Sistemas Operacionais

30/01/2017 10h00 - Atualizado em 30/01/2017 10h00

Como personalizar os atalhos do Android 7.0 Nougat

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 7.0 Nougat tem um recurso que permite personalizar os botões de acesso rápido do sistema – atalhos que ativam algumas funções do smartphone com agilidade. Com a opção de customização, é possível excluir itens desnecessários para limpar a interface, ou adicionar botões que você usa mais no dia a dia.

Aprenda, no tutorial a seguir, o passo a passo de como editar os atalhos no Android N sem modificações de fabricantes. Essa versão do software é encontrada em telefones da linha Nexus e também em celulares da Motorola/Lenovo, como os Moto G 4, Moto G 4 Plus, Moto Z e Moto Z Play.

iOS 10 ou Android N: descubra qual sistema é mais inovador

Passo 1. Na tela inicial do Android, deslize o dedo de cima para baixo para obter os atalhos mais importantes e, em seguida, toque na seta da ponta para expandir a cortina. Depois, vá em “Editar”.

Acesse o menu de edição dos atalhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu de edição dos atalhos no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Na parte de baixo da tela, você verá os atalhos que estão inativos no momento, com espaço para desativar outros itens se desejar. Para isso, basta tocar e segurar em um dos atalhos e movê-los para a parte inferior.

Remova botões para limpar a cortina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova botões para limpar a cortina do Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. É possível fazer o inverso, ocupando espaço livre entre os botões ativos com outras opções disponíveis. Para isso, basta tocar na opção desejada e arrastar para cima.

Adicione novos que estão inativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione novos que estão inativos no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Entre os botões ativos, também é simples trocar qualquer botão de posição. Para isso, use o mesmo mecanismo de segurar e soltar. Ao final da edição, toque na seta do canto superior esquerdo para retornar à sua cortina de atalhos.

Edite a posição dos botões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Edite a posição dos botões no Android 7.0 Nougat (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O recurso já existia no Android 6.0 Marshmallow, mas requeria um truque para ser habilitado. Dessa vez, qualquer usuário pode acessá-lo facilmente com um toque. O procedimento pode ser repetido quantas vezes o usuário desejar, sem prejuízo para o funcionamento do smartphone.

Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Scherer
    2017-10-04T10:30:19

    No meu Moto Z não aparece essa opção de editar, o que faço?

  • Cassiano Filho
    2017-02-10T22:03:30

    Grande coisa essa matéria....até meu neto de 12 anos ja sabe fazer isso.

  • Admir Rosa
    2017-01-31T07:57:47  

    Enquanto a caravana passa eu fico esperando a operadora Vivo liberar a atualização do 4G Plus. Não queria mas acho que a Customização é o caminho. Alguém sabe se dá pra baixar direto sem operadora e customizações?

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2017-01-31T07:57:47  

      Ademir, você pode baixar o arquivo. Zip, salvar na memória do aparelho e instalar. No Google tem vários tutoriais.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2017-01-31T07:57:47  

      O meu G4 Plus ja foi atualizado desde a semana passada.

  • Teiverson
    2017-01-31T10:29:12

    No meu saiu atualização na ultima sexta-feira, fiquem de olho pois as vezes não chega a notificação, pelo menos no meu eu fui ver sobre a atualização e lá tava o Nougat disponível, achei bacana pois a bateria ta durando mais.

  • Alan Vieira
    2017-01-31T10:27:31

    Mais do mesmo.

  • Rainier Silva
    2017-01-30T16:13:36  

    Techtudo deve achar usuário de android retardados que nem os usuários do IOs.

    recentes

    populares

    • Rainier Silva
      2017-01-30T16:13:36  

      Também olha a cara do virjão que escreveu essa matéria.

    recentes

    populares

    • Rainier Silva
      2017-01-30T16:13:36  

      É vero, nem tinha visto esse detalhe! kkkkkkkk

  • Daniel
    2017-01-31T09:06:48  

    Engraçado... Meu Asus Zenfone 2 Deluxe Edition já faz isso. Realmente, isso é uma "grande novidade" óh... nossa...

    recentes

    populares

    • Daniel
      2017-01-31T09:06:48  

      Sera que essa criatura quis dizer: interessante! No lugar de engraçado! Não consigo ber graça nisso!

  • Mario Tabai
    2017-01-30T12:05:27  

    Recebi na última quinta feira 26/01 a atualização do Android 7.0 Nougat no meu Moto G 4, muito bom.

    recentes

    populares

    • Mario Tabai
      2017-01-30T12:05:27  

      Quem te perguntou?

    recentes

    populares

    • Mario Tabai
      2017-01-30T12:05:27  

      Essa atualização deve ter mudado a vida do cara.

  • Marcelo Miranda
    2017-01-30T21:14:36  

    Ainda prefiro o meu Nokia 1100. É velho mas tá pago.

    recentes

    populares

    • Marcelo Miranda
      2017-01-30T21:14:36  

      Marcelo Miranda, tenho vendendo aqui um Nokia 3310 quer?

    recentes

    populares

    • Marcelo Miranda
      2017-01-30T21:14:36  

      kkk, é claro que o Sr. Marcelo está brincando, Misael. O bom do Nokia 1100 é que a bateria dura 3 meses.

  • Luiz May
    2017-01-30T21:02:58  

    O meu moto z play, não possui essa seta superior direita, então não chego na palavra edição

    recentes

    populares

    • Luiz May
      2017-01-30T21:02:58  

      Luiz vc já atualizou o seu aparelho para a mais nova versão do Android

  • Guido Corsini
    2017-01-30T20:34:36

    Ué... meu Galaxy S5 já fazia isso em 2014...

  • Thiago Mota
    2017-01-30T20:16:26

    Quem escreve essas matérias só pode ser usuário de IOS. Kkkk... Peguem um Android 4.0 pra verem o que tem antes de escreverem novidades de 4 anos atrás.

  • Felipe Pratti
    2017-01-30T15:30:26

    Galera o site GROUPFJ está com todos os seus produtos com 50% OFF Kaspersky Total Security 2017 para 3 dispositivos por 1 ano com 50% OFF a linha completa do melhor e mais completo antívirus do mundo compre e parcele sua compra em até 18x no cartão o site também aceita pagamento com boleto e outras opções com o pagseguro. Site 100% seguro e blindado, aproveitem !! >> site >> groupfj com

  • Eduardo Amorim
    2017-01-30T16:11:28

    Tenho um Sony Z1 e isso já era possível. Vcs só podem estar brincando com os leitores... No Brasil tbm tem leitor que concluiu o ensino médio e a faculdade viu...

  • José Ateu
    2017-01-30T15:59:18

    Parece ser muito bom, pena que é android.

  • Adriano Rodrigues
    2017-01-30T15:41:58

    Que matéria sensacional! Meus parabéns aos editores. Kkkkkkk.

  • Gustavo Carmo
    2017-01-30T15:35:55

    isso tem desde o android 2.3.1 ;-)

  • Gabriel Salvi
    2017-01-30T10:14:51  

    CARAMBA, muito bom mesmo, UAAAAAAAL, que matéria, palmas!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Gabriel Salvi
      2017-01-30T10:14:51  

      E ISSO SO VEIO NO 7.0? KKKKKKKKKKKK

  • Gerry
    2017-01-30T14:20:01

    esse recurso já existia no Android anterior ao Nougat.