Edição e criação

31/01/2017 10h00 - Atualizado em 31/01/2017 10h00

Como criar máscaras em vídeos no After Effects

Gabriel Galli
por
Para o TechTudo

A criação de máscaras é um dos recursos mais interessantes do After Effects, programa que faz parte da suíte Adobe. A função permite que partes do vídeo ou elementos da tela (como textos, por exemplo) sejam ocultados, sendo a base para efeitos mais complexos dentro do software. Nesse tutorial, para exemplificar os conceitos básicos de máscara para vídeos, será criada a impressão de que o texto “TechTudo” passa por trás das montanhas no timelapse.

Como deixar um vídeo em preto e branco no After Effects

Adobe After Effects (Foto: Reprodução/After Effects)Aprenda a criar máscaras em vídeos no programa de edição da Adobe (Foto: Reprodução/After Effects)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para gerar esse efeito foi necessário criar uma máscara que tornasse possível ocultar o céu, deixando apenas a montanha visível em uma camada. Com isso, pode-se copiar o vídeo original para uma camada anterior e colocar o texto no meio. Veja como fazer.

Com esse tutorial você aprendeu os princípios básicos de como usar máscaras no After Effects! (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Com esse tutorial você aprenderá os princípios básicos de como usar máscaras no After Effects (Foto: Reprodução/ Gabriel Galli)


Passo 1. Crie um novo projeto no After Effects clicando em “Novo” e, depois, em “Novo projeto”.

Você também pode usar o atalho ctrl+Alt+N no Windows. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Você também pode usar o atalho "ctrl+Alt+N" no Windows. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 2. Importe um arquivo de vídeo que será usado como base. Nesse caso, usamos um timelapse (pixabay.com) de céu estrelado e uma montanha. Para isso, clique em “Importar” e “Arquivo”.

O atalho do teclado para essa ação é ctrl+I. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)O atalho do teclado para essa ação é "ctrl+I". (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 3. Com o conteúdo importado, adicione o texto clicando na ferramenta “texto” na barra superior.

Use o atalho ctrl+T para facilitar. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Use o atalho "ctrl+T" para facilitar. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 4. Agora vamos criar a máscara, que é basicamente uma forma/objeto que vai sinalizar um espaço que, no nosso caso, será ignorado. Você pode usar a ferramenta retângulo e todas as suas variações, mas nesse caso vamos preferir a ferramenta “Caneta” para desenhar com vetores. Clique na ferramenta e faça o desenho. Para facilitar o processo, é possível dar zoom com a ferramenta “lupa” ou com o scroll do mouse no Windows.

O tracejado não precisa ser perfeito, já que os detalhes são pouco perceptivos no zoom normal. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)O tracejado não precisa ser perfeito, já que os detalhes são pouco perceptivos no zoom normal. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 5. Quando terminar de fazer o desenho, lembre de fechar a forma conectando o primeiro e o último nó. Pronto, a máscara está criada.

A máscara deve selecionar o espaço inteiro do céu para que ele possa ser ocultado. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)A máscara deve selecionar o espaço inteiro do céu para que ele possa ser ocultado. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 6. Aplique a difusão de máscara para que a diferença entre a máscara e a imagem não seja tão evidente. Usamos 20 px nesse caso. Marque o item “subtrair” para que a imagem seja ocultada.

Existem outras possibilidades, como interseção, adicionar, clarear, escurecer, nenhum e diferença, que devem ser usadas de acordo com o seu objetivo.

A difusão ajudará a deixar a máscara menos perceptível quando em contraste com o texto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)A difusão ajudará a deixar a máscara menos perceptível quando em contraste com o texto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 7. Adicione novamente o clipe na composição, deixando aquele que tem a máscara como primeiro da fila, o texto no meio e, na última camada, a imagem completa. Assim como no Photoshop, a “leitura” começará sempre de cima. Como o nosso primeiro elemento tem apenas uma montanha, já que o céu foi ocultado com a máscara, ele usará o céu da última camada.

Para adicionar um arquivo novamente é só arrastá-lo de um campo para outro. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Para adicionar um arquivo novamente é só arrastá-lo de um campo para outro. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 8. Anime o texto fazendo ele surgir de fora do quadro. Posicione ele fora do frame e depois abra o elemento de texto clicando na seta para baixo, ao lado do título.

O texto irá passar por trás da montanha com esse efeito. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)O texto irá passar "por trás" da montanha com esse efeito. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 9. Abra a opção “transformar” e marque a posição inicial, clicando no relógio.

Clicar no relógio fara com que apareça um ponto na timeline marcando a posição inicial do objeto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)Clicar no "relógio" fara com que apareça um ponto na timeline marcando a posição inicial do objeto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)

Passo 10. Mude a posição do texto e marque, novamente, a posição final clicando no relógio. Isso gera dois pontos na timeline, mostrando o tempo que a ação irá durar.

O tempo que esse movimento levará para acontecer é a quantidade de segundos entre um e o outro ponto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)O tempo que esse movimento levará para acontecer é a quantidade de segundos entre um e o outro ponto. (Foto: Reprodução / Gabriel Galli)


Qual o melhor processador para edição de imagens e vídeos? Confira no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares