29/12/2016 09h00 - Atualizado em 29/12/2016 09h00

Como usar dois aplicativos ao mesmo tempo em celular da Motorola

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O multijanela é o principal recurso do Android 7.0 Nougat, sistema do Google que começa a chegar em celulares da Lenovo/Motorola no Brasil. Smartphones como o Moto G 4, Moto G 4 Plus, Moto Z e Moto Z Play recebem o software com alguns refinamentos de design e a possibilidade de abrir dois apps ao mesmo tempo na tela. Com a função, é possível assistir a um vídeo no Globosat Play ou Globo Play e usar o WhatsApp simultaneamente, por exemplo.

O recurso se parece com uma função presente há tempos em celulares Galaxy, da Samsung. No entanto, a maneira com que ele é ativado difere do mecanismo adotado pela fabricante sul-coreana. Confira a seguir como abrir apps em tela dividida em aparelhos da Motorola com Android 7.0 Nougat.

Celulares Motorola: saiba o que mudou do Moto G 3 para o Moto G 4

Abra os apps desejados e acesse o multitarefa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra os apps desejados e acesse o multitarefa no celular Motorola (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra normalmente os dois aplicativos que você deseja visualizar em tela dividida e certifique-se de que eles estão na lista de apps recentes.

Passo 2. Toque e mantenha pressionada a barra superior de um dos apps e arraste para a parte de cima da tela. Em seguida, selecione abaixo o outro aplicativo que deseja visualizar.

Arraste um app para a parte superior e outro para a inferior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Arraste um app para a parte superior e outro para a inferior no smartphone Motorola (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Os apps serão abertos ao mesmo tempo, um deles sempre fixado acima. A qualquer momento, você pode abrir os apps recentes e selecionar outro programa para abrir na parte inferior da tela.

Use dois apps ao mesmo tempo e mude o segundo quando quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use dois apps ao mesmo tempo e mude o segundo quando quiser no celular Motorola (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para encerrar a visualização em tela dividida, arraste a barra central para cima ou para baixo até visualizar um dos apps em tela cheia.

Para sair da tela dividida, maximize um dos apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Para sair da tela dividida, maximize um dos apps no smartphone Motorola (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ainda não é possível abrir qualquer aplicativo do Android em tela dividida. O recurso funciona em grande parte dos apps, mas pode apresentar erros em alguns deles ou até não funcionar de maneira alguma. De qualquer forma, é uma vantagem útil se você precisa usar dois programas no celular ao mesmo tempo para ganhar produtividade.

Qual o melhor celular por até R$ 1.500 para comprar no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guillerme Batista
    2017-11-15T02:08:44  

    É possível dividir a tela nos aparelhos das linhas Moto E e Moto C?

    recentes

    populares

    • Guillerme Batista
      2017-11-15T02:08:44  

      leia a reportagem, encostado

  • Joao Nivaldo
    2016-12-30T15:35:39  

    Gostaria de saber quando sairá a atualização para o Moto G4+ para o Android 7?

    recentes

    populares

    • Joao Nivaldo
      2016-12-30T15:35:39  

      Seria bom aprender a ler a matéria antes de sair perguntando