Jogos de ação
Publicidade
Por
Filipe Curitiba
, para o TechTudo


GTA: San Andreas é um dos maiores jogos de todos os tempos. O título da Rockstar Games é lembrado por sua história cheia de reviravoltas, personagens marcantes e um mundo aberto que mudou o moldou uma geração dos games. Lançado originalmente em 2004, o jogo segue Carl “CJ” Johnson em sua volta a Los Santos, onde precisa lidar com traições, policiais corruptos e disputas entre gangues para conseguir conquistar a vingança que tanto deseja.

Hoje, o título pode ser jogado em sua versão remasterizada, que está disponível no PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e PC (Steam e Epic Games Store) por R$ 299,90. O jogo também está disponível para dispositivos Android por R$ 19,99, ou pela Netflix, assim como no iPhone (iOS). Para quem quer relembrar a trama, personagens, as principais gangues e ver quais missões marcaram o game, o TechTudo preparou este guia completo.

Relembre a história, missões e mais de GTA San Andreas  — Foto: Divulgação/Steam
Relembre a história, missões e mais de GTA San Andreas — Foto: Divulgação/Steam

👉 Qual o melhor GTA? Opine no Fórum do TechTudo

GTA: San Andreas: relembre história, personagens, gangues e mais sobre o jogo

  1. Lançamento de GTA: San Andreas
  2. História de GTA: San Andreas
  3. Gameplay de GTA: San Andreas
  4. Personagens de destaque
  5. Quais as principais gangues de GTA: San Andreas
  6. Missões marcantes

1. Lançamento de GTA: San Andreas

GTA: San Andreas foi lançado em 2004 e rapidamente virou um fenômeno, se tornando um dos títulos de maior sucesso do PlayStation 2. E não foi apenas entre o público que ele se tornou um sucesso, visto que as críticas foram extremamente positivas. Isso é confirmado ao vermos que sua versão de PS2 teve nota 95 no Metacritic, plataforma que reúne avaliações da imprensa especializada. No entanto, isso não impediu o jogo de receber comentários negativos sobre seu conteúdo, seja pela questão de violência, ou conteúdo sexual inserido no jogo.

GTA San Andreas foi um sucesso desde seu lançamento — Foto: Reprodução/GTA Wiki
GTA San Andreas foi um sucesso desde seu lançamento — Foto: Reprodução/GTA Wiki

2. História de GTA: San Andreas

O jogo se passa no início dos anos 90 e acompanha CJ, que retorna a Los Santos para o funeral de sua mãe. Logo na sua chegada, ele é abordado pelo policial corrupto Frank Tenpenny, que usa de chantagem para forçar o protagonista a trabalhar para ele. Pouco depois, CJ reencontra Sweet, seu irmão e líder da Grove Street, e descobre que a gangue perdeu força para rivais como os Ballas e os Vagos.

De volta no meio desse caos, CJ tenta recuperar territórios e o respeito da Grove Street nas ruas, contando com o apoio de seus amigos Big Smoke e Ryder, além do seu irmão Sweet. Mas ao decorrer da trama, ele descobre que seus problemas são muito maiores do que pensa, e precisa lidar com a traição de Big Smoke e Ryder, acontecimento que o obriga a sair de Los Santos e ir para San Fierro e Las Venturas, onde se envolve em mais aventuras até conseguir retornar a Los Santos e confrontar seus inimigos.

GTA: San Andreas acompanha a jornada de CJ por Los Santos — Foto: Reprodução/Google Play Store
GTA: San Andreas acompanha a jornada de CJ por Los Santos — Foto: Reprodução/Google Play Store

3. Gameplay de GTA: San Andreas

O game conta com um mundo aberto enorme com três cidades: Los Santos, Las Venturas e San Fierro. Esse mundo oferece liberdade total para dirigir, correr, nadar, lutar e explorar. Tudo isso livremente, sem precisar se preocupar com missões. No entanto, para liberar certas partes do mapa, é preciso avançar na história. Outro ponto que enriqueceu a jogabilidade do título foi a variedade de veículos que o jogador pode pilotar, como carros, motos, aviões, helicópteros, barcos e bicicletas.

