Redes sociais

16/02/2017 08h20 - Atualizado em 16/02/2017 08h20

WhatsApp no Android: como desativar o download automático de fotos e mídia

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O WhatsApp para celulares Android permite desativar o download automático de fotos e mídia. A função é uma das maneiras mais eficientes de economizar pacote de dados usando o mensageiro. Com ela, todas as imagens, vídeos, áudios ou documentos que você receber só serão baixados caso você toque na mensagem correspondente.

O recurso é fácil de usar e também está disponível para iPhone (iOS) e Windows Phone. Aprenda como impedir que os arquivos recebidos no WhatsApp sejam baixados automaticamente no smartphone Android.

WhatsApp libera verificação em duas etapas para aumentar segurança

[marca] WhatsApp (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Como desativar o download automático de fotos e mídia do WhatsApp no Android (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)











Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Abra o WhatsApp para Android e toque nos três pontinhos, no canto superior da tela. Selecione “Configurações”.

Caminho para configurações do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para configurações do WhatsApp para Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque em “Uso de dados”. Na tela seguinte, verifique que há uma seção “Download automático”.

Destaque para seção de download automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para seção de download automático de mídia no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Entre em “Quando utilizar rede de dados” e desmarque as opções desejadas. Neste exemplo, desmarcamos todas as mídias, o que significa que nenhum arquivo será baixado automaticamente quando o celular estiver nas redes 3G ou 4G.

Download de todas as mídias do WhatsApp desativado na rede de dados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Download de todas as mídias do WhatsApp desativado na rede de dados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Em seguida toque em “Quando conectado ao Wi-Fi” e faça o mesmo. Deixando marcado apenas “Documentos”, fotos, áudios e vídeos enviados para você no WhatsApp não serão baixados automaticamente no Wi-Fi, mas PDFs serão.

Desativação do download de fotos e mídia no WhatsApp com Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desativação do download de fotos e mídia no WhatsApp com Wi-Fi (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Por padrão, o download automático em roaming já fica desabilitado, portanto você não precisará alterar essa configuração.

Download automático de mídias do WhatsApp desabilitado em roaming (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Download automático de mídias do WhatsApp desabilitado em roaming (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Agora você já sabe desativar o download automático de fotos e mídia no WhatsApp para Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Otavio Bruno
    2017-08-22T12:59:13  

    Para que serve isso. afinal??!! Se desabilitado o download automático, tb não posso ver a msg. E para ver, tenho que tocar na msg para abri-la e assim vai ser automaticamente salva na galeria. Não serve pra nada!!!

    recentes

    populares

    • Otavio Bruno
      2017-08-22T12:59:13  

      Não funcionou

  • Luiz Estrada
    2018-04-30T21:15:42

    Isso não funciona!

  • Rafael Santos
    2017-02-16T11:02:14  

    Pq esse site fala coisas negativas desse programa ?

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2017-02-16T11:02:14  

      Para mim também NÃO funcionou. As fotos continuam indo para a galeria.