Notebook

02/12/2016 06h00 - Atualizado em 02/12/2016 06h00

Tecla Shift emperrada no Mac? Saiba resolver

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma simples tecla emperrada no teclado do MacBook pode causar um problema grande para o usuário. Se o Shift do seu computador estiver travado, a inicialização segura pode ser forçada tempo todo, prejudicando os gráficos. Além disso, mesmo que você consiga fazer o boot normal, vários recursos do macOS ficam prejudicados, da Pré-Visualização à capitulação de letras no Pages.

MacBook com tela piscando? Descubra a causa do problema e saiba resolver

Mas, há uma maneira simples de contornar o problema, caso você prefira não levar o MacBook para uma assistência especializada da Apple. Confira a dica e saiba como impedir que uma tecla Shift travada o impeça de usar o Mac.


MacBook Air é muito mais barato do que o Pro (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: MacBook Air é muito mais barato do que o Pro (Foto: Divulgação/Apple))Veja como resolver o problema da tecla Shift do Mac emperrada (Foto: Divulgação/Apple)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Ao ligar o Mac, mantenha a tecla Option pressionada para pular a inicialização segura;

Drible o Modo Seguro segurando a tecla Option (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Drible o Modo Seguro segurando a tecla Option (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Use um teclado externo via USB para fazer login na sua conta;

Faça login usando um teclado externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça login usando um teclado externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse o menu Segurança e Privacidade nas preferências do sistema e libere a instalação de aplicativos baixados de qualquer lugar;

Permita a instalação do Karabiner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita a instalação do Karabiner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Baixe e instale o app Karabiner;

Instale o Karabiner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale o Karabiner (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra o Karabiner e digite “Shift” no campo de buscas;

Busque pela tecla shift (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque pela tecla shift (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Procure pela tecla Shift esquerda (Change Shift_L_Key) ou direita (Change Shift_R_Key), dependendo de qual estiver com defeito no seu MacBook. Em seguida, marque todas as opções referentes à tecla defeituosa;

Desative todas as funções da tecla Shift defeituosa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desative todas as funções da tecla Shift defeituosa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. É preciso ter certeza de que o Karabiner irá iniciar automaticamente ao ligar o computador. Para isso, vá até o a opção Usuários e Grupos das preferências do Mac e cheque em “Itens de início”;

Inicie o Karabiner com o sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o Karabiner com o sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Por fim, volte à opção Segurança e Privacidade e restrinja a instalação de apps somente aos da App Store.

Restrinja de novo a instalação de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Restrinja de novo a instalação de apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Karabiner irá bloquear automaticamente a tecla Shift e o permitirá fazer login no computador e usá-lo normalmente. Para garantir que não haverá problemas, recomenda-se trocar sua senha por uma só com caracteres maiúsculos. Assim, mesmo se o programa não entrar de primeira, você poderá fazer login e inicia-lo antes de começar a digitar textos.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Miranda
    2018-06-24T13:36:03

    Só funciona para IOS X 10.9 em diante