Armazenamentos

12/01/2017 07h00 - Atualizado em 12/01/2017 10h19

Veja como criar um pendrive bootável Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um pendrive inicializável do Ubuntu pode ser muito útil em várias situações. O recurso é pouco conhecido pela maioria das pessoas, mas libera várias funções: como usar o acessório para experimentar o sistema, copiar arquivos sem precisar iniciar um sistema instalado e até para formatar unidades. Diante de tantas possibilidades, é importante ter sempre a mão um recurso como esse. 

Veja truques e ‘funções secretas’ do pen drive que pouca gente conhece

E embora a criação de um pendrive com o sistema instalado pareça ser algo complexo, o próprio Ubuntu oferece um utilitário para fazer isso. Neste tutorial, você verá com fazer para criar um pendrive bootável do Ubuntu. Confira.

Descubra como criar um pendrive bootável no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como criar um pendrive bootável no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Novo pendrive de 2TB da Kingston tem o maior armazenamento do mundo

Passo 1. Se não tiver, baixe a imagem ISO do Ubuntu no TechTudo Downloads;

Passo 2. Em seguida, plugue o pendrive no PC;

Passo 3. Clique no Dash (o ícone com o símbolo do Ubuntu) e digite “criador” (sem as aspas). Quando aparecer o ícone do “Criador de discos de inicialização”, clique nele para executá-lo;

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Executando o Criador de discos de inicialização (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Criador de discos de inicialização (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Normalmente, o programa detecta automaticamente as imagens ISO que estão no PC. Mas se for necessário, clique no botão “Outro…”. Na tela que aparece, vá para a pasta onde está a imagem ISO e clique nela. Depois, clique no botão “Abrir”;

Selecionando a imagem ISO a ser gravada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a imagem ISO a ser gravada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para iniciar a criação do disco, clique no botão “Criar disco de inicialização”. Se aparecer uma mensagem alertando que os dados existentes serão perdidos, clique em “Sim”, para iniciar a gravação;

Iniciando a gravação do pendrive bootável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação do pendrive bootável (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Aguarde a gravação do pendrive. Quando finalizar, será exibida uma mensagem informando isso.

Concluindo a gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Concluindo a gravação do pendrive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que o pendrive foi gravado, ejete-o e comece a usá-lo para as suas necessidades.

Qual a melhor forma de organizar um HD? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erik Crespin
    2017-12-30T10:49:16  

    Que simples!! Muito obrigado, salvou o dia :D

    recentes

    populares

    • Erik Crespin
      2017-12-30T10:49:16  

      Muito BoM ObigDO