ENEM 2018: seis sites com simulados e questões para estudo

Sites oferecem simulados e provas de anos anteriores para participantes do ENEM estudarem para o exame

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O ENEM 2018 já está em contagem regressiva com o início das provas em 4 de novembro. A menos de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, estudantes em ritmo de revisão podem utilizar serviços online com questões grátis para resolver. Sites disponibilizam simulados completos e provas de anos anteriores grátis para ajudar na preparação — alguns até calculam a nota do Enem a partir de testes. Entre eles, estão o Me Salva, o Mecflix, do Governo Federal, e o Geekie Games, com elementos de jogos. Os sites também informam os assuntos que caem no Enem e sugerem temas de redação.

Além desses recursos a mais, uma vantagem das plataformas online está em dispensar o uso de livros e apostilas físicos, que podem ser volumosos e pesar na mochila. Para decidir qual plataforma combina mais com você, confira a seguir seis sites com conteúdo para o ENEM 2018. Os acessos aos endereços eletrônicos podem ser realizados através de navegadores conhecidos no mercado como Google Chrome e Firefox.

LEIA: App te ensina inglês de jeito fácil e grátis; saiba usar

Estudantes de todo o Brasil podem se preparar para o ENEM através de plataformas online para estudos — Foto: Divulgação/Creative Commons

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Me Salva

Um dos serviços mais completos de educação online, o Me Salva (www.mesalva.com) conta com uma variedade de conteúdos voltados especificamente para o ENEM 2018. Apesar de oferecer materiais pagos, o site permite acessar provas de anos anteriores e vários tipos de simulados para treinar. Também é possível acessar uma lista de apostilas com todas as matérias e assuntos que vão cair na prova unificada. O único requisito é a criação de uma conta gratuita com e-mail, número de celular e senha.

MeSalva oferece material robusto para o prepatório do ENEM 2018 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Geekie Games

O Geekie Games (geekiegames.geekie.com.br) é uma plataforma online de ensino que aposta na gamificação para facilitar o aprendizado, ou seja, aplica recursos de jogos na exposição das matérias. O site oferece videoaulas, exercícios e simulados de todas as disciplinas em um sistema fácil de usar. A maioria dos simulados é disponível apenas para contas pagas, mas há uma boa oferta de material gratuito para explorar. Além disso, o Geekie Games conta com um simulador do SiSu, que calcula o desempenho do aluno de acordo com a nota e o peso de provas em anos anteriores.

Geekie Games — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Blog do Enem

O Blog do Enem (blogdoenem.com.br) tem uma seção de simulados com diversos conteúdos do ENEM 2018. O usuário pode selecionar as disciplinas Matemática, Português, Física, Química, Biologia, entre outras e, em cada uma delas, optar exatamente o assunto que deseja treinar. Para cada matéria há entre 10 e 40 temas diferentes para explorar nas listas de questões. A vantagem do Blog do Enem é que, além de gratuito, o serviço não exige cadastro para usar.

Blog do Enem é uma boa opção para quem deseja organizar os temas de estudo por disciplina — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Mecflix

A Mecflix (mecflix.mec.gov.br) é a plataforma oficial do Ministério da Educação com vídeos didáticos voltados para o ENEM. Embora seja um serviço de videoaulas, o material costuma trazer também questões de vários temas, acompanhados de explicações. Essa é uma maneira diferente de responder a perguntas e treinar para o exame nacional, já que é possível pausar o vídeo e tentar responder antes do professor apresentar a solução correta. O site requer apenas um cadastro gratuito para funcionar.

Mecflix é uma plataforma do Governo para os inscritos no ENEM 2018 — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Curso Enem Gratuito

Outro site que exige apenas um cadastro breve é o Curso Enem Gratuito (cursoenemgratuito.com.br). Ele disponibiliza diversas aulas e simulados grátis para acessar online, de onde quiser. A plataforma separa o conteúdo em 15 disciplinas, cada uma tem uma série de aulas e provas para testar os conhecimentos aprendidos. O site mapeia o progresso do aluno em cada assunto e mostra a contagem de erros e acertos de todas as respostas. Assim, é possível obter um panorama geral de desempenho, independentemente da matéria.

Curso Enem Gratuito traça um cenáro evolutivo do usuário, para que ele possa identificar os pontos fracos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

6. Ensino Médio Digital FGV

O portal Ensino Médio Digital da Fundação Getúlio Vargas (ensinomediodigital.fgv.br) oferece um banco de simulados e testes gratuitos criados nos moldes do ENEM. O usuário pode selecionar as áreas de conhecimento conforme a divisão oficial da prova do MEC, como "Linguagens, Códigos e suas tecnologias", por exemplo, e acessar as questões pela Internet. O site grava um histórico de desempenho para ajudar o aluno a avaliar o progresso com o passar do tempo. Para acessar o conteúdo é preciso preencher um cadastro mais longo, mas não é necessário pagar nada.

Ensino Médio Digital FGV estrutura o material de acordo com a definição oficial do Ministério da Educação — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Existe algum perigo em fazer compras online? Dê sua opinião no Fórum TechTudo.

Como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club