Navegadores de Internet servem para acessar sites na web. Há vários tipos de navegadores: móveis (para Android, Windows Phone e iOS), para dekstop (PCs Windows, Linux e Mac OS) e outras para dispositivos como smart TVs. Gigantes conhecidos como Opera, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari (Apple), Internet Explorer e Microsoft Edge tem soluções para acessos rápidos, com controle de GPS e outras funções. Todos são grátis e os mais famosos também são os mais rápidos e os mais usados da internet. Veja algumas soluções de downloads para baixar.
Aurora Browser é um navegador brasileiro para Windows. Criado com o objetivo de ser mais leve e rápido, o browser oferece ferramentas nativas como adblocker, pop-up de vídeos, lupa de imagens, screenshots da tela, tradutor automático e comparador de preços.
Comodo Dragon é um navegador de Internet, para Windows, desenvolvido pela empresa de segurança de informações Comodo e baseado na tecnologia do Google Chromium.
O Dolphin Browser é um navegador gratuito para Android e iOS, que conta com uma série de facilidades. Dentre elas, estão uma barra de endereços com função de auto completar, zoom com o gesto de pinça para facilitar a leitura, e dois toques na tela para que ele redimensione todo o texto para o tamanho desejado.
Firefox é um navegador web de código aberto e multiplataforma com versões para Windows, OS X (Mac), Linux e Android, em variantes de 32 e 64 bits, dependendo da plataforma. O Mozilla Firefox possui suporte para extensões, navegação por abas, alerta contra sites maliciosos, suporte para sincronização de informações, gerenciador de senhas, bloqueador de janelas pop-up, pesquisa integrada, corretor ortográfico, gerenciador de download, leitor de feeds RSS e outros recursos.
O Google Chrome Canary é uma versão experimental do navegador do Google para Windows, Mac e Android. A versão Canary recebe as funcionalidades que serão lançadas para o Chrome, e se comporta como um teste para os desenvolvedores do navegador.
Lançado em agosto de 1995, o Microsoft Internet Explorer, ou simplesmente IE, foi por muito tempo o browser mais popular do mundo. O navegador da Microsoft atualmente está na versão 11, que foi lançada em paralelo com o Windows 10, e ocupa a terceira colocação na lista dos navegadores mais usados, atrás apenas do Google Chrome e Mozilla Firefox.
Microsoft Edge é o novo navegador web da Microsoft. O browser tem suporte para baixar aplicativos da web e extensões, até mesmo as de outros navegadores, como Chrome, com algumas modificações. Ele possui uma nova página inicial que reúne os sites mais visitados e também informações importantes. Além disso, a Cortana e o recurso de anotações ajudam a alavancar o sucessor do Internet Explorer. Inicialmente, o Edge era exclusivo do Windows 10, mas em novembro de 2017, o navegador ganhou uma versão para celulares Android e iPhone (iOS).
Opera é um navegador de Internet que usa a base do Google Chrome, mas busca se diferenciar desse e de outros concorrentes com uma grande quantidade de recursos extras bastante úteis para uma série de usuários. Um dos navegadores de Internet mais antigos ainda em atividade, já que é herdeiro do antigo Netscape, o Opera tem uma legião fiel de fãs e sempre chama a atenção com a introdução de funções inovadoras que, em grande parte dos casos, acabam sendo copiadas pelos rivais.
Safari é um navegador produzido pela Apple e incluído como o browser padrão da empresa a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3 (Panther), lançado em 2003.
UC Browser é um navegador de internet que está presente em diversas plataformas como Windows, Android, iOS e até mesmo Windows Phone. Sua principal proposta é ser um aplicativo leve, mas que traz uma boa diversidade de recursos. Entre os destaques está a navegação incógnita, configuração de temas e bloqueio de anúncios.
Vivaldi Browser é um navegador feito pelo ex-CEO do Opera (Jon von Tetzchner) que impressiona pelo seu design limpo, pela rapidez de carregamento de páginas e recursos como o agrupamento de tabs. Algumas funções interessantes, entretanto, como a integração com webmail, sincronia de histórico e bookmarks entre devices e extensões ainda não funcionam perfeitamente, mas vale o teste. O Vivaldi é gratuito e está disponível para Windows, Mac OS e Linux (Debian).