Câmera

02/03/2017 06h00 - Atualizado em 02/03/2017 06h00

Como fazer o efeito Light Painting com uma GoPro

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

Não é novidade que a câmera de ação GoPro oferece vários recursos ao usuário. É possível tirar fotos incríveis embaixo d’água, durante atividades radicais e até a noite. Neste último, é possível criar um interessante efeito chamado “Light Painting”, ou “Pintar com Luz”, em tradução livre.

Câmera de ação barata: veja cinco alternativas à GoPro por até R$ 600

Em resumo, a técnica consiste em deixar o obturador da GoPro aberto, permitindo que mais luz seja captada. Com isso, se o usuário tiver uma lanterna, vela, ou qualquer outro objeto que emita luz, pode-se criar divertidos efeitos como o da foto abaixo. Confira nosso tutorial sobre como fazer você mesmo o Light Painting.

Efeito Light Painting usando uma GoPro  (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)Efeito Light Painting usando uma GoPro (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)


Preparando a câmera

Passo 1. Precisamos preparar a câmera para tirar esse tipo de foto. Para isso, faremos uso do recurso de foto noturna dela. Primeiramente, aperte o botão de power da câmera até o modo foto surgir no visor e pressione o botão de disparo. Se você conta com uma tela LCD, selecione tal opção através dele;

GoPro: acesse a opção foto na tela principal (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)GoPro: acesse a opção foto na tela principal (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)


Passo 2. Feito isso, acesse o menu de configurações pressionando o botão na lateral da câmera – aquele mesmo que é usado para ativar o Wi-fi. A primeira opção selecionada na tela é o modo de foto, que se resume em três: Single, Continuous e Night. Pressione o botão de disparo – ou navegue pela tela LCD – até que a opção Night – ou Noturno – esteja selecionada;

GoPro: configure a opção Shutter, ou Obturador de acordo com a necessidade (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)GoPro: configure a opção Shutter, ou Obturador de acordo com a necessidade (Foto: Paulo Vasconcellos/TechTudo)


Passo 3. Ao ativar o modo Night, uma nova opção estará disponível logo abaixo: Shutter, ou Obturador – representado pelo ícone de um “S” no visor frontal. Você deve perceber que há um indicador de segundos ao lado deste nome. Tal valor representa por quanto tempo o obturador ficará aberto antes de tirar a foto. Configure da forma que quiser pressionando o botão de disparo ou selecionando pelo LCD. Nossa recomendação é de cinco a 10 segundos;

Tirando a foto

Feito as configurações, sua GoPro estará pronta para tirar uma foto. Agora, você deve posicioná-la em um lugar onde ela ficará fixa, pois qualquer movimento poderá borrar sua imagem. Outra dica é ficar em um lugar totalmente escuro, pois, quanto mais forte for a luz do ambiente, mais “estourada” ficará a imagem, o que não é bom. Recomendamos tirar a foto de noite ou em um ambiente bem fechado.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Com uma lanterna – pode ser até a do celular -, vela ou qualquer outra fonte de luz, realize movimentos para criar desenhos no ar. Ao termino do tempo estipulado para o obturador ficar aberto, sua foto será tirada e você poderá acompanhar o resultado. Se achar que pouca luz foi capturada pela câmera, aumente o tempo nas configurações; caso contrário, diminua os segundos. Use a imaginação para tirar fotos incríveis!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares