Internet

12/01/2017 09h00 - Atualizado em 12/01/2017 09h00

Como avançar ou retroceder um vídeo em 10 segundos no YouTube para Android

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O aplicativo do YouTube para celulares com Android permite avançar e retroceder 10 segundos de forma simples. Se você perdeu algum detalhe de um vídeo ou quer pular uma parte chata, basta dar um toque duplo nas laterais do player.

A novidade está habilitada para alguns usuários a partir da versão 11.47.57 do aplicativo, porém é possível usar um “truque” para ativar a função por meio dos recursos de acessibilidade do sistema. Veja, neste tutorial do TechTudo, o passo a passo de como fazer essa configuração no seu smartphone.

Como mudar o nome de seu canal do YouTube pelo celular

Na versão 11.47.57  do YouTube

Passo 1. Verifique se há atualizações para o app na Play Store, ou se este já está na versão 11.47.57 ou superior. Para fazer isso, basta seguir o caminho “Menu > Configurações > Sobre”.

YouTube está liberando função de adiantar e retroceder vídeos em 10 segundos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube está liberando função de adiantar e retroceder vídeos em 10 segundos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 2. Ao abrir um vídeo do YouTube, basta observar as áreas ao lado do botão de pular (à direita) e voltar (à esquerda). Para avançar ou retroceder os dez segundos basta dar um toque duplo no espaço vazio entre as teclas e a extremidade da tela. Feito isso, um novo botão aparecerá indicando a mudança na reprodução do vídeo.

Configurando os recursos de acessibilidade

Caso o processo descrito anteriormente não funcione, é possível ativar novos botões no aplicativo do YouTube através da opção de “acesso com interruptor”. Tenha em mente, contudo, que essa configuração pode impactar o funcionamento de outros apps, embora não tenhamos observado isso em nosso testes. Caso se arrependa, é possível desativá-la facilmente repetindo o passo a passo a seguir.

Passo 1. Abra as configurações do Android e procure por “Acessibilidade”. A opção pode aparecer em um submenu, dependendo da fabricante.

YouTube pode ganhar novos botões através de recursos de acessibilidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube pode ganhar novos botões através de recursos de acessibilidade (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Clique na opção “Acesso com interruptor”.

Passo 3. Toque na chave para ativar o recurso.

Confirme a ativação do acesso com interruptor para ganhar novos botões no YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Confirme a ativação do acesso com interruptor para ganhar novos botões no YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Na janela de confirmação, toque em OK.

Passo 5. Na tela seguinte, toque em “Sair”.

Toque em Sair para terminar a configuração do acesso com interruptor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque em Sair para terminar a configuração do acesso com interruptor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Abra um vídeo no aplicativo do YouTube e veja se novos botões estão sendo exibidos no player.

YouTube ganha botões para avançar ou retroceder 10 segundos do vídeo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube ganha botões para avançar ou retroceder 10 segundos do vídeo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Se quiser avançar os dez segundos, toque no botão à direita da tecla de pausar. Já se quiser voltar, basta apertar o da esquerda.

Passo 8. Para esconder os botões do player, toque sobre o X na parte inferior da tela.

Toque no X para fechar controles de reprodução no vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no X para fechar controles de reprodução no vídeo do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como ter um botão para avançar e retroceder facilmente seus vídeos no YouTube.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares