Sistemas Operacionais

14/04/2017 08h00 - Atualizado em 14/04/2017 08h00

Como usar o bloqueio dinâmico do Windows 10 para proteger seu PC

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Creators Update do Windows 10 adicionou uma nova forma de manter o seu computador protegido. Trata-se do bloqueio dinâmico, que utiliza o pareamento via Bluetooth com um celular para determinar quando o usuário está perto ou não da máquina. Assim, não é mais preciso ter que se preocupar em bloquear o PC com senha toda vez que sai de casa ou do trabalho. Confira neste tutorial do TechTudo como ativar o Dynamic Lock e proteja seu computador.

Como comprimir arquivos e economizar espaço no HD com Windows 10

Saiba como obter o Windows 10 para Criadores no seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Saiba como obter o Windows 10 para Criadores no seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo))Saiba como usar o bloqueio dinâmico do Windows 10 para proteger seu PC (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como o bloqueio dinâmico funciona? E o que é preciso?

Para usar o Dynamic Lock no Windows 10, o usuário precisa de um PC com conectividade Bluetooth e um celular com Android, iOS ou Windows Mobile. Feito isso, é necessário parear os dispositivos, conforme mostraremos a seguir, e mantê-los conectados constantemente. Enquanto o smartphone estiver por perto, o sistema manterá o computador desbloqueado.

Quando celular e PC perdem a conexão, o bloqueio dinâmico entra em ação, “trancando” o sistema operacional e exigindo a senha (se ativada) para o uso. Antes de ativar o recurso, contudo, o usuário deve levar em consideração o campo de alcance da conexão Bluetooth, que normalmente é de até 10 metros. 

Como usar o bloqueio dinâmico

Etapa 1. Pareando o PC e o celular

Passo 1. Abra as configurações do Windows e clique em “Dispositivos”;

Clique em dispositivos para sincronizar celular e PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em dispositivos para sincronizar celular e PC no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na guia “Bluetooth e outros dispositivos”, clique na chave para ativar o Bluetooth;

Ative a conectividade Bluetooth no Windows 10 para parear celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ative a conectividade Bluetooth no Windows 10 para parear celular (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo”. Nesse momento, confira se o Bluetooth do celular está ativado e visível;

Clique para adicionar novo dispositivo via conexão Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique para adicionar novo dispositivo via conexão Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Clique na opção “Bluetooth” na janela que se abre;

Escolha sincronizar o celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Escolha sincronizar o celular via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Windows começará a procurar pelos dispositivos próximos e exibirá uma lista. Clique no seu celular;

Clique no seu celular para pareá-lo via Bluetooth com o Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique no seu celular para pareá-lo via Bluetooth com o Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Durante o pareamento, tanto o PC como o celular mostrarão um código, que deverá ser o mesmo em ambos. Caso esteja tudo certo, confirme;

Windows 10 mostra o mesmo código nos dois aparelhos a serem conectados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 mostra o mesmo código nos dois aparelhos a serem conectados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Caso esteja tudo certo, o Windows confirmará a conexão. Clique em ''Concluído'';

Windows 10 terminará o pareamento com o celular e usuário poderá usar o bloqueio dinâmico (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 terminará o pareamento com o celular e usuário poderá usar o bloqueio dinâmico (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica. Após parear o seu celular com o PC, é possível ligar o Bluetooth e fazer a conexão a partir da central de ação do Windows. Basta acessar na barra de tarefas ou usar o atalho “Tecla Windows + A”

Usuário pode ativar o Bluetooth a partir da Central de Ações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode ativar o Bluetooth a partir da Central de Ações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Etapa 2. Ativando o bloqueio dinâmico

Passo 1. Volte à página inicial das configurações do Windows e clique em “Contas”;

Clique na opção contas para ativar o bloqueio dinâmico do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique na opção contas para ativar o bloqueio dinâmico do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Selecione a guia “Opções de entrada”;

Selecione a guia Opções de Entrada nas configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a guia "Opções de Entrada" nas configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Role a tela e marque a opção “Bloqueio Dinâmico”;

Ative Bloqueio dinâmico para que Windows 10 seja trancado quando o usuário sair do alcance (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ative "Bloqueio dinâmico" para que Windows 10 seja trancado quando o usuário sair do alcance (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora o seu computador será bloqueado sempre que você sair do campo de alcance do Bluetooth.

Windows 10 com problemas no Explorador de Arquivos: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares