Sistemas Operacionais

04/02/2017 08h00 - Atualizado em 04/02/2017 08h00

Como gravar a tela do PC em um GIF usando Windows ou macOS

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

É possível criar um vídeo pequeno e que pode ser reproduzido em quase qualquer aparelho com o que se passa na tela no seu computador. Isso pode ser útil, principalmente, na criação de vídeos educativos. Veja como criar screencasts GIF no Windows e macOS. Nesse tutorial será gravado o que se passa na tela do PC para, depois, transformar a gravação em um GIF animado. 

Como manter uma janela de aplicativo 'Sempre no topo' no macOS

Como gravar o que se passa na tela do Windows

Para gravar o que se passa na tela do PC em um GIF animado no Windows, você precisará do programa GIF Screen Recorder. Baixe e instale o programa, e depois siga os passos.

Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Veja as dicas de como evitar atualizações automáticas no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Veja como gravar o que acontece na tela do computador em um GIF animado (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Execute o GIF Screen Recorder. Na tela do programa, selecione o tamanho da área de gravação, clicando na seta ao lado da atual configuração;

Selecionando a área de gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a área de gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em seguida, escolha a qualidade e o FPS da gravação, clicando nos campos que ficam no canto superior direito;

Selecionando a qualidade e o FPS da gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a qualidade e o FPS da gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Finalmente, clique no primeiro ícone, localizado no canto superior esquerdo (opção “Start”) para iniciar a gravação;

Iniciando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando quiser finalizar a gravação, clique no terceiro botão do canto superior direito (opção “Stop”);

Finalizando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Ao para a gravação será exibida a janela “Salvar como”, onde você deverá selecionar a pasta e o nome do arquivo a ser salvo.

Salvando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como gravar o que se passa na tela do macOS

Já no macOS, para gravar o que se passa na tela do PC em um GIF animado, você precisará do programa GIPHY Capture. Baixe e instale o programa e, depois, siga os passos.

Passo 1. Execute o Giphy Capture no macOS. Para isso, clique no ícone da lupa e, na tela que aparece, digite giphy. Quando o programa aparecer na listagem, clique nele;

Executando o GIPHY Capture no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o GIPHY Capture no macOS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o programa aberto, clique no ícone que fica no canto inferior direito e arraste-o, para definir a área gravável da tela;

Definindo a área de gravação do GIPHY (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo a área de gravação do GIPHY (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se você quiser definir um atalho ou outras configurações do aplicativo, clique no ícone dele no painel do macOS.

Definindo os atalhos e configurações do GIPHY (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo os atalhos e configurações do GIPHY (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Para iniciar a gravação, clique no ícone com um circulo vermelho. Faça o que precisa gravar e, quando quiser parar a gravação, clique no ícone com um quadrado vermelho;

Iniciando e parando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando e parando a gravação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Terminada a gravação, clique no quadro que representa o vídeo;

Clicando no vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Serão exibidas as opções de finalização do vídeo. Se quiser mudar algo antes de usar a opção de salvar (Save) ou enviar para o Giphy (Upload to Giphy), clique em “Edit Gif”;

Acessando a edição do vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a edição do vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na tela de edição, você pode usar o controle deslizante para definir o inicio e o fim do vídeo. Também é possível escolher a forma de reprodução, o tamanho e o FPS. Feitas as mudanças, clique em “Done” e depois salve seu vídeo.

Editando o vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Editando o vídeo gravado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já sabe como capturar o que é feito no PC ou macOS. Comece a produzir seus vídeos e compartilhe seu conhecimento.

Como baixar o macOS Sierra e o iOS 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares