Roteador

12/02/2017 07h00 - Atualizado em 30/07/2018 15h16

Repetidor TP-Link TL-WA850RE: como configurar e resolver problemas

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

O repetidor Wi-Fi da TP-Link TL-WA850RE é um dos principais modelos da fabricante para ampliar o sinal da Internet em locais onde a conexão é mais fraca. O aparelho está disponível por menos de R$ 100, funciona em até 300 Mbps e é compatível com todos os roteadores. Com duas opções de configuração, o extensor de alcance wireless pode confundir o usuário durante a instalação, ou apresentar alguns problemas após a conexão com roteador.

Como usar um roteador como repetidor para melhorar o Wi-Fi

Para tirar todas as suas dúvidas e melhorar o seu sinal de Internet, confira a seguir um passo a passo de como configurar o repetidor da TP-Link via botão WPS ou via navegador web; com um cabo Ethernet. Veja também as respostas para questões comuns sobre o modelo.

Repetidor da TP-Link amplia sinal Wi-Fi para zonas de sombra na casa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor da TP-Link amplia sinal Wi-Fi para "zonas de sombra" na casa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Luzes LED

Antes de começar a configuração do TL-WA850RE é importante entender o funcionamento das luzes LED do aparelho. Em um círculo, o modelo indica os termos “RE”, “Wireless”, “Power”, “Ethernet” e cinco barras verticais (força de sinal).

A iluminação abaixo do termo “RE” indica o status do repetidor. Quando acesa, o aparelho está conectado ao roteador. Se estiver piscando a conexão WPS está em processo. E quando apagada, o repetidor não está conectado ao roteador.

Entenda o que cada LED do repetidor indica  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Entenda o que cada LED do repetidor indica (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Os LEDs indicados por “Wireless”, “Power” e “Ethernet” apontam se o aparelho está com a função sem fio conectada ou não, se está ligado e se a porta do cabo está sendo utilizada.

No lado direito do círculo, de cima para baixo, as cinco barras verticais apontam a força do sinal entre o repetidor e o roteador. Quanto mais luzes acesas, melhor a intensidade da conexão Wi-Fi próximo ao extensor de alcance da TP-Link.

Como configurar com o botão WPS

Passo 1. Identifique se existe um botão WPS no seu roteador principal. A tecla costuma ficar na parte traseira do aparelho, ao lado das portas Ethernet. Alguns modelos também incluem o ícone na parte da frente;

Identifique se seu roteador possui o botão WPS  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Identifique se seu roteador possui o botão WPS (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Passo 2. Plugue o repetidor da TP-Link na tomada mais próxima ao roteador. Aguarde até que a luz LED do Wireless fique acesa e fixa;

Conecte o repetidor próximo ao roteador para configurar  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Conecte o repetidor próximo ao roteador para configurar (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Passo 3. No roteador, pressione o botão WPS e, logo em seguida, vá até o repetidor TL-WA850RE e pressione o botão com símbolo de cadeado, no meio do círculo de LED. A iluminação de “RE” deve passar de piscante para fixa;

Pressione o botão de configuração no roteador e o cadeado no repetidor  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Pressione o botão de configuração no roteador e o cadeado no repetidor (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Passo 4. Retire o repetidor da tomada mais próxima do roteador e busque um local para plugá-lo no meio do caminho, entre a fonte principal do sinal Wi-Fi e a área de “sombra” da Internet.

Aguarde a força de sinal indicar a qualidade da instalação no local. O ideal, segundo a TP-Link, é que pelo menos três LEDs no lado direito do círculo fiquem acesos. Se não conseguir chegar ao número adequado, procure por outra tomada mais próxima ao roteador, mas ainda na metade do caminho, para testar um alcance melhor.

