser apagar uma cópia de segurança, toque nas reticências e selecione “Excluir backup”. No caso do WhatsApp, é possível desligar.

Google Drive permite excluir backup de aplicativos e celulares para liberar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Drive permite excluir backup de aplicativos e celulares para liberar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como conferir o tamanho do backup no seu celular.

Como fazer no navegador

Passo 1. Acesse o Google Drive em drive.google.com no seu navegador.

Acesse o Google Drive no seu navegador para gerenciar backups (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Acesse o Google Drive no seu navegador para gerenciar backups (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. No menu de navegação, toque em “Backups”.

Selecione a guia Backups para excluir as copias de segurança do Google Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a guia Backups para excluir as copias de segurança do Google Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O site exibirá as cópias de seguranças salvas no dispositivo. Clique com o botão direito sobre aquela que deseja gerenciar.

Google Drive traz listas de backups feitos na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Drive traz listas de backups feitos na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Se quiser conferir detalhes e tamanho do backup, escolha a opção “Visualizar”.

Usuário pode conferir detalhes de backup no Google Drive antes de excluir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode conferir detalhes de backup no Google Drive antes de excluir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Já se quiser deletar, escolha a opção “Excluir Backup” ou “desativar backup”, caso queira cancelar um backup de um app.

Usuário pode excluir backup do Android no Google Drive para economizar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode excluir backup do Android no Google Drive para economizar espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como gerenciar seus backups no Google Drive do navegador.

Celular travando: o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares