Internet

22/03/2017 10h00 - Atualizado em 22/03/2017 10h00

Como conferir histórico e recuperar edições no Google Docs

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google Docs tem a função histórico, que promete ajudar usuários que perderam ou tiveram problemas com seus documentos na plataforma. Simples de usar, a ferramenta mostra as edições que foram feitas em um arquivo como os seus respectivos autores, o que é útil para trabalhos colaborativos. Há, ainda, a possibilidade de reverter mudanças e salvar a versão mais antiga novamente na nuvem do Google Drive. Confira neste tutorial do TechTudo como usar a ferramenta, conferir histórico e recuperar edições.

Google Docs facilita pesquisa e citação de fontes em textos

Google Docs (Foto: Reprodução)Google Docs: como conferir histórico e recuperar edições (Foto: Reprodução)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Com o documento aberto, clique em Arquivo e em “Ver histórico de revisões”. Outra possibilidade é usar o atalho Ctrl+Alt+Shift+H;

Google Docs tem função que restaura versões anteriores de arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs tem função que restaura versões anteriores de arquivos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Uma barra lateral será aberta com todos os históricos de edições registrados no documento. Clique na opção que deseja conferir;

Google Docs mostra painel com todos os históricos de edição (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs mostra painel com todos os históricos de edição (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O Google abrirá a versão correspondente do arquivo e marcará as alterações com a cor indicada na barra lateral. Caso queria remover a coloração, desmarque “Mostrar alterações”;

Google Docs mostra edições feitas no documento com cor diferenciada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs mostra edições feitas no documento com cor diferenciada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Para recuperar definitivamente um arquivo, basta tocar no botão “Restaurar essa versão”;

Toque no botão para restaurar a versão mais antiga do Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque no botão para restaurar a versão mais antiga do Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Google Docs questionará se você deseja mesmo fazer isso. Basta confirmar;

Google Docs perguntará ao usuário se este deseja mesmo restaurar arquivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Docs perguntará ao usuário se este deseja mesmo restaurar arquivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)



Pronto! Agora você já sabe como restaurar um arquivo no Google Docs. Caso se arrependa, é possível retornar à versão anterior, já que o aplicativo salva a restauração como uma nova entrada de edição.

Microsoft Office ou Google Docs: qual editor de documentos é melhor? Troque dicas no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares