Armazenamentos

21/02/2017 06h00 - Atualizado em 21/02/2017 11h08

Como medir a velocidade do HD ou SSD no Mac

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Verificar a velocidade do HDD ou SSD do computador pode ser útil para descobrir se o disco rígido que você comprou está de acordo com as especificações do fabricante. Cada marca e modelo possui uma autonomia de leitura e gravação de dados muito singular, que é informada pelo fabricante. Se o seu disco estiver trabalhando em uma velocidade muito abaixo do que está descrito no manual, pode ser que ele esteja com problemas ou tenha sido instalado incorretamente. Como consequência, o seu computador perderá desempenho.

Como executar programas do Windows no Mac com WineBottler

Se você possui um Mac ou MacBook, confira a dica e aprenda como medir a velocidade de leitura e gravação dos dados no disco rígido ou SSD do computador. Para realizar o procedimento, usaremos um aplicativo gratuito chamado Blackmagic Disk Speed Test.

SSD de 4 TB da Samsung é o maior para uso doméstico (Foto: Divulgação/Samsung) (Foto: SSD de 4 TB da Samsung é o maior para uso doméstico (Foto: Divulgação/Samsung))Descubra como medir a velocidade do HD ou SSD no Mac (Foto: Divulgação/Samsung)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse a página de download do Blackmagic Disk Speed Test no TechTudo e depois clique em “Baixar”;

Baixando o aplicativo que será usado no teste (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixando o aplicativo que será usado no teste (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A loja de aplicativos do macOS será aberta. Nela, clique em “Instalar” e, caso necessário, confirme a sua senha de administrador do sistema para iniciar o download do aplicativo;

Instale o app em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instale o app em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Quando a instalação for concluída, abra o Lanchpad e clique sobre o ícone do Blackmagic Disk Speed Test para abri-lo;

Abra o Blackmagic Disk Speed Test (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Blackmagic Disk Speed Test (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, basta clicar em “Speed test start” para iniciar o teste de velocidade do seu HDD ou SSD;

Iniciando teste de velocidade do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando teste de velocidade do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, após alguns segundos, verifique a velocidade de escrita (write) e leitura (read) e registre o máximo valor que elas atingirem. Ambos os resultados são apresentados em MB/s. Quando quiser parar os testes, clique novamente em “Speed test start”.

Verificando a velocidade de gravação e leitura do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando a velocidade de gravação e leitura do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com o resultado em mãos, basta comparar com as especificações técnicas do seu HDD ou SSD para descobrir se está tudo certo com o seu disco rígido.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares