Notebook

07/02/2017 06h00 - Atualizado em 07/02/2017 06h00

Como criar um disco de recuperação para formatar o Chromebook

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Laptops com Chrome OS são feitos para serem usados online e à prova de infecção por vírus, mas não quer dizer que sejam à prova de falhas. O Google trabalha forte para evitar problemas em Chromebooks, no entanto, como com qualquer outro computador, é importante se precaver. Para evitar dor de cabeça em caso de pane no sistema, uma alternativa é criar um disco de recuperação. Assim, se acontecer o pior, você estará a salvo.

Vale a pena comprar Chromebook no Brasil? Descubra tudo sobre o notebook

O disco de recuperação cria uma imagem do sistema em um pendrive. Com ele em mãos, você pode reinstalar o Chrome OS facilmente, mesmo se o software sofrer algum erro fatal. Aprenda como criar seu próprio backup móvel do Chromebook para formatar o computador sem medo.

Chromebook da HP tem acabamento metálico e se volta para consumidores mais exigentes (Foto: Divulgação/HP) (Foto: Chromebook da HP tem acabamento metálico e se volta para consumidores mais exigentes (Foto: Divulgação/HP))Descubra como criar um  pendrive com a imagem do Chrome OS para usar em caso de emergência (Foto: Divulgação/HP)



Passo 1. Baixe e instale o app Chromebook Recovery Utility no seu Chrome OS;

Passo 2. Abra o aplicativo no Chromebook e clique em “Get Started”;

Inicie o assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o assistente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na tela seguinte, é preciso informar o modelo exato do seu dispositivo. Caso saiba de cor, digite no campo em destaque. Ou vá em “Select model from a list” para buscar;

Informe o modelo do Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Informe o modelo do Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Preencha os dois campos com a marca e o modelo corretos do seu Chromebook e avance;

É possível selecionar o modelo em uma lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)É possível selecionar o modelo em uma lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Insira um pendrive de pelo menos 4 GB completamente vazio para prosseguir – certifique-se de que ele esteja selecionado;

Use um pendrive de ao menos 4 GB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use um pendrive de ao menos 4 GB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por fim, clique em “Create Now” para formatar o pendrive e gravar a imagem do seu sistema operacional nele.

Comece a gravar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece a gravar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O processo leva alguns minutos. Ao final, basta guardar o pendrive em um local seguro, longe de umidade e altas temperaturas. Caso haja problema sério com o Chrome OS, basta usá-lo para fazer o boot no Chromebook e recuperar seus dados exatamente como os deixou.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O backup da imagem, vale lembrar, não inclui os seus arquivos pessoais. Para isso, é importante mover os arquivos para o diretório Meu Drive do Google Drive, que se mantém sincronizado com a nuvem. Um bom primeiro passo é mudar a pasta padrão de downloads logo para lá, assim o backup será sempre feito automaticamente.

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares