Redes sociais

13/03/2017 08h00 - Atualizado em 13/03/2017 08h00

Twitter para Windows 10 transforma microblog 'em navegador'; saiba usar

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Twitter para Windows 10 ganhou um sistema de abas que permite que o usuário acesse múltiplos assuntos ao mesmo tempo. Bastante similar ao que acontece nos navegadores, a novidade é ideal para quem deseja pesquisar um tópico ou perfil no microblog sem ter que fechar o atual. Além disso, também é possível deixar as notificações e áreas como Moments e mensagens sempre ao alcance. Confira como usar as guias no app oficial para o sistema operacional da Microsoft.

Twitter lança Moments Analytics; saiba como funciona sua audiência

Twitter para Windows 10 ganhou abas em atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Twitter para Windows 10 ganhou abas em atualização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como ativar a função de abas

Por padrão, a função de abas é ativada automaticamente no aplicativo do Twitter para o Windows 10. Caso não encontre o recurso, procure por atualizações para o app na Windows Store. Se não funcionar, veja a seguir como ativar o recurso nas configurações do aplicativo:

Passo 1. Na tela inicial do Twitter, toque na guia “Conta”;

Clique na opção Conta para ativar abas do Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique na opção Conta para ativar abas do Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. No seu perfil, toque sobre o botão “Configurações”;

Abra as configurações do aplicativo do Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra as configurações do aplicativo do Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Selecione a guia “Personalização”;

Abas podem ser ativadas nas configurações do app do Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abas podem ser ativadas nas configurações do app do Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Clique na chave para ativar a função “Abas”;

Clique na chave para ativar funções de abas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique na chave para ativar funções de abas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Clique em ''Salvar'';

Clique em Salvar para ativar função de abas no Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em Salvar para ativar função de abas no Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. O aplicativo avisará que é preciso reiniciá-lo para as abas serem ativadas. Clique em “Sim” e abra o aplicativo do Twitter;

Twitter para Android precisa ser reiniciado para configurações entrarem em vigor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Twitter para Android precisa ser reiniciado para configurações entrarem em vigor (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! O Twitter deverá ser iniciado com as guias já ativas no topo da tela. Confira a seguir como o recurso funciona.

Como usar as abas do Twitter

Abrir nova aba

Quando quiser pesquisar por outro assunto no Twitter sem fechar o feed atual, clique sobre o botão de “+”, localizado no canto superior direito da tela. Uma nova aba será aberta no feed inicial do microblog, bastando apenas o usuário navegar para o perfil, hashtag, Moments, notificações ou área desejada. Durante nossos testes, só foi possível criar até quatro abas simultâneas.

Clique no botão + para abrir nova aba no Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no botão + para abrir nova aba no Twitter para Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Navegar entre abas e fechar

Para navegar entre as guias abertas no Twitter, clique na parte superior da tela da mesma forma como é feito em um navegador. Caso queira voltar para a tela anterior, basta clicar no botão de “Voltar” no canto esquerdo da barra de título do app. Por fim, é possível fechar uma guia tocando sobre o ''X''.

Usuário pode navegar entre guias do Twitter como faz no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode navegar entre guias do Twitter como faz no navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Abrir nova janela

Além de trabalhar com abas, o aplicativo do Twitter para Windows 10 pode ter uma nova janela aberta.

A instância atual do microblog funciona de forma independente da original, permitindo que o usuário abra mais quatro abas se quiser acompanhar mais assuntos. Para fazer isso, toque sobre o menu de três pontos e selecione “Nova janela”.

Usuário pode abrir mais de uma janela do aplicativo do Twitter no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode abrir mais de uma janela do aplicativo do Twitter no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ocultar abas

Caso não goste do sistema de navegação por abas do Twitter, clique sobre o menu de tr~es pontos e selecione a opção “ocultar abas”. O aplicativo fechará automaticamente as guias, mas o usuário poderá reativá-las novamente seguindo o passo a passo da primeira etapa deste tutorial.

Usuário pode ocultar todas as guias do Twitter se não gostar da função (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode ocultar todas as guias do Twitter se não gostar da função (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares