Sistemas Operacionais

01/02/2017 10h00 - Atualizado em 01/02/2017 10h00

Como fechar programas que consomem muita memória e CPU no Windows 10

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem uma ferramenta, também presente em versões anteriores, que mostra a listagem de programas abertos no momento e o quanto eles estão usando da memória e do processador. Com o “Gerenciados de Tarefas”, fica mais fácil identificar os processos mais pesados e fechá-los, se for necessário, para deixar o PC mais rápido.

Como remover programas pré-instalados do Windows 10 com CCleaner

A ferramenta também pode ser encarada apenas como uma fonte de informação sobre o estado atual do sistema, mas ela é mais recomendada para os momentos quando o PC está tão lento que o seu uso se torna inviável. Nestes casos, os passos abaixo podem ser úteis para desafogar o Windows e trazer fôlego para você terminar aquele trabalho importante.

Windows 10-nova (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo   )Windows 10 vem com programas que podem não agradar; saiba desinstalar (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Passo 1. Clique na barra de busca da Cortana e digite “Gerenciador de Tarefas”. Aperte “Enter” no teclado para confirmar. Você também pode acionar a função ao apertar Ctrl + Shift + Esc no teclado, ao mesmo tempo;

Abra a ferramenta Gerenciador de tarefas (Foto: Reprodução)Abra a ferramenta "Gerenciador de tarefas" (Foto: Reprodução)

Passo 2. Com o programa aberto, clique em mais detalhes;

Amplie para ver mais detalhes (Foto: Reprodução)Amplie para ver mais detalhes (Foto: Reprodução)

Passo 3. Clique em memória para saber quais são os programas que mais estão consumindo a RAM do computador;

Selecione a coluna Memória (Foto: Reprodução)Selecione a coluna "Memória" (Foto: Reprodução)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse naquele software que você não precisa mais usar, e clique novamente em “Finalizar tarefa”;

Finalize a tarefa que está consumindo mais do que deveria (Foto: Reprodução)Finalize a tarefa que está consumindo mais do que deveria (Foto: Reprodução)

Passo 5. Da mesma forma você pode clicar na coluna CPU para saber qual o app está consumindo muito do processador. Também é possível finalizar a tarefa, como no passo 4.

Aproveite, e veja também quais apps mais consomem da CPU (Foto: Reprodução)Aproveite, e veja também quais apps mais consomem da CPU (Foto: Reprodução)



Microfone não capta voz para falar no Skype? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diogo Oliveira
    2017-02-06T10:43:02

    Segundo a pesquisa de um cientista neozelandês, matérias que são postadas sem quaisquer fundamento, faz com que o órgão genital para de funcionar durante 7 anos.

  • Claudio Marcio
    2017-02-02T09:38:46  

    Ótimo, agora faça uma matéria que me ensine o que eu NÃO sei.

    recentes

    populares

    • Claudio Marcio
      2017-02-02T09:38:46  

      Tem gente que não nasceu sabendo seu pretensioso.

  • Pedro Marques
    2017-02-03T23:25:29

    a dica é... desinstale o chrome hahah olha aqui jesus, consome mais ram e processador.

  • Ivan.caldas
    2017-02-01T11:27:42

    Legal depois que ele fechou o programa começou a consumir mais CPU de outro hehehe.