12/01/2017 07h00 - Atualizado em 12/01/2017 07h00

Novo ataque hacker trava MacOS desatualizado; saiba se proteger

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Especialistas do Malwarebytes descobriram um novo ataque hacker que atinge usuários de macOS com sistema operacional desatualizado. Computadores da Apple sem o update do software atual estão expostos a uma ameaça capaz de travar a máquina completamente ao clicar em um link. O ataque, do tipo DoS, ocorre ao forçar a abertura de múltiplas janelas de novo e-mail. O macOS não consegue lidar com tantas requisições e acaba congelando. A única alternativa é religar o computador, que volta a apresentar o erro.

Gerenciador de e-mails: cinco programas grátis para Mac OS e Windows

Hack abre infinitas telas de e-mail e trava Mac (Foto: Divulgação/Malwarebytes)Hack abre infinitas telas de e-mail e trava Mac (Foto: Divulgação/Malwarebytes)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

A vulnerabilidade está nos apps Mail e Safari. Hackers são capazes de inserir um código que toma o controle dos processos dos dois aplicativos. Assim, é possível dar início à sequência de janelas de composição de e-mail à distância, como meio de inutilizar o computador da vítima.

O link malicioso que abre caminho para o malware chega no corpo de e-mails de remetentes desconhecidos, ou por meio de sites infectados na web. No entanto, ainda não há relatos de exploração criminosa (roubo de dados ou chantagem) por meio do novo hack.

Como configurar backup entre HDs externos no Mac? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como evitar ser infectado pelo malware?

Existem formas de se proteger e evitar ser infectado pelo malware. Veja três dicas que podem aumentar sua segurança.

1. Atualize o macOS

Atualize para o macOS Sierra (Foto: Divulgação/Apple)Atualize para o macOS Sierra (Foto: Divulgação/Apple)

A única versão do macOS não afetada pelo problema é a macOS Sierra 10.12.2. É importante, portanto, atualizar o quanto antes o MacOS para evitar ser infectado pelo novo malware e abrir caminho para inutilizar seu Macbook com o simples clique em um link de e-mail.

2. Baixe o Malwarebytes ou outro antivírus

Malwarebytes bloqueia links perigosos (Foto: Divulgação/Malwarebytes)Malwarebytes bloqueia links perigosos (Foto: Divulgação/Malwarebytes)

Segundo a fabricante, o Malwarebytes foi o único até o momento a identificar a ameaça — mas você pode testar outros antivírus para MacOS. Instale o software de proteção e faça varreduras periódicas, além de manter o monitoramento em tempo real, para evitar contato com o código malicioso.

3. Crie uma regra no Mail

Crie uma regra no Mail para escapar do golpe (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Crie uma regra no Mail para escapar do golpe (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Também é importante criar uma regra no Mail para excluir automaticamente mensagens recebidas dos endereços usados no hack, principalmente se o seu Mac for antigo e não for possível atualizá-lo. Até o momento, o Malwarebytes identificou os seguintes e-mails que devem ser evitados a todo custo: dean.jones9875@gmail.com e amannn.2917@gmail.com.

Com algumas ferramentas do iCloud, é possível criar filtros capazes de fazer com que novos e-mails sejam direcionados automaticamente para pastas criadas pelo usuário, tendo o cuidado de selecionar a destinação dos e-mails filtrados, nesse caso, para a lixeira.

Via Malwarebytes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andre Santos
    2017-01-16T10:40:31

    O mundo vai acabar...... o OS da Apple é vulnerável ???? Sério ? Trava o computador ???? Invasão ???