Um dos pontos legais também, é o fato de que de acordo com a evolução do personagem, suas habilidades melhoram, como a direção e sua resistência, além de poder deixar CJ completamente maromba ao fazer exercícios frequentemente, ou então, deixá-lo fora de forma, fatores que impactam a jogabilidade.

É possível malhar com CJ em Gta: San Andreas — Foto: Reprodução/Gameplayrj
É possível malhar com CJ em Gta: San Andreas — Foto: Reprodução/Gameplayrj

Nele, também é possível fazer atividades extras como ser bombeiro, policial ou taxista, o que ajuda a tornar o jogo menos enjoativo. Além disso, o jogador também pode conquistar territórios de outras gangues. Para isso, basta iniciar confrontos e vencer as ondas de ataque. Cada área conquistada gera renda e mais respeito para a Grove Street Families.

4. Personagens de destaque

Os personagens de GTA San Andreas marcaram a história do jogo por seus arcos, decisões e pelo impacto direto que tiveram na jornada de CJ. Eles ficaram marcados por representar lealdade, corrupção, humor e por serem peças importantes na construção de uma narrativa impecável. Relembre alguns deles:

  • CJ: Protagonista do jogo, CJ retorna a Los Santos após a morte da mãe e precisa reconstruir sua vida, fortalecer a Grove Street e recuperar sua reputação. Sua evolução o transforma em um faz tudo, já que precisa realizar os mais variados trabalhos para alcançar seus objetivos.
  • Frank Tenpenny: Líder da unidade policial CRASH e principal antagonista, Tenpenny usa sua influência para manipular CJ desde o início, o obrigando a realizar trabalhos sujos. Obcecado por poder e controle, ele é o grande responsável pela queda da Grove Street.
  • Big Smoke: Amigo de longa data de CJ, Big Smoke chocou os jogadores com sua traição. Ele abandona a gangue, se une aos Ballas e ao esquema de drogas de Tenpenny em busca de riqueza. Sua decisão provoca a prisão de Sweet e a fuga de CJ, e foi o ponto de virada da história.

Big Smoke é um dos personagens mais marcantes de GTA San Andreas  — Foto: Reprodução/Google Play Store
Big Smoke é um dos personagens mais marcantes de GTA San Andreas — Foto: Reprodução/Google Play Store

  • Ryder: No começo, ele parece um aliado importante para CJ, mas assim como Big Smoke, trai os amigos e opta pelo dinheiro ao invés da lealdade.
  • Sweet: Irmão mais velho de CJ e líder da Grove Street Families, ele era um defensor do código tradicional da gangue, que rejeita o tráfico e coloca a honra acima do lucro. Sua prisão durante a traição de Big Smoke e Ryder se torna uma motivação extra para CJ em sua jornada.
  • Woozie: É o líder da Tríade de San Fierro e um dos maiores aliados de CJ. Mesmo cego, é um lutador habilidoso e estrategista brilhante, que ajuda CJ a conquistar seus objetivos e expande sua influencia com a ajuda do protagonista.
  • The Truth: Hippie excêntrico e um grande conspiracionista, ele é responsável por alguns dos momentos mais doidos do jogo. Ele vive falando de teorias sobre o governo, OVNIs e experimentos secretos. Além disso, é o responsável pela missão onde os jogadores precisam queimar uma plantação de maconha.

5. Quais as principais gangues de GTA: San Andreas

As gangues são parte fundamental do jogo, pois elas ajudam a criar o ambiente único do game por seus confrontos e disputas de territórios pelo mapa. Cada uma delas possui cores, filosofias e códigos próprios, influenciando diretamente a jornada de CJ. Confira as principais organizações:

  • Grove Street Families: A gangue de CJ e Sweet, marcada pelo uso da cor verde. Diferente das rivais, ela mantém um código de honra rígido contra a venda de drogas, o que acabou enfraquecendo sua influência e poder. No início do jogo, o grupo está rachado e perdendo relevância, lutando para manter a lealdade entre seus membros.

A Grove Street Families é uma das 17 gangues de GTA: San Andreas — Foto: Reprodução/GTA Wiki
A Grove Street Families é uma das 17 gangues de GTA: San Andreas — Foto: Reprodução/GTA Wiki

  • Ballas: Os principais inimigos da Grove Street, são identificados pelas roupas roxas. São a facção mais organizada e perigosa de Los Santos no início da trama. Graças ao forte envolvimento com o tráfico e sua ligação com policiais corruptos, eles possuem armamento superior e dominam as ruas.
  • Los Santos Vagos: A maior gangue hispânica da cidade, é reconhecida pelo uso da cor amarela. São conhecidos pela agressividade e operam como uma força imprevisível no cenário do crime. Apesar das rivalidades, os líderes dos Vagos não hesitam em cooperar com os rivais, priorizando o lucro acima de qualquer rivalidade.
  • Tríades de San Fierro: Liderada pelo Woozie, a organização opera de forma mais empresarial do que as gangues de rua. Focados em jogos de azar e contrabando, eles rejeitam o comércio de drogas e se tornam aliados importantes de CJ ao longo de sua jornada.

6. Missões marcantes

A campanha de GTA: San Andreas tem missões marcantes, que ajudaram a tornar o jogo um verdadeiro sucesso. Seja em brigas de gangues nas ruas, roubos, perseguições e confrontos dignos dos grandes sucessos do cinema, fato é que cada missão ajudou a construir um grande enredo. Algumas delas são:

  • Drive-Thru: O que deveria ser um lanche rápido no Cluckin’ Bell se torna um tiroteio frenético. Ela une Sweet, Ryder, Big Smoke e CJ e os coloca em um confronto contra os Ballas. É nessa missão que temos uma das cenas mais engraçadas do jogo, que é o grande pedido de Big Smoke no Drive-Thru.
  • Wrong Side of the Tracks: Nessa missão, CJ e Big Smoke precisam perseguir de moto um trem em movimento para eliminar membros dos Vagos antes que eles fujam. CJ pilota a moto e precisa manter Big Smoke próximo dos inimigos, para que possa atirar neles. Além disso, é nessa missão que Big Smoke fala a cada falha uma das frases mais marcantes do game: “tudo o que tínhamos que fazer era seguir o maldito trem, CJ”.
  • The Green Sabre: Essa é a missão onde ocorre a grande virada da história. Nela, CJ descobre que Big Smoke e Ryder são traidores e se aliaram aos Ballas e ao policial Tenpenny. A missão carrega um peso enorme, pois resulta na prisão de Sweet e obriga CJ a sair de Los Santos.
  • Are You Going to San Fierro?: Ao lado de The Truth, CJ precisa queimar uma plantação inteira de maconha usando um lança-chamas antes que a polícia chegue. A missão é única, além de entregar momentos de humor e ação, e a chegada a cidade de San Fierro.

CJ queimando a plantação de maconha em GTA: San Andreas — Foto: Reprodução/Stilefty
CJ queimando a plantação de maconha em GTA: San Andreas — Foto: Reprodução/Stilefty

  • Supply Lines: Essa é uma das missões mais odiadas do jogo. Aqui, CJ precisa pilotar um avião de controle remoto para destruir entregadores rivais. A missão é lembrada por sua dificuldade e pelos controles sensíveis, que testavam a paciência dos jogadores.
  • Breaking the Bank at Caligula’s: Essa missão é uma das mais memoráveis do game. O plano para a execução do assalto envolve roubar uniformes, infiltrar a equipe, cortar a energia, usar óculos de visão noturna e paraquedas. É um momento que facilmente poderia ser visto em um filme de ação.
  • End of the Line: Com Los Santos tomada pelo caos, CJ invade a fortaleza de Big Smoke para dar um fim ao seu ex amigo. A missão é longa e dramática, misturando a tristeza de eliminar Big Smoke com a satisfação de perseguir e neutralizar Tenpenny, completando a vingança de CJ.

Com informações de GTA Wiki (1, 2, 3 e 4)

Veja também: GTA 6 ADIADO DE NOVO! Jogo é o MAIS AGUARDADO de TODOS OS TEMPOS?

GTA 6 ADIADO DE NOVO! Jogo é o MAIS AGUARDADO de TODOS OS TEMPOS?

GTA 6 ADIADO DE NOVO! Jogo é o MAIS AGUARDADO de TODOS OS TEMPOS?

Mais recente Próxima GTA 5 no Steam em 2025: veja se tem online, como jogar e requisitos no PC
Mais do TechTudo