Verifique as luzes que indicam a força do sinal  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Verifique as luzes que indicam a força do sinal (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Como configurar com navegador web:

Passo 1. Assim como na opção WPS, plugue o repetidor em uma tomada próxima ao roteador e aguarde até que o LED Wireless fique fixo;

Passo 2. Desconecte seu computador de qualquer rede Wi-Fi. Plugue o cabo Ethernet com uma ponta na porta do repetidor e a outra no PC;

Cabo Ethernet deve estar conectado no repetidor e no PC  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Cabo Ethernet deve estar conectado no repetidor e no PC (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Passo 3. Abra o Firefox, Chrome ou Safari e digite “http://tplinkrepeater.net” (sem as aspas). Na página que aparecer, preencha o nome de usuário e senha com o termo “admin”. Clique em “Efetuar login”;

Em username e senha coloque o padrão admin (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Em username e senha coloque o padrão "admin" (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 4. Crie um novo username e senha para entrar na página de Configuração Rápida. Após “Confirmar”, indique sua região e clique em “Avançar”;

Crie um novo nome de usuário e senha para o extensor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Crie um novo nome de usuário e senha para o extensor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 5. Selecione sua rede local e digite sua senha. Clique em “Avançar”;

Selecione sua rede Wi-Fi e insira a senha correspondente (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Selecione sua rede Wi-Fi e insira a senha correspondente (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 6. Copie o SSID da sua rede Wi-Fi, confirme em “Avançar” e verifique as configurações wireless. Ao finalizar o processo a luz RE deve ficar acesa e fixa. Se estiver tudo certo, posicione o repetidor em um local entre o roteador e a zona de sombra da Internet.

Finalize o processo e verifique o LED no repetidor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Finalize o processo e verifique o LED no repetidor (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Problemas e soluções:

O sinal do repetidor sempre cai?

A TP-Link indica que o repetidor fique longe de dispositivos Bluetooth e eletrônicos como telefones sem fio e monitores de bebês. Estes equipamentos podem interferir no sinal Wi-Fi transferido.

Como reiniciar o TL-WA850RE?

Assim como qualquer eletrônico, o repetidor da TP-Link também está sujeito a pequenos travamentos. Para resolver o problema, um jeito fácil é resetar o aparelho utilizando um objeto pontiagudo para pressionar o botão “reset/reiniciar”, embaixo do extensor, até que todas as luzes LED acendam e pisquem uma vez.

Pressione o botão "reiniciar" com um alfinete ou palito de dente  (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Pressione o botão "reiniciar" com um alfinete ou palito de dente (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Luz LED RE não acende depois de configurar via navegador web?

Neste caso, dois detalhes podem causar o problema: primeiro, volte ao passo 4 do tutorial, no para navegador, e verifique se inseriu a senha da sua rede Wi-Fi corretamente. Se a falha persistir, teste o repetidor em um local mais próximo ao roteador. Pode ser que o extensor esteja fora do alcance do aparelho principal.

O Site para configurar repetidor no navegador não abre?

Verifique se o cabo Ethernet está encaixado perfeitamente tanto no PC quanto no repetidor, que deve estar plugado na tomada. O computador precisa estar desconectado de qualquer rede. É possível também conectar o desktop ou notebook à rede do TL-WA850RE. Para isso, abra sua configuração Wi-Fi, provavelmente no canto inferior direito da tela, e clique na rede da TP-Link.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • JOSÉ FILHO
    2019-10-04T22:50:20

    Parabéns Isabela Giantomaso pela reportagem. Ótimas fotos que exemplificam o passo a passo para configurar o repetidor. Ajudou-me muito quando precisei reconfigurar o meu TP-LINK. Parabéns também para a TECHTUDO. Muito obrigado.

  • Gabriel Callegari
    2018-09-07T14:15:33

    entrei criei conta e senha mas me mudei e esqueci a conta alguem sabe como recriar ou recuperar ?

  • Robson Silva
    2019-05-08T09:52:14

    Posso ligar dois desses repetidores em cascata? É indicado? Internet de 15MB.

  • Edson Jr.
    2018-06-22T13:07:34

    Esse repetidor cai conexão toda hora..

  • Marcio Prado
    2017-08-06T19:44:13

    a luz do wireless não para acesa, alguém pode me ajudar?

  • Elcio Zanineli
    2017-02-12T14:00:08  

    Nao tenho muito conhecimebto de infor.matica, assin tenho este aparelho e nunca convida segui faze-lo funcionar . Deveria ser algo mais fácil se instalar, não recomendo pra ninguém

    recentes

    populares

    • Elcio Zanineli
      2017-02-12T14:00:08  

      Sr Zaninele , só podia ser Italiano , procure por uma pessoa que tenha um mínimo de " cérebro" , que vai descobrir que o aparelho é bom.

    recentes

    populares

    • Elcio Zanineli
      2017-02-12T14:00:08  

      Pessoal o meu começa piscando a luz do RE e depois de algum tempo para

  • André Fehlberg
    2018-01-03T16:45:37  

    Esse repetidor é uma decepção, junte uma grana há mais e compre um repetidor estável que esse aqui vive perdendo sinal.

    recentes

    populares

    • André Fehlberg
      2018-01-03T16:45:37  

      Fale por vc, pois aqui eu uso um desses a 4 anos e é perfeito o sinal...

  • Aman Dioca
    2017-02-12T13:46:35  

    Minha internet é de 2 mb... queria comprar esse aparelho, pra ver se ela "voa" pelo menos pra uns 10 mb. Será q funciona?

    recentes

    populares

    • Aman Dioca
      2017-02-12T13:46:35  

      poderiam me ajudar? o meu repetidor TL-WA850RE SO ESTA ACENDENDO O POWER O QUE FAZER?

    recentes

    populares

    • Aman Dioca
      2017-02-12T13:46:35  

      O meu esta na msm situação que o seu. Só ascende a luz power.

  • Walker
    2017-08-31T14:57:44

    Meu repetidor TL-WA850RE quando ligo na tomada a unica luz q ascende e a luz power. Já tentei reiniciar e nada da jeito.

  • Moisés Favarin
    2017-05-02T12:29:32

    tenho Repetidor TP-Link TL-WA850RE exetender, parou de funcionar, nao consigo mais configurar tem alguem que possa me ajudar

  • Carlos Petry
    2017-02-12T12:13:13  

    Comprei um desses e foi decepcionante. Se a internet começou a voar, voou para o outro lado.

    recentes

    populares

    • Carlos Petry
      2017-02-12T12:13:13  

      Cristiano Wild, muitos repetidores, pelo menos os que procurei, fornecem apenas metade da sua conexão, no caso de 2mb, ele só retransmite 1. Você está dizendo que nesse caso, ele continuaria me provendo 2 mb?

    recentes

    populares

    • Carlos Petry
      2017-02-12T12:13:13  

      Informação incorreta Narcizio, a perda geralmente é até 10%, não mais que isso, verifique, pode estar havendo alguma interferencia

  • Hugo Oliveira
    2017-02-14T21:49:30

    Esse aparelho é muito bom e estável, os que estão reclamando são aqueles usuários que só sabem entrar no face, porém eu prefiro usar um AP em WDS.

  • Jacinto Neto
    2017-02-12T14:56:34  

    GOSTEI DOS COMENTÁRIOS NEGATUVO

    recentes

    populares

    • Jacinto Neto
      2017-02-12T14:56:34  

      Jasente a minha ?

  • Allan Santos
    2017-02-14T17:50:48

    O aparelho é bom, recomendo apenas uso residencial porque ele trava constantemente na maior parte das vezes ligar e desligar ele volta a funcionar corretamente, configuração do aparelho é muito facil

  • Luciano Soares
    2017-02-12T15:31:45

    Ele só amplia o sinal da Internet para mais longe. Na casa de dois andares de meu irmão funciona muito bem. Recentemente comprei um D-Link de 750 mbps e ampliei o sinal de minha Internet do terceiro andar até na garagem do prédio, pátio e outras áreas do meu condomínio onde moro.

  • Aloisio Filho
    2017-02-12T15:20:10

    Gente pelo anos de Deus. É só um só um amplificador. De sinal, a função é captar o sinal e redistribuir o sinal. Não vai aumentar a velocidade da NET. Apenas ampliar o sinal onde ela não chega com perfeição. Existe aparelhos melhores no mercado. Com 500, 7000 , 1200 e até mais MBPS. Que garantem melhor distribuição.

  • Luis Costa
    2017-02-12T14:31:28

    O aparelho só leva o sinal pouco mais longe, não vai fazer a internet de 1 mega subir para 5 megas.

  • Polêmico
    2017-02-12T10:03:59  

    Muito complicado..

    recentes

    populares

    • Polêmico
      2017-02-12T10:03:59  

      Isso não passa de marketing em forma de notícia.

  • Antonio Reis
    2017-02-12T13:33:28

    Não caiam nessa , esse aparelho não resolve nada.

  • Eudemar Santos
    2017-02-12T10:43:21

    Que matéria mais besta, poxa vida. Isso é um repetidor que deixa sua internet "voando", apenas espelha a mesma para uma área à frente.