Internet

31/01/2017 11h00 - Atualizado em 31/01/2017 11h00

Como criar um blog grátis pelo celular

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O app Weebly permite criar um blog grátis pelo celular. O aplicativo oferece ferramentas de personalização e é uma alternativa ao Blogger do Google ou ao WordPress, já que esses programas só deixam editar e criar postagens, sem gerar o site do zero. Disponível para download em celular Android ou iPhones (iOS), o Weebly oferece diversos temas, domínio gratuito e interface em português.

Com recursos grátis e simples de usar, você não precisa do PC para nenhuma etapa de criação da sua página pessoal ou profissional. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como criar um blog pelo smartphone.

Como criar sites grátis online com Wix, Webnode e outras plataformas 

Como criar um blog grátis pelo celular usando o Weebly (Foto: Bárbara Mannara/TechTudo)Como criar um blog grátis pelo celular usando o Weebly (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como criar uma conta

Passo 1. Após baixar e instalar o Weebly no seu celular, clique em “Registrar”. O processo é bem rápido e só precisa do nome, e-mail e criação de uma senha. Confirme em “Registrar”. Também é possível usar o login do Google ou Facebook.

Faça o cadastro no Weebly para criar seu blog grátis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça o cadastro no Weebly para criar seu blog grátis (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Arraste para as laterais as categorias de sites até encontrar o item de “Blogue”, clicando depois em “Visualizar os temas”. Escolha um dos modelos para começar a criar seu blog e confirme em “Selecionar”.

Escolha o visual para a criação do blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o visual para a criação do blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalizando o seu blog

Passo 1. Você pode começar a personalizar o blog no botão de “Editar Site”. Em primeiro lugar, vamos modificar o visual em “Tema”. Em “Alterar tema”, você encontra uma lista com outros modelos para montar seu blog, caso não tenha gostado muito do primeiro escolhido por você. Basta clicar em um deles e confirmar em “Selecionar”.

Comece a personalização do seu blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Comece a personalização do seu blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Ainda em “Tema”, o usuário pode alterar os tipos de letra, personalizando a fonte dos títulos, botões e menus. Você também pode escolher o formato em negrito, normal ou itálico, além do tamanho da letra. As mudanças são salvas automaticamente na edição.

Personalize os tipos de letras dos títulos, textos e botões (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize os tipos de letras dos títulos, textos e botões no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. É possível mudar o fundo do blog para uma foto pessoal, que esteja no celular. Para isso, ainda em “Tema”, selecione “Alterar fundo”. Depois, encontre a imagem no smartphone e confirme em “Seguinte”. Você pode escolher aplicar em todas as páginas ou apenas na principal. Por fim, toque em “Concluído”.

Altere a imagem de fundo por uma foto do seu celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a imagem de fundo por uma foto do seu celular no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para alterar o título do blog, basta dar um toque na caixa de texto no topo do app e clicar em “Editar”. As alterações são salvas automaticamente.

Personalize o título do seu blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize o título do seu blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicionando recursos extras

Passo 1. Agora que o visual do seu blog está montado é possível adicionar recursos extras. É possível encontrar as ferramentas no menu “Criar”, no topo do app. Toque em “Elementos” para adicionar textos, títulos, imagens, galerias, mapas, botões, vídeos e áudios. Para aplicar, basta arrastar o recurso para dentro do blog. Depois, vá em “Editar” para personalizar.

Adicione novos textos e imagens no visual do blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione novos textos e imagens no visual do blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Veja um segundo exemplo de elemento que você pode adicionar ao blog: um vídeo do “YouTube”. Ao arrastar para o blog, selecione “Editar” para personalizar. Depois, é possível adicionar a URL de um vídeo no YouTube, escolher espaçamento, posição e mais.

Você pode até adicionar vídeos no seu blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Você pode até adicionar vídeos no seu blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você também pode colocar mais páginas no blog, caso queira explicar mais sobre o autor, contatos e mais informações. Para isso, clique no menu “Páginas” e selecione “Adicionar Página”. Digite o título e personalize como preferir. Ao final, arraste a tela e clique no botão de “Adicionar Página”, em azul.

Aproveite para criar novas páginas no blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aproveite para criar novas páginas no blog no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Visualizar o resultado e publicar

Passo 1. Com o seu blog personalizado, a próxima etapa é ver o resultado final. Para isso, clique no botão de “Pré-visualização”. Note que é possível ver como o blog vai ficar ao ser acessado pelo celular (com as páginas no menu lateral) ou pelo computador. Se estiver tudo certo, confirme em “Publicar”.

Visualize o resultado e publique o blog na internet (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Visualize o resultado e publique o blog na internet no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Adicione o nome que você gostaria de dar para o seu blog. O Weebly vai indicar um domínio gratuito para colocar o blog no ar. Confirme em “Seguinte”. Ele será publicado com o nome indicado por você, caso esteja disponível. Finalize em “Concluído”.

Escolha um domínio gratuito para colocar seu blog no ar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Weebly: escolha um domínio gratuito para colocar seu blog no ar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicionando um conteúdo ao blog

Passo 1. Com o blog publicado, você pode criar postagens diretamente do celular por meio da tela principal do Weebly. Para isso, clique no menu do topo e selecione “Blogue”. Depois, clique no ícone de “+” vermelho.

Você pode adicionar posts no blog pelo celular no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Você pode adicionar posts no blog pelo celular no Weebly (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Você verá a tela de edição do post. Para começar, toque no título e selecione “Editar” para alterar. Depois, de forma semelhante à criação do blog, clique em “Criar” e vá adicionando os elementos como textos, imagens e vídeos. Personalize como preferir.

Altere o título e adicione elementos como textos e imagens no post (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Weebly: altere o título e adicione elementos como textos e imagens no post (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em “Opções” você consegue ter ferramentas mais avançadas para adicionar no post, como agendamento de publicação, categoria e controle de SEO. Ao final, confirme em “Publicar”. Será mostrada uma mensagem confirmando o post no blog, com o link para compartilhar nas redes sociais.

Publique o conteúdo no seu blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Weebly: publique o conteúdo no seu blog (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Visualize como vai ficar o seu blog no ar, acessando pelo PC ou pelo celular.

Veja seu blog na internet usando um computador ou celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Weebly: veja seu blog na internet usando um computador ou celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quantos sites posso construir no Weebly? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Pinheiro
    2017-06-23T22:49:38

    Bom exemplo