Jogos de aventura

05/03/2017 09h00 - Atualizado em 05/03/2017 09h00

Confira dicas para jogar Horizon Zero Dawn

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

O Horizon Zero Dawn é o novo jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Guerrilla Games, criadora da franquia de tiro Killzone. Lançado exclusivamente para PS4, o título conta a história da caçadora Aloy e se passa na era pós-apocalíptica, em uma versão da Terra dominada por robôs jurássicos. Confira, neste tutorial, dicas essenciais para mandar bem no game:

Confira a nossa análise de Horizon Zero Dawn

Cumpra todas as atividades

Por se tratar de um típico jogo de mundo aberto, Zero Dawn traz um mapa cheio de missões a serem cumpridas. Além dos objetivos relacionados à história, Aloy pode participar de tarefas secundárias e provas de habilidade para ganhar pontos de experiência e subir de nível.

Confira o review, em vídeo, de Horizon Zero Dawn:


A vantagem de cumprir todas as missões e, consequentemente, limpar o mapa, é que, assim, Aloy consegue evoluir com facilidade. Há, também, itens exclusivos concedidos como prêmio em atividades opcionais, o que serve de incentivo para fazer a jovem explorar cada centímetro dos cenários e ajudar outros personagens.

Seja sorrateiro

Sobreviver às ameaças dos robôs jurássicos não é uma tarefa fácil, seja no nível de jogo mais acessível ou no muito difícil. Aloy é uma caçadora habilidosa, mas, como qualquer ser humano em meio à natureza, tem dificuldade em encarar manadas de criaturas. Por isso, a melhor estratégia é agir sorrateiramente, eliminando inimigos um a um, visto que apenas um golpe furtivo é necessário para abater robôs de pequeno e médio portes.

Os ataques sorrateiros são executados com perfeição quando Aloy está escondida na densa vegetação. Ao se aproximar do inimigo, basta pressionar o botão R1 para executar a finalização. No início da jornada, é importante priorizar as habilidades de atrair inimigos com o assovio e usar pontos de experiência para elevar o nível de furtividade.

Horizon Zero Dawn: seja sorrateiro para executar os inimigos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Horizon Zero Dawn: seja sorrateiro para executar os inimigos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Garimpar é preciso

Assim como em outros grandes jogos de ação, como Rise of the Tomb Raider e Far Cry, a coleta de recursos é um dos principais elementos de Horizon Zero Dawn. Isso porque a protagonista necessita da matéria-prima dos ambientes para confeccionar munições, apetrechos medicinais e ampliar o espaço de bolsas para carregar mais itens.

Praticamente tudo pode ser projetado com os componentes armazenados no inventário, portanto é essencial colher todas as plantas, madeira e componentes eletrônicos de máquinas abatidas. Os ícones dos itens ficam bem apontados no mapa, você só precisa se aproximar do objeto e apertar o botão “Triângulo” para obtê-lo.

Horizon Zero Dawn: dicas para mandar bem no exclusivo de PS4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Horizon Zero Dawn: dicas para mandar bem no exclusivo de PS4 (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Estude os inimigos

Apesar de o jogo não incentivar o combate corpo a corpo, Aloy tem à disposição um vasto arsenal de armas de média e longa distâncias. Antes de atacar, é altamente recomendável estudar os oponentes de forma minuciosa. Com a heroína parada em um local seguro, use o botão R3 para ativar o foco, escanear a área e destacar os pontos vulneráveis das máquinas.

Os robôs têm fraquezas em partes específicas do corpo, então o melhor a fazer é descobrir as peças que vão absorver mais dano. Também é importante usar as flechas e armas elementais para derrubar inimigos mais fortes. Se o robô tem uma peça azul em suas costas, por exemplo, isso significa que ele é vulnerável aos equipamentos de choque. Procure se basear nas cores para definir a melhor abordagem.

Horizon Zero Dawn: garimpar itens é preciso para sobreviver (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Horizon Zero Dawn: garimpar itens é preciso para sobreviver (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Seja criativo e faça bom uso do arsenal 

Além do arco e flecha, existem armadilhas, estilingues e outros instrumentos primitivos equipados com tecnologia de ponta. Use a criatividade para caçar, pois existem criaturas que simplesmente não sofrem dano de flechas comuns. Caso a Aloy esteja em desvantagem, sem causar dano, experimente trocar de equipamento ou usar armadilhas para imobilizar o dinossauro.

No início da campanha, lembre-se de priorizar a habilidade de desacelerar o tempo durante os disparos. O poder pode ser desbloqueado nos primeiros níveis – com apenas um ponto de habilidade –, e ajuda muito na hora de confrontar inimigos mais ágeis, como o Dente-Serrado.

Horizon Zero Dawn: estude os inimigos antes de avançar (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Horizon Zero Dawn: estude os inimigos antes de avançar (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Use o recurso de viagem rápida e aproveite a montaria

Poupe o seu tempo e invista, logo de cara, no pacote de viagem rápida conhecido como "Golden Fast Travel Pack". Com ele, Aloy consegue fazer uma viagem rápida sem custos para qualquer acampamento já visitado no mapa. Dessa forma, você poderá cumprir missões sem a necessidade de percorrer grandes distâncias para ir do ponto A ao ponto B.

O pacote especial é vendido nos principais comerciantes, mas recomendamos o vendedor de Meridiana, que fica próximo à ponte da cidade, já que é uma das primeiras regiões visitadas na jornada. O Golden Pack exige uma boa quantidade de matéria-prima para ser concebido, como cacos, pele de raposa e carne gordurosa.

A locomoção de Aloy não depende apenas da viagem rápida. A nossa protagonista pode domar feras para transformá-las em montarias, o que agiliza muito o progresso na história. Assim que as missões introdutórias forem concluídas, a heroína recebe um item para converter máquinas, ou seja, para torná-las aliadas. Se aproxime da criatura desejada de forma cautelosa e use o acessório para controlar suas ações.

Horizon Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony) (Foto: Horizon Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony))Horizon Zero Dawn (Foto: Divulgação/Sony)

PlayStation 4 ou PC: qual é o melhor? Comente no fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Silva
    2017-03-06T17:02:35

    Nem li a matéria e nem vi gameplay, a num ser da E3, feita pela propria produtora. A dica q eu dou é sempre derrotar vigias e galopes no inicio, depois fazer missões secundárias, missões de caça, e varias outras q não são principais (faça alguama, porem priorize as mais simples) pra aumentar d niveis, com dois dias de jogos já to no nivel 40 (30 trofeus conquistados) e com todas as armas liberadas, faça isso e o sucesso é garantido