Produtividade

11/04/2017 10h00 - Atualizado em 11/04/2017 10h00

Como usar o app do governo que lista carros roubados e pessoas desaparecidas

Camila Peres
por
Para o TechTudo

O aplicativo Sinesp Cidadão permite acesso direto de qualquer pessoa aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Disponível para celulares Android, Windows Phone e iPhone (iOS) e em versão web, é possível consultar listas de carros roubados, mandados de prisão e pessoas desaparecidas. Em casos de retorno positivo das pesquisas, a recomendação é que o cidadão informe imediatamente à polícia e não tome qualquer tipo de atitude, como a abordagem por conta própria.

Vale lembrar que o app não é responsável pelas informações que aparecem e que, para ter certeza, é preciso confirmar os dados em outras fontes, como Detran e Tribunais de Justiça.

Quatro aplicativos que pagam você para praticar exercícios físicos

[marca] Moto G 4 (Foto: Ana Marques/TechTudo)Aplicativo Sinesp Cidadão permite consultar veículos roubados e pessoas desaparecidas (Foto: Ana Marques/TechTudo)









Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como consultar veículos roubados

Passo 1. Abra o aplicativo Sinesp Cidadão e clique em “Veículos”.

Abra o app e vá em veículos (Foto: Reprodução/Camila Peres)Abra o Sinesp Cidadão e vá em "veículos" (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Informe a placa do veículo e toque em “Checar Situação”.

Coloque a placa do veículo que procura (Foto: Reprodução/Camila Peres)Coloque a placa do veículo que procura no app Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Em seguida, vai aparecer a situação do veículo que você procurou e informações referentes a ele, como ano, cor, marca e onde o carro está.

O resultado da busca vai aparecer (Foto: Reprodução/Camila Peres)O resultado da busca vai aparecer no Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Como consultar pessoas desaparecidas

Passo 1. Abra o aplicativo Sinesp Cidadão e clique em “Desaparecidos”.

Toque em desaparecidos para fazer a pesquisa (Foto: Reprodução/Camila Peres)Toque em "desaparecidos" no app Sinesp Cidadão para fazer a pesquisa (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Coloque o nome da pessoa desaparecida, o nome da mãe e a data de nascimento. Depois, toque em “Pesquisar Pessoa”. Em seguida, se houver resultado, irá aparecer a foto da pessoa e a data em que ela sumiu.

Preencha as informações para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)Preencha as informações no Sinesp Cidadão para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Para fazer uma busca mais avançada, clique no ícone de lupa.

Faça uma busca mais avançada (Foto: Reprodução/Camila Peres)Faça uma busca mais avançada no app Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 4. Preencha as informações necessárias e faça a busca. Em caso de positivo, irá aparecer a foto da pessoa.

Coloque as informações necessárias para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)Coloque as informações necessárias para fazer a busca no Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Como consultar mandado de prisão

Passo 1. Abra o aplicativo Sinesp Cidadão e clique em “Mandado de Prisão”.

Clique em Mandado de Prisão para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)Clique em "Mandado de Prisão" para fazer a busca no Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 2. Preencha os dados necessários e toque em “Pesquisar Mandado”. Em seguida, as informações irão aparecer.

Preencha as informações necessárias para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)Preencha as informações necessárias no app Sinesp Cidadão para fazer a busca (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Passo 3. Para fazer uma busca mais avançada, clique no ícone de lupa e informe os dados que o app pede para fazer a busca.

Faça uma busca avançada (Foto: Reprodução/Camila Peres)Faça uma busca avançada no Sinesp Cidadão (Foto: Reprodução/Camila Peres)

Qual é o melhor rastreador de celular grátis para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro
    2017-04-12T10:47:28

    VEM DO GOVERNO ????? IHHH NAO PRESTA

  • Pedro
    2017-04-12T10:39:25

    tudo que vem do governo nao presta.cuidado

  • Rodrigo Nascimento
    2017-04-12T09:59:08

    Mais velho do que andar pra frente

  • Juvencino
    2017-04-11T18:00:09  

    ISSO AI JÁ NÃO É NEM NOVIDADE

    recentes

    populares

    • Juvencino
      2017-04-11T18:00:09  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Juvencino
      2017-04-11T18:00:09  

      ta faltando assunto na techtudo, ou contrataram o chaves

  • Cassiano Filho
    2017-04-11T23:55:39

    Esse app é mais velho que minha bisavó... Nem tinham criado o smartphone ainda. Esse Techtudo tá muito atrasado.