TV

14/01/2017 06h00 - Atualizado em 14/01/2017 06h00

Smart TV só roda streaming 4K via cabo e não no Wi-Fi; veja como resolver

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Quem comprou uma SmartTV 4K quer aproveitar da máxima resolução de imagem para assistir seus filmes e séries. No entanto é possível que o streaming do Netflix, ou outro serviço em UHD (Ultra HD), não rode enquanto a TV estiver conectada no Wi-Fi (sem fio), funcionando apenas pelo cabo de rede.

Onde e como assistir vídeos em 4K na Internet; veja lista de streaming

Esse problema pode ter várias origens, como diversos dispositivos conectados no mesmo Wi-Fi ou até falta de potência por parte do roteador de casa. Com o cabo de rede, a banda de internet é direcionada com maior velocidade para a TV, mas isso demanda puxar um cabo pela casa, o que pode ser incômodo no dia a dia. Veja algumas dicas de como resolver isso de forma simples.

Veja dicas para alcançar streaming em 4K via Wi-F (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Veja dicas para alcançar streaming em 4K via Wi-F (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

1) Muitos dispositivos ligados no mesmo Wi-Fi ou canal

A conexão Wi-Fi tem a vantagem de funcionar sem precisar de fios plugados em cada dispositivo. Mas com isso, os usuários acabam esquecendo de que essa banda de Internet é “dividida” entre os aparelhos ligados na mesma rede. Então, mesmo que seu plano de internet contratado seja bom, é possível que muitos celulares e computadores conectados no mesmo Wi-Fi prejudique na hora de alcançar velocidade suficiente para rodar as mídias com qualidade 4K no streaming da TV.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Muitos dispositivos ligados no mesmo Wi-Fi pode causar lentidões (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Muitos dispositivos ligados no mesmo Wi-Fi pode causar lentidões (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Você pode tentar solucionar isso reduzindo esses ruídos de rede, desconectando alguns aparelhos que não estiver usando no momento. Além disso, outra dica é evitar interferências de rede sem fio, alterando o canal do roteador Wi-Fi. Assim você não enfrenta lentidões e ainda pode melhorar a velocidade total transmitida para os dispositivos, inclusive para a SmartTV. Veja como alterar a frequência neste tutorial.

2) Sinal fraco ou distante da TV

A distância do roteador Wi-Fi da SmartTV também pode influenciar na velocidade de internet, já que quanto mais longe; mais fraco fica o sinal de rede. Para evitar puxar cabos de internet pela casa, uma solução prática é usar um repetidor de sinal Wi-Fi e no mercado brasileiro você consegue encontrar boas opções à venda. O aparelho pode ser plugado mais perto da sua SmartTV para reforçar a velocidade de Internet naquele espaço e assim conseguir rodar o streaming em Ultra HD.

Investir em um repetidor pode reforçar velocidade de internet perto da SmartTV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Investir em um repetidor pode reforçar velocidade de internet perto da SmartTV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Caso você não esteja querendo gastar dinheiro extra, pode também dar uma olhada nessas dicas de como posicionar o roteador Wi-Fi em casa para melhorar o sinal. Assim você consegue uma conexão mais eficiente, com menos interferências. O ideal é manter o aparelho em uma área central e em local mais altos para uma melhor cobertura de sinal.

3) Conexão de internet fraca

Para rodar filmes em streaming 4K, o ideal é ter um plano de internet com velocidade a partir de 25 Megabits por segundo. Essa é a faixa indicada pelo popular Netflix para funcionar com seu catálogo de filmes em Ultra HD (UHD) na SmartTV. Vale lembrar que para alcançar essa qualidade superior de imagem é fundamental ter velocidade de internet suficiente para rodar essa mídia em tempo real, que é mais pesada do que um arquivo em Full HD (1080p) ou HD (720p).

Internet lenta pode prejudicar execução de filmes em 4K (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Internet lenta pode prejudicar execução de filmes em 4K (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Para fazer essa mudança é necessário entrar em contato com seu serviço de banda larga. Não adianta ter um pacote básico de internet para dar conta de vários dispositivos e ainda rodar filmes em Ultra HD na TV. Dessa forma você provavelmente enfrentará lentidões e travamentos ao executar o streaming e outros tipos de navegações web. Então, vale a pena contratar um pacote mais avançado se você preza pela máxima resolução de imagem. Na dúvida teste sua velocidade de Internet aqui. Vale lembrar que a SmartTV também precisa ter qualidade em 4K para funcionar.

4) Roteador básico para um mais avançado

O roteador influencia diretamente na distribuição de sinal Wi-Fi da internet banda larga recebida pela operadora. Dessa forma, se o usuário está querendo potencializar a transmissão de internet para rodar filmes em 4K via streaming, o ideal é investir em um roteador mais avançado, compatível com a aumento de velocidade. No Brasil, o usuário encontra modelos com duas, três ou mais antenas para comprar. Assim você aumenta o campo de abrangência do aparelho e ajuda na transmissão de dados.

Roteador mais potente pode ajudar na hora de assistir filmes em 4K na SmartTV (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Roteador mais potente pode ajudar na hora de assistir filmes em 4K na SmartTV (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Vale também pesquisar por um roteador dual band, que funciona em duas frequências com 2,4 GHz ou 5 GHz. No mercado nacional é possível comprar bons modelos dual band para potencializar seu Wi-Fi. Você também pode gerenciar o roteador para controlar o quanto de banda de internet será liberada para cada dispositivo, reservando uma boa velocidade para a SmartTV.

Qual Smart TV vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andersonjpf Cruz
    2020-05-18T14:17:02

    BOA TARDE! ESTOU COM PROBLEMA NA MINHA SMART TV SANSUMG POIS TENHO 30 MEGAS DE VELOCIDADE E A TV SO RECEBE NO MAXIMO 5 MEGAS... JA FIZ TODOS OS TESTES POSSIVEIS SEGUI TODOS PROCEDIMENTOS DA SANSUMG EM RELAÇÃO A TV E NADA... COM ISSO FIMES TV VIA NET NETFLIX FICA AGORA TRAVANDO POIS A TV SÓ RECEBE OS 5 MEGA AO INVES DOS 30 QUE TENHO NO MEU PLANO... SE ALGUEM TIVER UMA SOLUÇÃO UMA DICA EU AGRADEÇO

  • Luis Secches
    2019-01-08T15:19:19

    nao concordo com a materia, consigo rodar netflix em 4k pelo wifi sem lag algum. tenho 60 mega de internet e roteador xingue lingue da net

  • Ivanildo
    2017-01-16T15:45:24

    Outra opção é usar um dispositivo "Power Line" para distribuir o sinal de internet pela rede elétrica. Esta solução é superior aos repetidores wi-fi normais, mas o investimento vale a pena, principalmente para casas com muitos obstáculos (paredes, lajes, etc)