Sistemas Operacionais

22/12/2016 08h30 - Atualizado em 22/12/2016 08h30

Mude a prioridade do Wi-Fi que se conecta automaticamente no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Windows costuma fazer uma conexão automaticamente às redes sem fio as quais o usuário se conectou no passado. Caso o internauta esteja perto de várias redes as quais já se conectou anteriormente, o Windows usa um sistema de prioridade próprio para escolher uma dessas redes Wi-Fi para conectar-se. Tudo isso acontece de forma automática, e por causa disso, nem sempre ele irá se conectar com a rede que o usuário quer. Veja como mudar a prioridade de conexão do Wi-Fi no Windows 10

Três formas de ver especificações do PC no Windows 10

Veja como mudar a prioridade da Wi-Fi que o Windows 10 se conecta automaticamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como mudar a prioridade da Wi-Fi que o Windows 10 se conecta automaticamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Abra o Prompt de Comando com privilégios de administrador para poder executar a maioria dos comandos desse tutorial.

Para isso, pressione as teclas Windows + X. No menu que será exibido, clique em “Prompt de comando (Admin)”;

Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do Prompt, execute o comando “netsh wlan show profiles” (sem as aspas) para ver uma lista de suas redes Wi-Fi salvas, ordenadas por prioridade de conexão. Anote o nome da interface e da rede sem fio que você quer priorizar.

Por exemplo, o nome da interface aqui é “Wi-Fi” e a rede que será priorizada é a “britonet”;

Visualizando as redes Wi-Fi salvas no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as redes Wi-Fi salvas no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para mudar a prioridade da Wi-Fi que o Windows 10 se conecta automaticamente, use o comando “netsh wlan set profileorder name=”nome da rede Wi-Fi” interface=”nome da interface” priority=#” e tecle enter.

Substitua =”nome da rede Wi-Fi” pelo nome da rede Wi-Fi (no exemplo, “britonet”), “nome da interface” pelo nome da interface Wi-Fi (“Wi-Fi”) e “#” com o número de prioridade que você deseja colocar a rede Wi-Fi (no exemplo, 1);

Mudando a prioridade da Wi-Fi que o Windows 10 se conecta automaticamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando a prioridade da Wi-Fi que o Windows 10 se conecta automaticamente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Execute o comando “netsh wlan show profiles” (sem as aspas) novamente e você verá que a rede agora está em primeiro lugar na ordem de prioridade.

Visualizando a nova ordem de prioridade das redes Wi-Fi salvas no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a nova ordem de prioridade das redes Wi-Fi salvas no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora, sempre que precisar, você pode escolher quais redes quer que o Windows priorize e ter mais controle sobre esse aspecto do sistema.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Cesar
    2016-12-22T09:20:14

    legal a dica, valeu!