Produtividade

04/02/2017 09h00 - Atualizado em 04/02/2017 09h00

Como usar o Dropbox Paper, novo rival do Google Docs

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Dropbox Paper foi lançado no Brasil em janeiro e promete ser um concorrente de peso para o Google Docs — editor de texto do Google Drive. Isso porque o recurso permite criar documentos na nuvem que podem ser gerenciados de forma colaborativa, compartilhando com seus contatos e amigos. Com interface em português, a plataforma permite login com as mesmas credenciais do Dropbox e dispensa sites extras e outros softwares. 

O que é aprovação de login no Facebook? Saiba como usar no perfil

O acesso é feito pelo navegador de forma simples e o internauta pode editar documentos de texto, adicionar imagens, tabelas e até aplicar o modo de apresentação. Para ajudar a conhecer mais detalhes, veja como usar o Dropbox Paper no computador com as dicas deste tutorial.

Veja como usar o Dropbox Paper pelo computador (Foto: Divulgação/Dropbox)Veja como usar o Dropbox Paper pelo computador (Foto: Divulgação/Dropbox)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celularc=

Acessar o Dropbox Paper

Passo 1. Para começar, acesse o site do Dropbox pelo navegador. Depois clique em “Acessar conta” no topo direito e faça seu login usando o e-mail e senha, confirmando no botão azul de “Acessar conta”. Saiba como criar uma conta gratuita no Dropbox;

Acesse sua conta do Dropbox pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse sua conta do Dropbox pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora, na tela principal do seu Dropbox, note que há um menu à esquerda da tela. Basta clicar em “Paper” para acessar o novo recurso e depois selecionar o botão de “Começar agora”;

Abra o Dropbox Paper no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o Dropbox Paper no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Criar e editar documentos

Passo 3. Para iniciar sua produção, clique em “Criar um novo documento”, no botão azul;

Crie seu documento personalizado no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie seu documento personalizado no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O usuário será encaminhado para a tela de edição do documento. O primeiro passo é criar um título para o arquivo. Para isso, basta digitar na área destacada, no topo da tela. Depois, na área de texto logo abaixo, inicie a produção do conteúdo;

Modifique o título e conteúdo de texto do documento no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Modifique o título e conteúdo de texto do documento no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para editar o texto, basta passar o mouse e deixar o conteúdo marcado. Será mostrada uma caixa de ferramentas, na qual é possível deixar o texto em negrito, sublinhado, com tamanho maior ou menor (H1 e H2), pontuado, listado, marcar como lista de tarefas, adicionar link ou comentário. Faça os ajustes que preferir;

Altere a formatação do texto no documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Altere a formatação do texto no documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicionar imagens, tabelas e marcadores

Passo 6. Você também pode adicionar imagens no documento. Para isso, vá para uma linha vazia e aguarde o ícone de “+” aparecer na tela. Em seguida, clique no botão de foto. Selecione o arquivo no computador e confirme em “Abrir”. Você também pode abrir fotos salvas na sua conta do Dropbox;

Adicione imagens no documento do Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione imagens no documento do Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Também na caixa de ferramentas de “+”, o usuário consegue inserir tabelas na edição. Ela será aberta e poderá ser personalizada quanto ao número de linhas, colunas e conteúdo;

Adicione tabelas no seu documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione tabelas no seu documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Em seguida, o usuário pode usar a caixa de ferramentas para adicionar tópicos em listas pontuadas, numeradas ou com caixas de tarefas. Por fim, adicione marcadores para separar as páginas e aplique códigos ou links especiais para embedar conteúdo ou recursos que preferir;

Personalize o documento com marcadores ou códigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize o documento com marcadores ou códigos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Baixar ou arquivar documentos

Passo 9. No menu do topo, indicado por três pontos” o usuário consegue abrir mais recursos. Nele, há opção para baixar o arquivo para o computador (nos formatos de Microsoft Word “docx” ou Markdown) e até arquivar o documento;

Acesse o menu do topo para arquivar, baixar ou imprimir o documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu do topo para arquivar, baixar ou imprimir o documento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Modo de apresentação

Passo 10. O Dropbox Paper permite exibir o documento em formato de apresentação, ideal para mostrar seus trabalhos de forma mais ampla e interativa. Para isso, clique no ícone de menu do topo (com três pontos) e selecione “Apresentar”;

Abra o modo de apresentação do Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o modo de apresentação do Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 11. O documento será aberto no computador. Nos botões do topo direito é possível mudar o contraste (deixando o fundo preto ou branco) e aplicar a tela cheia. Para passar os “slides” da apresentação basta pressionar as setas do teclado (esquerda e direita);

Exiba o documento como uma apresentação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Exiba o documento como uma apresentação no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Compartilhar um documento

Passo 12. O interessante do Dropbox Paper é que, assim como o Google Docs, é possível compartilhar o documento para editar de forma colaborativa. Para isso, clique no botão azul de “Compartilhar” no topo direito e depois adicione os e-mails dos seus contatos. Se preferir, clique em “Copiar link” para enviar o documento diretamente por redes sociais ou mensageiros;

Compartilhe os documentos para editar com seus contatos no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Compartilhe os documentos para editar com seus contatos no Dropbox Paper (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Organizar os documentos

Passo 13. Para ajudar a gerenciar os diferentes documentos criados por você, use as pastas. Para fazer isso, selecione “Adicionar à pasta” no topo esquerdo. Basta mover para a pasta que preferir ou criar uma nova com temas separados;

Adicione seus documentos em pastas personalizadas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione seus documentos em pastas personalizadas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 14. Por fim, na tela inicial do Dropbox Paper estará um menu na esquerda para acessar rapidamente todos seus Documentos ou Pastas específicas. Ao marcar a caixa de texto ao lado dos itens aparecerá um menu na base da tela que permite mover, exportar ou arquivar o documento. Já no topo, você gerencia os documentos recentes, criados por mim, compartilhados comigo e os arquivados.

Gerencie seus documentos do Dropbox Paper no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Gerencie seus documentos do Dropbox Paper no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como evitar que me mandem mensagem inbox no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares