Computadores

01/04/2017 06h00 - Atualizado em 01/04/2017 06h00

Como fazer o computador iniciar mais rápido com o Startup Delayer

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Quem tem muitos aplicativos instalados no PC pode sofrer com a demora para o computador iniciar. Para tornar o processo mais rápido uma dica é adiar a inicialização de determinados softwares que não serão utilizados assim que o sistema abrir, como editores de vídeo ou apps de música, com programa Startup DelayerO software grátis para Windows trabalha de forma simples e intuitiva e permite que o usuário escolha quais aplicativos quer adiar por horas, minutos ou segundos após ligar o PC. 

Confira os notebooks mais indicados para uso casual e doméstico

Confira, a seguir, o passo a passo de como fazer o computador iniciar mais rápido com o Startup Delayer. A dica deve ajudar quando sentir que o Windows está “pesado”, demorando para engatar de forma fluida após ligar o sistema operacional.

Notebook demorando para ligar? Veja como fazer o PC iniciar mais rápido (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Notebook demorando para ligar? Veja como fazer o PC iniciar mais rápido (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Baixe o Startup Delayer no TechTudo Downloads. Após a instalação, abra o software e clique em “Opções”, no canto superior direito;

Abra as Opções do Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Abra as "Opções" do Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 2. Clique em “Aplicativos ao iniciar” na aba superior e vá em “Configurar valores ociosos pelo comportamento”;

Na segunda aba superior, clique em Configurar valores ociosos no Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Na segunda aba superior, clique em "Configurar valores ociosos" no Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 3. Na régua, defina como quer que seu PC inicie: mais tranquilo ou mais rápido. Cada ponto de ajuste faz com que o CPU e o disco trabalhem mais; ou menos. Após decidir a sua configuração ideal clique em “Salvar”;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Defina como quer iniciar o PC: mais tranquilo ou mais rápido (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Defina como quer iniciar o PC: mais tranquilo ou mais rápido (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 4. Volte para a página principal do software e procure por apps que você não precisa utilizar logo que o computador inicia, como programas de música ou edição de vídeo. Neste caso, evite configurar o antivírus para que ele inicie normalmente junto com o PC e garanta total segurança.

Como exemplo, neste tutorial será usado o Spotify. Encontre o software que deseja adiar a inicialização. Na parte debaixo da tela será possível escolher entre adiamento automático e adiamento manual;

Escolha qual app quer que o Startup Delayer faça o adiamento (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Escolha qual app quer que o Startup Delayer faça o adiamento (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 5. Selecione o manual e ajuste para depois de quantas horas, minutos ou segundos quer que o app inicie após ligar o PC. Tente pensar em quais momentos você costuma utilizar o programa no seu dia. Após fazer o ajuste clique em “Aplicar e adiar”;

Ajuste quanto quer adiar o app com o Startup Delayer e aplique a configuração (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Ajuste quanto quer adiar o app com o Startup Delayer e aplique a configuração (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 6. Os apps adiados para a inicialização ficarão no topo da página principal do Startup Delayer de acordo com cada ajuste;

Todos os apps adiados serão exibidos no topo da página principal do Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Todos os apps adiados serão exibidos no topo da página principal do Startup Delayer (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Passo 7. A partir da próxima vez que reiniciar o PC, o software deve avisar quando todos os programas, inclusive os adiados, estiverem prontos para uso. Aproveite o Startup Delayer para tornar a inicialização do seu Windows mais rápida sem afetar aplicativos essenciais.

Startup Delayer avisa quando todos os apps estiverem carregador após ligar o PC (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Startup Delayer avisa quando todos os apps estiverem carregador após ligar o PC (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)


 Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eraldo Leite
    2017-04-01T20:22:08  

    Troque seu HD por um SSD e esqueça tudo isso!

    recentes

    populares

    • Eraldo Leite
      2017-04-01T20:22:08  

      Troque seu M.2 sata por um floppy disk e esqueça tudo isso!

    recentes

    populares

    • Eraldo Leite
      2017-04-01T20:22:08  

      Abra uma gelada e esqueça tudo isso kkk

  • Thalys Santos
    2017-04-19T18:20:32

    O meu pc liga em 5 segundos, já está bom o suficiente

  • Fernando Godoy
    2017-04-02T07:30:21  

    Fiz um truque no meu, instalei o Linux Mint e não passei mais raiva ...

    recentes

    populares

    • Fernando Godoy
      2017-04-02T07:30:21  

      Isso aí. O bichinho roda liso no meu micro aqui!

  • Modafoca
    2017-04-02T09:29:18

    Nao precisa de programas pra fazer isso. Mais uma matéria paga!!!!

  • Woody Woodymusic
    2017-04-02T00:29:03

    ridículo tem programas muito melhores na web

  • Paulo Souza
    2017-04-01T23:05:32

    Dica ou propaganda?

  • Luiz Carlos
    2017-04-01T18:24:19

    Use o gerenciador de aplicativos.crtl+altdel. Escolha qual o aplicativo quer.simples assim é sem downloads