Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O campeonato de Counter-Strike: Global Offensive PGL Major Cracóvia, é realizado entre os dias 16 e 23 de julho e conta com duas equipes brasileiras: Immortals e SK Gaming. Os times disputam a premiação de US$ 1 milhão ao longo dos dias do torneio e a partir de fases eliminatórias. Mas, antes de participar da competição, as duas organizações passaram por fatos curiosos e reuniram peculiaridades sobre seu desenvolvimento, fãs e até amigos famosos. Sabe quais são? Acompanhe abaixo:

Não exatamente brasileiros...

Os fãs, e quase todo mundo do meio do esporte eletrônico, consideram Immortals e SK Gaming como equipes nacionais. A verdade é que os dois são times de outros países, por conta de seus principais donos e investidores. A Immortals é norte-americana, enquanto a SK é alemã.

Immortals e SK Gaming representam o Brasil com seus jogadores — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Porém, as duas equipes são compostas por membros brasileiros quase que em sua totalidade. Todos os jogadores dos dois lados representam a “camisa verde e amarela”, incluindo o famoso Gabriel "FalleN" Toledo, pelo lado da SK Gaming, além de treinadores e diretores.

Linkin Park no CS

E por falar em donos, a banda de rock Linkin Park é uma das donas do Immortals, por meio da companhia Machine Shop co., também conhecida como “Linkin Park Inc.”, que é uma das principais investidoras da equipe.

A banda Linkin Park investe em esports — Foto: Divulgação/Linkin Park

Mas a banda divide a posição de donos da equipe com outros investidores, como o time de basquete norte-americano Memphis Grizzlies, participante da liga NBA. A SK também tem alguns patrocinadores, mas não investidores donos, bem curiosos, como a Toshiba e a Kingston.

Amigos do Neymar

Neymar Jr., jogador brasileiro de futebol e uma das maiores lendas do esporte na atualidade, é grande fã de Counter-Strike. O craque é também amigo de uma das duas equipes, a SK Gaming. Marcelo ''coldzera'' David e FalleN estavam presentes, juntamente com Epitácio "TACO" Pessoa e Fernando "fer" Alvarenga, em um encontro marcado pelo jogador.

Neymar ao lado de FalleN — Foto: Divulgação/Neymar Jr.

No final de 2016, Neymar encontrou-se com a equipe no Rio de Janeiro, onde também estava presente o surfista Gabriel Medina, dentro de sua mansão. Lá, bateram papo e, claro, jogaram “CS”. Já em janeiro de 2017, Neymar publicou em seu Instagram uma torcida por FalleN e pela SK Gaming, durante o torneio Eleague.

Outros jogos

Tanto SK Gaming, quanto Immortals, não possuem apenas equipes de Counter-Strike: Global Offensive. A SK é conhecida ainda por ter equipes em Hearthstone, jogo de cartas da Blizzard, Vainglory, um “Moba” para celulares, e League of Legends.

Vainglory é um jogo de multiplayer online de ex-funcionários da Riot Games — Foto: Divulgação/Super Evil Megacorp

Já a Immortals é um pouco mais diversificada e, além de Counter-Strike: Global Offensive e Vainglory, tem ainda equipes profissionais de League of Legends e Overwatch, e jogadores que representam a equipe no cenário competitivo de Super Smash Bros., da Nintendo.

Respeite os mais velhos

Apesar de os dois times terem grandes nomes e histórias, a SK Gaming tem mais estrada. A equipe de FalleN nasceu em 1997, com o clássico game de tiro Quake, da id Software, na Alemanha. Um pequeno grupo de jogadores e entusiastas formou o time, a partir de seu clã.

A SK Gaming tem mais tempo de estrada — Foto: Divulgação/SK Gaming

A Immortals é mais recente e surgiu em 2015, para competir principalmente em League of Legends. Com o tempo, a organização expandiu para outros títulos, entre eles Counter-Strike Global Offensive.

Maiores conquistas

Os dois times somam conquistas sem precedentes ao longo de sua história, mas é inegável que a SK Gaming rendeu mais frutos positivos em quase todos os torneios em que participou com Counter-Strike, seja Global Offensive ou a versão 1.6.

Counter-Strike Global Offensive — Foto: Divulgação/Valve

Entre os principais torneios, a SK ficou em primeiro lugar no ESL One: Cologne de 2017, no Intel Extreme Masters XII do mesmo ano e em segunda colocação no DreamHack Masters, em Las Vegas, também no mesmo período. Já a Immortals tem como destaque a primeira colocação no Northern Arena 2016, no Canadá, e também no DreamHack Summer, do mesmo ano, na Suécia.

O mais famoso

Entre todos os jogadores, dos dois times, o mais famoso da atualidade é FalleN. Ele joga como “Awper”, ou seja, especializado na arma AWP, rifle de longo alcance, e já foi eleito o profissional mais influente dos esports no Brasil em 2015. FalleN comanda ainda uma organização de CS: Global Offensive, que disputa torneios e ensina novos jogadores.

FalleN é destaque na SK — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Antes da SK Gaming, FalleN fez história na equipe Luminosity Gaming, ao lado de outros colegas brasileiros, onde fez história e deu ao país um título mundial, após 10 anos – no Major League Gaming Columbus, de 2016. Na ocasião, o time levou a premiação de US$ 500 mil, contra a Natus Vincere.

Outros nomes

Há outros nomes de destaque no cenário, principalmente na SK Gaming, que inclui ainda coldzera, considerado um dos melhores jogadores da atualidade e também na posição de Awper. Assim como FalleN, coldzera estava presente na vitória da Luminosity contra a Natus Vincere, no MLG Columbus, de 2016.

Coldzera é outro destaque na equipe — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Fernando "Fer" Alvarenga, Epitácio "TACO" de Melo e João "Felps" Vasconcellos complementam a escalação da SK Gaming. Já a Immortals conta com Henrique "HEN1" Teles, Vito "kNg" Giuseppe, Lucas "LUCAS1" Teles, Ricardo "boltz" Prass e Lucas "steel" Lopez na escalação.

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo