Redes sociais

06/12/2016 07h00 - Atualizado em 06/12/2016 07h00

Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Facebook possui ferramentas de privacidade que podem servir para quem deseja discrição ao fim de um relacionamento. Quando terminar o namoro, é possível apagar fotos antigas, excluir o status de relacionamento sem ninguém ver e outras funcionalidades. 

Como ocultar novas amizades no feed de notícias do Facebook

Meu relacionamento acabou, o que pode ser feito no Facebook?

É comum que, ao fim de um relacionamento, as pessoas não queiram ver conteúdos relacionados ao ex-parceiro ou ex-parceira. Por isso, o Facebook oferece ferramentas para eliminar este tipo de conteúdo, sejam mensagem ou publicações.

Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Como terminar um namoro e fazer uma limpa no seu Facebook (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

De acordo com o Facebook, os passos mais indicados a se tomar são:

1. Modificar o quanto você pode ver do seu antigo par, seja parando de seguir seu perfil ou bloqueando por completo;

2. Mudar a foto de perfil e apagar fotos antigas;

3. Arquivar suas mensagens com o antigo parceiro, dentro da caixa de mensagens e clicando no botão “X” para confirmar o arquivamento;

4. Negar qualquer acesso a álbuns compartilhados, por meio da edição do álbum e desligando a opção de compartilhamento;

5. Trocar sua senha do Facebook – há muitos casos em que casais compartilham a senha de acesso;

6. Ativar a aprovação de marcações, assim será preciso autorizar antes de uma marcação feita por terceiros apareça em sua página;

7. Bloquear ou parar de seguir também em outras redes sociais ligadas ao Facebook, como o Instagram.

Facebook oferece boas opções de privacidade para fins de namoro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Facebook oferece boas opções de privacidade para fins de namoro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Limitar quem vê publicações anteriores

Publicações antigas podem ser um problema ao fim de um namoro. Declarações românticas, fotos com presentes e momentos juntos não fazem mais sentido quando o relacionamento não existe mais. O Facebook dá três opções neste caso:

Primeira opção: manter tudo como está, caso você opte por “Ver menos desta pessoa” nas configurações da rede social. 

Segunda opção: editar posts individuais, algo que dá mais trabalho e precisa ser feito de forma manual. Uma ótima dica é aproveitar as lembranças que o Facebook resgata e editar por ali mesmo.

Facebook também permite limitar contato e alcance de posts (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Facebook também permite limitar contato e alcance de posts (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Terceira opção: editar todos os posts onde seu perfil está marcado. Ao mudar essa privacidade, todas as suas marcações passadas irão sumir de posts onde possivelmente a pessoa também estava.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

Quem pode ver quando altero status de relacionamento?

Já é padrão a plataforma não exibir quando o status de relacionamento de uma pessoa muda para solteiro, divorciado ou seja removido inteiramente. Antigamente, isso aparecia na linha do tempo e precisava ser apagado ou colocado como privado.

Agora, tal situação só ocorre quando um novo relacionamento é iniciado – e mesmo assim, as configurações de privacidade podem impedir essa visualização.

É possível ainda livrar-se de mensagens antigas no Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)É possível ainda livrar-se de mensagens antigas no Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Como posso impedir uma pessoa de me contatar?

Situações constrangedoras também podem ocorrer se o antigo parceiro insistir em te contatar, enviando mensagens ou tentando te marcar em postagens. É possível desfazer a amizade ou bloquear o perfil indesejado, impedindo totalmente futuros contatos pelo Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares