Utilitários

01/02/2017 09h00 - Atualizado em 01/02/2017 20h06

Como deixar seu formulário no Google mais seguro com captcha

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os Formulários do Google são práticos para montar pesquisas de forma gratuita. Para adicionar uma camada de segurança, saiba que é possível aplicar uma verificação com fotos, logo ao abrir o questionário, como se fosse uma senha para acessar as perguntas — ideal para evitar bots. Essa dica é interessante principalmente pela falta de suporte de captcha nativo nos Formulários, que funciona como um teste para diferenciar ações de humanos ou robôs (computadores).

Como acessar o Google americano em inglês 

Sendo assim, você pode ter ajuda para assegurar que as respostas são válidas, e não respondidas por um sistema automático. Essa medida pode ser aplicada de forma simples pelo computador. Quer descobrir como? Então confira o passo a passo neste tutorial.

Veja como criar uma verificação se segurança com fotos no Formulário do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja como criar uma verificação se segurança com fotos no Formulário do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 1. Abra o site dos Formulários do Google (docs.google.com/forms) e acesse com seu e-mail e senha do Google. Depois clique no botão vermelho para criar um novo formulário gratuito;

Crie um novo Formulário do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie um novo Formulário do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para começar você vai precisar criar três seções, clicando no botão de “duas barras” na direita da tela. A primeira vai ser sua camada segurança, nas quais vão ficar as fotos de verificação;

Crie três seções no seu formulário para começar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie três seções no seu formulário para começar (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora na “Seção 1″ você vai adicionar um título com o Tema do seu Formulário, que vai aparecer para as pessoas. Em seguida, clique no ícone de “+” (adicionar pergunta) e deixe marcada a opção “Múltipla escolha”; 

Adicione um título de Tema ao formulário e depois adicione a pergunta 1  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione um título de Tema ao formulário e depois adicione a pergunta 1 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Agora chegou a parte de adicionar as imagens para a verificação de segurança. Primeiro, escreva a “Pergunta” de verificação, que este exemplo vamos usar “Selecione a foto sem celular”.

Dessa forma, o usuário precisa selecionar a imagem que não tiver um celular para continuar a responder o formulário. Caso contrário, precisará repetir essa etapa de segurança. Escolha algo que seja rápido, para não dificultar o acesso. Depois clique no ícone de “imagem” ao lado da “Opção 1″;

Adicione a pergunta de verificação e depois as fotos com as opções (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a pergunta de verificação e depois as fotos com as opções (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Arraste ou abra a primeira imagem de verificação para dentro da galeria do Formulário. Ela será carregada no Formulário automaticamente;

Adicione cada foto para as opções da verificação por imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione cada foto para as opções da verificação por imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Agora repita para todas as outras imagens que deseja adicionar na verificação. Para isso, basta clicar em “Adicionar opção” e ir enviando cada imagem. Importante: garanta que apenas uma das fotos seja a resposta correta para a pergunta de segurança.

Uma dica é não colocar fotos muito confusas, para não complicar para o internauta. Depois marque essa “Seção 1″ como “Obrigatória” e selecione “Ir para seção base na resposta”. Marque também o item “Ordenar as opções aleatoriamente”; 

Faça alterações na Seção 1 do Formulário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça alterações na Seção 1 do Formulário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Será aberta uma caixa de diálogo ao lado de cada imagem da “Seção 1″. Para a verificação funcionar, você precisa marcar todas as imagens erradas com a opção “Ir para seção 2″, na qual estará uma mensagem de erro personalizada por você. Apenas na imagem de resposta correta, marque “Ir para a seção 3″ que continua com as respostas do Formulário;

Marque apenas a foto de resposta correta para seguir para a seção 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Marque apenas a foto de resposta correta para seguir para a seção 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Agora, vá para a “Seção 2″ criada por você anteriormente. Digite uma mensagem de erro, caso a pessoa escolha a imagem errada. Em seguida, encontre o item “Após a seção 2″ na base da tela e marque “Ir para a seção 1″. Dessa forma, a pessoa retornará para a verificação de segurança após a mensagem de erro;

Personalize a mensagem de erro para os cliques nas fotos incorretas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize a mensagem de erro para os cliques nas fotos incorretas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Agora na “Seção 3″ você pode começar seu Formulário normalmente, adicionando perguntas e opções, como preferir. Assim você garante que apenas quem passou pela verificação de segurança na “Seção 1″ consiga acessar e responder suas perguntas;

Inicie suas perguntas tradicionais do Formulário a partir da Seção 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie suas perguntas tradicionais do Formulário a partir da Seção 3 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. Todas as mudanças são salvas automaticamente no seu Formulário. Ao finalizar, clique em “Enviar” para compartilhar com seus amigos e contatos.

Envie o Formulário pronto com a verificação de segurança para seus contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Envie o Formulário pronto com a verificação de segurança para seus contatos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dessa forma, você garante uma primeira etapa de segurança personalizada, para garantir respostas reais no Formulário.

Como ativar e visualizar a barra de formulários no Word?

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares