Câmera

23/02/2017 06h00 - Atualizado em 23/02/2017 06h00

Como evitar pingos d’água na lente da GoPro

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

A GoPro é uma câmera de ação que possibilita aos seus usuários fazer belas imagens mesmo em situações extremas como na neve e na água. Contudo, essa última opção é a responsável por uma das mais inconvenientes situações envolvendo a câmera: fotos e vídeos com pingos d’água.

Confira nosso review da GoPro Hero5 Black

O problema é acentuado quando você possui uma GoPro que não conta com um visor LCD, percebendo o problema apenas ao descarregar suas fotos. Felizmente, o problema pode ser resolvido com uma solução bem simples: pomada para assadura. O Techtudo reuniu neste tutorial o passo a passo para evitar que situações assim voltem a acontecer.

GoPro Hero4 Black grava vídeos em 4K e tem preço caro (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: GoPro Hero4 Black grava vídeos em 4K e tem preço caro (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Como evitar pingos d’água na lente da GoPro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Como fazer

Passo 1.  Neste tutorial, você precisará de uma pomada para assaduras. Primeiramente, retire uma pequena quantidade de pomada, como mostrado na foto abaixo;

GoPro: retire uma pequena quantidade de pomada para passar na lente da câmera (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)GoPro: retire uma pequena quantidade de pomada para passar na lente da câmera (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)



Passo 2. Com movimentos giratórios, passe uma camada uniforme em cima da case da câmera. Lembre-se que você não deve passar na lente da GoPro, mas sim sobre a proteção do case acima dela;

Passo 3. Feito isso, realize um teste jogando gotas de água sobre a câmera ou mergulhando-a. Caso após o teste nenhuma gota seja encontrada sobre a lente, o processo funcionou corretamente; caso contrário, passe mais um pouco de pomada. Você também deve tirar uma foto e ver o resultado.

GoPro: molhe sua câmera e veja se ela acumulou gotas no local onde a pomada foi passada  (Foto:  Reprodução/Paulo Vasconcellos)GoPro: molhe sua câmera e veja se ela acumulou gotas no local onde a pomada foi passada (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)



Passo 4. E pronto, você protegeu suas imagens feitas com GoPro, das gotas de água! Graças a consistência da pomada, uma proteção hidrofóbica permanece sobre a câmera, evitando as manchas. A proteção é bem duradoura, permitindo ficar longos períodos imerso, antes de reforçar a camada.

Outras soluções

Há outras soluções que os usuários descobriram para tratar deste problema. Uma delas é utilizar impermeabilizadores ou selantes de vidro. Embora seja uma solução mais cara que a mostrada nesse tutorial, o resultado é semelhante e, dependendo da qualidade do produto, o tempo de proteção é maior. Outra sugestão é utilizar vaselina, aplicando de forma semelhante a pomada.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marco Domingues
    2017-02-23T17:26:51  

    Qual o nome da pomada ? hipoglos ??

    recentes

    populares

    • Marco Domingues
      2017-02-23T17:26:51  

      pela foto parece bepantol. Hipoglos é mais branco.