24/02/2017 09h00 - Atualizado em 24/02/2017 09h00

Como descobrir todos os atalhos de teclado para programas no macOS

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Atalhos de teclado economizam tempo e aumentam a produtividade, mas apenas se você já os conhece bem. No MacBook é necessário usar o mouse ou touch pad para clicar na barra de menus e encontrar a combinação de teclas correta. Mas é possível descobrir todos os atalhos de teclado para programas no macOS usando o CheatSheet, sem perder tempo. 

Como desativar touchpad do MacBook quando outro mouse estiver conectado

O CheatSheet é um software gratuito que fornece uma lista rápida de atalhos para qualquer aplicativo no macOS. Nele, tudo o que você precisa fazer é manter pressionada a tecla ''Command''. Veja a seguir como instalar, configurar e usar esse programa para descobrir todos os atalhos de teclado com mais agilidade.

Veja como descobrir todos os atalhos de teclado dos programas no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como descobrir todos os atalhos de teclado dos programas no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Faça o download da versão mais recente do CheatSheet;

Passo 2. Depois de baixar, clique no ícone da seta que fica na Dock do sistema. Em seguida, clique na opção “CheatSheet”;

Abrindo o pacote de instalação do CheatSheet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o pacote de instalação do CheatSheet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se aparecer uma tela questionando a abertura do arquivo, clique no botão “Abrir” para autorizar;

Autorizando a abertura do pacote de instalação do CheatSheet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a abertura do pacote de instalação do CheatSheet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima tela, clique no botão “Move to Applications Folder” para colocar o CheatSheet para a pasta de aplicativos do macOS;

Movendo o CheatSheet para a pasta de aplicativos do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Movendo o CheatSheet para a pasta de aplicativos do macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Depois de instalar o programa, é necessário ativá-lo nas opções de acessibilidade do macOS. Para isso, acesse as “Preferências do Sistema” clicando no ícone dela na Dock do sistema;

Acessando as Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Nas “Preferências do Sistema”, clique na opção “Segurança e Privacidade”;

Entrando na opção Segurança e Privacidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entrando na opção "Segurança e Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Dentro de “Segurança e Privacidade”, clique na guia “Privacidade”. Em seguida, clique em “Acessibilidade”. Para fazer alterações nessa tela, dê um clique duplo no cadeado que fica no canto inferior dela. Confirme o desbloqueio da tela, digitando um usuário e senha com privilégios de administrador, e depois clique no botão “Desbloquear”;

Desbloqueando a guia Privacidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desbloqueando a guia "Privacidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Com tela já desbloqueada, marque o quadro ao lado do CheatSheet para ativá-lo;

Ativando o CheatSheet em Acessibilidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o CheatSheet em "Acessibilidade" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Depois de tudo isso, basta abrir o programa que você quer, descobrir os atalhos e segurar a tecla ''Command ⌘'' para ser exibida uma tela com a listagem de todos os atalhos. Para voltar ao aplicativo, apenas solte a tecla.

Usando o app para ver os atalhos do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando o app para ver os atalhos do Safari (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares