Sistemas Operacionais

27/04/2017 10h00 - Atualizado em 27/04/2017 10h00

Como tirar prints com o Windows Ink Workspace no Windows 10

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem uma ferramenta embutida que ajuda o usuário a tirar prints sem instalar nada. O Ink Workspace traz a função de ''Esboço da Tela'' equipada com ferramentas para cortes, desenhos e até régua e transferidor virtual. O recurso é útil para quem está insatisfeito com atalhos clássicos e simples de printscreen do sistema. Confira neste tutorial como usar a ferramenta para captura de tela.

Como usar o Windows Ink para fazer anotações na tela do Windows 10

O Windows Ink é um recurso que foi apresentado no Anniversary Update do Windows 10. Antes de prosseguir, o usuário deve conferir se o seu computador usa esta versão do sistema operacional ou posteriores.

Saiba como obter o Windows 10 para Criadores no seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Saiba como obter o Windows 10 para Criadores no seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo))Veja como tirar prints com o Windows Ink Workspace no Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Caso não esteja vendo o Windows Ink Workspace na área de notificações, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione “Mostrar o botão da estação de trabalho do Windows Ink”;

Clique com o botão direito na barra de tarefas para ativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique com o botão direito na barra de tarefas para ativar o Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Vá para a tela que deseja capturar. Em seguida, clique no ícone do Windows Ink;

Clique no ícone do Windows Ink para exibir opção de capturar tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no ícone do Windows Ink para exibir opção de capturar tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Selecione a opção “Esboço de tela”;

Selecione opção Esboço de tela para fazer print no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione opção Esboço de tela para fazer print no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O Windows fará uma captura de tela automaticamente. Em seguida, a imagem será aberta em um editor no qual é possível:

Desenhar: o usuário pode fazer traços ou escrever à mão por cima da imagem capturada. O recurso funciona tanto com o mouse, canetas ou dedos, caso a tela do notebook seja sensível ao toque. Há ferramentas de lápis, caneta esferográfica e hidrográfica, além de borracha;

Windows Ink traz ferramentas para desenho em captura de tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Ink traz ferramentas para desenho em captura de tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Régua ou transferidor: use essas ferramentas virtuais caso queira traçar linhas ou círculos com precisão. É possível usar a roda giratória do mouse para aumentar o tamanho do círculo ou virar a régua na tela;

Windows Ink tem régua e transferidor virtual para ajudar no desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Ink tem régua e transferidor virtual para ajudar no desenho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Cortar: caso não queira usar a tela inteira, basta selecionar a ferramenta de corte para selecionar a área que é de interesse;

Windows Ink permite que o usuário corte os prints da tela do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows Ink permite que o usuário corte os prints da tela do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Quando terminar, toque no botão de disquete para salvar a captura de tela ou no botão de compartilhar para enviar para amigos ou para aplicativos.

Usuário pode salvar ou compartilhar captura de tela feita com Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode salvar ou compartilhar captura de tela feita com Windows Ink (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares