Sistemas Operacionais

05/12/2016 15h38 - Atualizado em 05/12/2016 15h38

Vírus para Android já infectou mais de 1 milhão de celulares; saiba evitar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Mais de um milhão de contas do Google foram invadidas por hackers, por causa de um problema no sistema Android. Segundo a empresa de segurança digital Checkpoint, dispositivos com as versões Android 4.2, Android 4.3, Android 4.4 KitKat e Android 5.0 Lollipop estão vulneráveis à ameaça Gooligan, responsável por cerca de 13 mil novas infecções por dia. O problema é causado por um malware que se espalha por apps na plataforma.

O Gooligan infecta aparelhos por meio de aplicativos falsos, aparentemente inofensivos. Inicialmente encontrados na Google Play Store, esses apps já foram removidos pelo Google, mas continuam disponíveis na web. Uma vez instalados, eles são responsáveis por abrir caminho para vazamento de dados dos usuários.

Melhores antivírus para celulares Android

Apps comprados na Google Play poderão ser compartilhados por até seis pessoas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) (Foto: Apps comprados na Google Play poderão ser compartilhados por até seis pessoas (Foto: Marlon Câmara/TechTudo))O malware Gooligan infecta celulares com sistema Android por meio de aplicativos falsos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)


O vírus consegue roubar dados da conta Google e ter acesso irrestrito ao Google Play, Gmail, Google Fotos, Google Docs, G Suite, Google Drive e outros serviços embarcados no Android. Além disso, os apps maliciosos servem para gerar receita para os hackers.

Os dispositivos infectados aumentam a reputação de apps na Play Store com avaliações de cinco estrelas, e clicam forçadamente em banners de anúncios. Portanto, as vítimas perdem seus dados e ainda contribuem para que os criminosos obtenham lucro diretamente do Google.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como identificar e se proteger

Para saber se o seu smartphone já está infectado, é importante saber se há consumo excessivo de bateria sem motivo aparente. Além de gastar mais energia que o normal, o malware Gooligan pode prejudicar o desempenho do dispositivo com muitos cliques em propaganda na web.

Para evitar infecção, não instale aplicativos disponibilizados fora da Google Play Store. Como a gigante das buscas já removeu os apps maliciosos da loja oficial, o perigo reside somente em sites independentes. Mas, se você acha que já está comprometido, siga o passo a passo para se livrar do problema.

Passo 1. Acesse as configurações do seu Android e acesse o menu “Fazer backup e redefinir”. Dependendo do aparelho, o nome da seção pode ser também “Cópia de segurança e restauração”. Em seguida, procure a opção “Restaurar o padrão de fábrica”.

Acesse as configurações de restauração do seu Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de restauração do seu Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Zere o dispositivo e apague os dados da memória para se livrar do malware. O smartphone será reinicializado e você deverá configurá-lo como novo.

Apague os dados do aparelho e resete (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apague os dados do aparelho e resete (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 3. Por fim, altere sua senha do Google para impedir que hackers tomem controle do seu Android novamente.

Altere sua senha do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Altere sua senha do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como excluir o histórico de pesquisa do Google Play no celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilberto Filho
    2016-12-08T09:07:42

    iPhone é TOP, mas quem pode pode...Quem não pode, de Android.

  • Leandro Batista
    2016-12-13T10:21:05

    Olha, eu ja tive os dois. Era usuario do iPhone desde a primeira versão até o 4s. E entao resolvi migrar para o Android, onde tive dois galaxys da samsung e dois celulares da LG. Cansei. Nenhum deles durou um ano sequer. Resolvi voltar pro iPhone.

  • José Rodrigues
    2016-12-12T12:03:57

    Resumindo... Android já infectou mais de 1 milhão de t.r.o.u.x.a.s.

  • Carlim
    2016-12-12T11:45:28

    recebi meu dessimo tercero hoje, vou pras casas bahia faser o crediario e comprar meu iphoune 7

  • Kyokusanagi
    2016-12-11T19:19:03

    Android, Iphone, WP.... todos tem vulnerabilidades... Em vez de ficar guerreando quem é o melhor/pior, cada usuário deveria era estar preocupado em ter seus dispositivos seguros, seja qual marca/plataforma tenha escolhido. Depois que comecei a pensar assim em 2008, nunca mais tive problemas com vírus, trojans, hackers e outros. Uso Windows no PC (muitos anos apenas com Defender) e Android no Smart (sem nenhum antivírus ou proteção). Meu segredo? Sei onde posso e não posso entrar. Sei o que posso e não posso instalar. E claro, muita informação e pesquisa.

  • Marco Silva
    2016-12-09T06:56:51  

    Bando de trouxa, compram iPhone por status não tem dinheiro para pagar um plano básico de Internet só vivem pedindo senha de WiFi e quando quebra não tem dinheiro para arrumar na Apple aí recorre as peças da China bem baratinho.

    recentes

    populares

    • Marco Silva
      2016-12-09T06:56:51  

      Trouxas, a grande maioria paga 4mil no símbolo da maçã para tirar foto e mandar mensagens.

  • Loubot
    2016-12-06T11:05:50  

    Alguém lembra dos 300 aplicativos infectados da App Store e dos milhares de iPhones afetados por um malware em 2015?

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-12-06T11:05:50  

      2015, certo. android só em 2016 teve mais que o dobro de aparelhos infectados várias vezes, por virus e malware. Lembra do app de lanterna? então,.. p iOS não teve dessa. Não é o mais seguro, mas em comparação com o android q é rodado em java, nossa, é super seguro.

  • Willian Ketlin
    2016-12-09T14:58:15  

    Enquanto isso, numero de dispositivos com Windows Phone/mobile infectados: 0

    recentes

    populares

    • Willian Ketlin
      2016-12-09T14:58:15  

      Claro que não, ninguém usa isso...

    recentes

    populares

    • Willian Ketlin
      2016-12-09T14:58:15  

      Realmente , o WP é bem mais seguro, mas entra tmb na questão de pouquíssimos usuarios (0,4% do mercado apenas) . Os hackers não vão perder tempo em desenvolver malware para WP, pois não vai ter lucro com um mercado tão irrisório .

  • José Rodrigues
    2016-12-06T00:56:48  

    O sistema Android tem já tem 1 milhão de vírus e malwares, o sistema iOS (do iPhone) está constantemente protegido. Não existe nenhum vírus ou malware capaz de infecta-lo no momento.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-12-06T00:56:48  

      Você está infectado e nem sabe...

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-12-06T00:56:48  

      ALGUNS DOS MALWARE DE IOS NOS ULTIMOS ANOS: iKee , AdThief/Spad, Unflod, AppBuyer, WireLurker, Masque Attack, Xsser mRAT, Lock Saver Free, KeyRaider, XcodeGhost, YiSpecter, Muda , Youmi Ad SDK, XAgent, Pegasus. NÃO EXISTE MALWARE? KKK. QUE CARA SEM NOÇÃO!!!

  • Rosiel
    2016-12-07T14:46:46

    Pra quem acha que isso só acontece no android e não no ios tem que se informar mais. A Palo Alto Networks identificou por exemplo no ano passado um vírus no iphone chamado de WireLurker, que contaminou milhões de aparelhos. Basta fazer uma pesquisa rapida na internet pra ver que existe dezenas de casos de falha de segurança no iphone.

  • Marc Olivei
    2016-12-06T07:46:23  

    Isso não acontece com o iPhone, iPad... pois os IOS limita Apps "maldosos". Samsung, Motorola, LG.... sofrem com essa abertura de desenvolvimento do Android, que permite liberdade demais para os desenvolvedores. E digo mais: as maldades vão piorar, pois mais pessoas utilizam o Android e os canalhas aprimorarão os Apps maliciosos.

    recentes

    populares

    • Marc Olivei
      2016-12-06T07:46:23  

      só em 2015, o android é todo mês cara, acorda.

    recentes

    populares

    • Marc Olivei
      2016-12-06T07:46:23  

      Ultimamente a Apple vem sendo mais atacada em seus aparelhos (iphone e Mac) do que aparelhos Android. Tvz os hackers virão que podem lucrar mais colhendo dados do iOS ante o Android.

  • Rander Pereira
    2016-12-06T06:10:38  

    Uso IOS e não gosto do Android, mas também, aquela coisa de ter o sistema mais aberto dá nisso, e as pessoas acham que são mais "cool" instalando apps fora das lojas oficiais, nessas lojas oficiais já temos que nos precaver, é pular na piscina cheia de água e querer sair seco, daí a culpa é toda do sistema, o que na verdade não é bem assim.

    recentes

    populares

    • Rander Pereira
      2016-12-06T06:10:38  

      Exato. Android por padrão vem bloqueado para esse tipo de instalação, mas se o usuário quiser, basta alterar uma configuração para permitir. Pessoas que desbloqueiam o Iphone para poder instalar apps pagos sem pagar são tão vulneráveis quanto quem faz isso com Android.

  • Sylvio Neto
    2016-12-05T21:52:04  

    AINDA BEM QUE EU USO IPHONE

    recentes

    populares

    • Sylvio Neto
      2016-12-05T21:52:04  

      Claro, o WP até já está saindo de linha, os hacker estão pouco interessados em coisas obsoletas.

    recentes

    populares

    • Sylvio Neto
      2016-12-05T21:52:04  

      wp já é o virus

  • Ted
    2016-12-05T19:32:38  

    E tem gente que ainda prefere android... vai entender....

    recentes

    populares

    • Ted
      2016-12-05T19:32:38  

      Vocês ainda dão respostas a essas pessoas que não tem nem coragem e nem caráter para se identificar ao comentar, fã boys bitolados.

    recentes

    populares

    • Ted
      2016-12-05T19:32:38  

      Por mais de 3k você inibe o hacker...basta adquirir o aifone ....sqn

  • Eduardo Siemann
    2016-12-06T10:18:31

    Qual a fonte q os arquivos infectados estavam no Google Play? Pois todos os sites que vi relatavam que a instalação partia fora do Google Play, e esse programa roubava o seu token do Google para baixavar apps e classificar no Google Play.

  • Fábio Claro
    2016-12-06T07:27:37  

    Quem tem Iphone, é Maria vai com as outras.

    recentes

    populares

    • Fábio Claro
      2016-12-06T07:27:37  

      acho que o correto seria: quem tem android é maria vai com as outras. até pq android é mais usado que iOs. concorda????!

  • Christopher Birrer
    2016-12-06T13:12:33

    Só comprar um Startac da motorlora .. não pega virus nunca