17/12/2016 10h00 - Atualizado em 17/12/2016 10h00

Como obter qualquer Pokémon usando as trocas GTS em Pokémon Sun e Moon

Thomas Schulze
por
Para o TechTudo

Pokémon Sun e Pokémon Moon são os jogos de sétima geração da clássica franquia da Nintendo. Lançadas exclusivamente para 3DS, as novas aventuras dos monstrinhos se passam na região de Alola, uma terra tropical repleta de novidades como Pokémon inéditos e Trials substituindo os antigos ginásios. Para completar a Pokédex, é preciso dominar o sistema de trocas GTS, então aprenda a utilizá-lo passo a passo:

Como personalizar a aparência do seu treinador em Pokémon Sun e Moon

"Passo 1. A qualquer momento fora de uma batalha, pressione X para pausar o jogo e então clique no botão Festival Plaza no canto inferior direito da tela de toque, para acessar a área onde são realizadas as trocas via GTS, o grande banco de dados para depósitos globais de Pokémon;

Pokémon Sun e Moon: comece acessando o Festival Plaza (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: comece acessando o Festival Plaza (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Passo 2. Já dentro do Plaza, certifique-se de que o seu Nintendo 3DS está devidamente conectado à internet e depois clique no grande botão à direita da tela de toque, o “Trade” (“Trocar”);

Pokémon Sun e Moon: clique no grande botão Trade (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: clique no grande botão Trade (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Passo 3. Na tela seguinte, basta dar um toque na aba GTS, conforme a foto abaixo;

Pokémon Sun e Moon: clique no botão GTS (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: clique no botão GTS (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

GTS é a sigla para Global Trade System, ou Sistema de Trocas Global. Nele encontram-se todos os Pokémon presentes na Pokédex de Alola, mas existe uma pegadinha: você só pode buscar por monstrinhos que já tenha visto na grama alta ou em batalhas contra outros treinadores!

Passo 4. Há duas formas de obter novos monstrinhos no GTS: “Seek Pokémon” (“Buscar Pokémon”) ou “Deposit Pokémon” (“Depositar Pokémon”). Em ambos os casos é preciso utilizar filtros para negociar Pokémon com jogadores de todo o planeta, como explicaremos nos próximos passos;

Pokémon Sun e Moon: é possível buscar ou depositar um monstrinho (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: é possível buscar ou depositar um monstrinho (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

A diferença é que em Seek Pokémon você precisa cumprir os requisitos estipulados por outros treinadores, enquanto em Deposit Pokémon você pode determinar exatamente o que espera receber em troca dos seus monstrinhos depositados no sistema.

Passo 5. Na aba “Pokémon Wanted” (“Pokémon Desejado”) você deve incluir o nome do monstrinho que pretende capturar. Ao clicar nela, serão exibidas todas as letras do alfabeto. Selecione a letra correspondente a inicial do Pokémon que pretende pegar, e logo depois clique em seu ícone;

Pokémon Sun e Moon: explore os filtros de pesquisa (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: explore os filtros de pesquisa (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

“Gender” (“Gênero”) indica o sexo do Pokémon, um filtro útil caso pretenda reproduzir os monstrinhos posteriormente. Já “Level” limita as buscas a Pokémon de apenas determinados níveis de habilidade. Caso você deixe o filtro configurado como “Any” (“Qualquer”), criaturas de todos os níveis serão aceitas. Quando acabar de configurar os filtros, clique em “Search with these conditions” (“Buscar com essas condições”).

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 6. Na tela seguinte serão exibidos todos os treinadores que depositaram no sistema GTS, monstrinhos que cumprem os requisitos estabelecidos no passo 6. Normalmente haverá algumas dezenas deles, então circule para a direita e esquerda a fim de estudar todas as opções disponíveis;

Pokémon Sun e Moon: cada monstrinho no GTS possui suas próprias exigências (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: cada monstrinho no GTS possui suas próprias exigências (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Atente para a linha “Pokémon Wanted” (“Pokémon desejado”), pois ela indica qual criatura o treinador deseja receber em troca do Pokémon que ele depositou. Por exemplo, na imagem acima só é possível pegar o Gabite depositando um Ninetales em troca. O símbolo da Pokébola à esquerda do nome serve como referência e indica que você já tem a criatura desejada catalogada em sua Pokédex.

Passo 7. Se tiver o monstrinho pedido no passo 6, basta confirmar a escolha e depois encontrar a criatura em sua respectiva box, como mostrado na foto abaixo. Então selecione-a para concluir a troca automaticamente."

Pokémon Sun e Moon: só é possível negociar monstrinhos de suas boxes ou time (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)Pokémon Sun e Moon: só é possível negociar monstrinhos de suas boxes ou time (Foto: Reprodução/Thomas Schulze)

Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares