Notebook

31/01/2017 06h00 - Atualizado em 31/01/2017 06h00

Como parear o smartphone com o Chromebook e para que serve

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Chromebooks são computadores equipados com sistema operacional limitado em comparação com Windows e Mac OS X, mas não para conectividade. Além de ser ideal para quem está o tempo todo online, o Chrome OS também opera bem com conexões a curta distância, via Bluetooth. Ao parear um celular com o software do Google, é possível obter recursos extras para usar no dia a dia.

Ainda vale a pena investir em um Chromebook? Descubra

A principal vantagem é usar o smartphone para desbloquear o Chromebook sem senha. Chamada de Smart Lock, a função está presente em celulares Android rodando ao menos a versão 5.0 do sistema operacional, e em Beta no Chrome OS. Com o recurso, basta manter o telefone próximo do notebook para destravar sem precisar digitar nada na tela de login.

Samsung Chromebook 2  (Foto: Leonardo Ávila/Techtudo)Smartphone pode ser usado para desbloquear o Chromebook (Foto: Leonardo Ávila/Techtudo)

Aprenda a parear o smartphone com o Chromebook via Bluetooth.

Passo 1. Abra o menu de ajustes do Chromebook e clique na seta ao lado de “Bluetooth”;

Acesse as configurações de Bluetooth (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de Bluetooth (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ative o Bluetooth;

Ative o Bluetooth (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Bluetooth (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique em “Adicionar um dispositivo”;

Conecte a um novo dispositivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte a um novo dispositivo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Certifique-se de que seu celular está com o Bluetooth ativado e disponível para descoberta. O aparelho irá aparecer na tela. Clique para parear;

Selecione o seu aparelho na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o seu aparelho na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. No canto direito, clique em “Aceitar” para permitir o pareamento – você também deverá fazer o mesmo no smartphone;

Confirme o pareamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme o pareamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Uma nova janela pop-up irá dizer se a conexão foi bem-sucedida;

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Dispositivo pareia na hora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Dispositivo pareia na hora (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Caso possua um smartphone Android, role a página de configurações do Chromebook até encontrar a opção Smart Lock e clique no botão ao lado. No celular, siga o passo a passo para ativar o desbloqueio do computador via Bluetooth.

Use o Bluetooth para desbloquear o Chromebook sem senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use o Bluetooth para desbloquear o Chromebook sem senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vale lembrar que o pareamento Bluetooth do Chrome OS funciona com diversos aparelhos equipados com a tecnologia. A lista de dispositivos compatíveis inclui fones de ouvido e caixas de som sem fio, por exemplo.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares