Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


O Atari 2600 foi o ponto de origem para muitos gêneros dos videogames, e fãs nostálgicos se lembram com grande paixão dos jogos de corrida da época. Décadas antes do fotorrealismo atual ou da capacidade de representar bem os carros e cenários na tela o videogame, a Atari dava os primeiros passos com clássicos como Enduro e Grand Prix no anos 70 e 80. Relembre alguns desses títulos e como superavam as limitações gráficas da época.

Enduro

O jogo de corrida mais popular do Atari foi um dos primeiros a adotar uma visão pseudo-3D da corrida, a qual acompanhava o carro visto de trás. A competição era intensa e contava até com uma parte noturna a qual só era possivel ver as luzes dos oponentes. Tudo com um truque de programação que utilizava linhas brancas para simular a pista em frente a um fundo de uma cor só.

Entre todos os games de corrida do Atari 2600 o clássico Enduro é de longe o mais nostálgico — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki Entre todos os games de corrida do Atari 2600 o clássico Enduro é de longe o mais nostálgico — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki

Entre todos os games de corrida do Atari 2600 o clássico Enduro é de longe o mais nostálgico — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki

Dragster

Não exatamente popular, Dragster era um dos poucos jogos de corrida que tinha visão lateral e tentava transpor o mundo das rápidas e curtas Drag Races, corridas em linha reta para testar a potência do motor. Ele era uma espécie de minigame competitivo para duas pessoas o qual com apenas um botão você precisava acelerar sem estourar seu motor para chegar em primeiro em uma "corrida" que durava pouco mais de três segundos.

Dragster sofria por uma falta de modos extras, mas como muitos games do Atari 2600 nos trazia variedade — Foto: Reprodução/AtariAge Dragster sofria por uma falta de modos extras, mas como muitos games do Atari 2600 nos trazia variedade — Foto: Reprodução/AtariAge

Dragster sofria por uma falta de modos extras, mas como muitos games do Atari 2600 nos trazia variedade — Foto: Reprodução/AtariAge

Grand Prix

Um estilo mais comum de corrida para os games do Atari era a visão aérea, como Grand Prix. Era preciso ter reflexos rápidos para desviar de seus adversários, pois quanto mais rápido você estava, maior a chance de bater neles em vez de ultrapassá-los. O jogo ainda tornava tudo mais difícil com poças de óleo e uma grande penalidade em velocidade por cada batida.

Grand Prix era um dos games de corrida mais divertidos do Atari 2600 mas exigia reflexos — Foto: Reprodução/VideoGameCritic Grand Prix era um dos games de corrida mais divertidos do Atari 2600 mas exigia reflexos — Foto: Reprodução/VideoGameCritic

Grand Prix era um dos games de corrida mais divertidos do Atari 2600 mas exigia reflexos — Foto: Reprodução/VideoGameCritic

Indy 500

Também em visão aérea, mas diferente de outros games do estilo, Indy 500 apostava em carros pequenos como se fossem miniaturas. Ele também utilizava controles especiais de corrida que possuíam algo parecido com rodas no topo que podiam ser giradas para fazer as curvas. Indy 500 é um jogo que ainda é divertido até para os padrões atuais e se destacava por ter uma grande quantidade de modos, entre eles uma caça a pontos em estilo arena e até pega-pega.

Além de ser divertido por si só, Indy 500 do Atari 2600 também possuía uma série de modos extras — Foto: Reprodução/VideoGameCritic Além de ser divertido por si só, Indy 500 do Atari 2600 também possuía uma série de modos extras — Foto: Reprodução/VideoGameCritic

Além de ser divertido por si só, Indy 500 do Atari 2600 também possuía uma série de modos extras — Foto: Reprodução/VideoGameCritic

Pole Position

Apesar de ter sido lançado com certa proximidade a Enduro, os gráficos de Pole Position eram muito mais detalhados e impressionantes para sua época. Enquanto o primeiro game dependia de linhas para formar as pistas, Pole Position tinha zebras e carros mais elaborados. A jogabilidade também chamava a atenção por ser o primeiro jogo de corrida o qual era necessário correr uma volta classificatória para provar sua habilidade.

Pole Position foi um marco em matéria de corrida para o Atari 2600 e um dos games mais famosos de sua época — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki Pole Position foi um marco em matéria de corrida para o Atari 2600 e um dos games mais famosos de sua época — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki

Pole Position foi um marco em matéria de corrida para o Atari 2600 e um dos games mais famosos de sua época — Foto: Reprodução/Classic Game Room Wiki

Demolition Herby

Diferente de outras da lista, a jogabilidade de Demolition Herby é mais como a de um quebra-cabeça com temática automobilística do que uma corrida. Aqui, seu objetivo é percorrer ruas para formar quadrados que são eliminados do mapa enquanto caminhões inimigos tentam impedir o seu progresso. Apesar de pouco impressionante graficamente, este é um dos únicos jogos com a ideia de trânsito e ruas na lista.

Demolition Herby não impressiona graficamente, mas é um dos poucos games do Atari 2600 com ruas para percorrer — Foto: Reprodução/Games Database Demolition Herby não impressiona graficamente, mas é um dos poucos games do Atari 2600 com ruas para percorrer — Foto: Reprodução/Games Database

Demolition Herby não impressiona graficamente, mas é um dos poucos games do Atari 2600 com ruas para percorrer — Foto: Reprodução/Games Database

Fatal Run

Lançado um pouco mais longe de Enduro e Pole Position, Fatal Run trazia muitos dos truques gráficos dos games anteriores. Tratava-se de um jogo de corrida relativamente simples sobre ultrapassar seus adversários, mas os cenários contavam com mais detalhes e era possível explodir seu carro nas batidas.

Fatal Run pegava alguns dos melhores truques de Enduro e Pole Position para alcançar os limites do Atari 2600 — Foto: Reprodução/8-Bit Central Fatal Run pegava alguns dos melhores truques de Enduro e Pole Position para alcançar os limites do Atari 2600 — Foto: Reprodução/8-Bit Central

Fatal Run pegava alguns dos melhores truques de Enduro e Pole Position para alcançar os limites do Atari 2600 — Foto: Reprodução/8-Bit Central

Bump n Jump

Mais voltado para enfrentar obstáculos e inimigos no percurso, Bump n Jump era um game de corrida originário dos fliperamas que tinha como principal diferencial a capacidade de pular com seu carro. Além de bater em outros veículos para jogá-los contra as paredes, o game permitia que o jogador saltasse e esmagasse seus oponentes de maneira bem divertida. Uma curiosidade é que os saltos eram simulados ao aumentar o tamanho do carro na tela em visão aérea.

Em meio a outros jogos de corrida Bump n Jump conseguiu um diferencial divertido no Atari 2600 — Foto: Reprodução/Atarimania Em meio a outros jogos de corrida Bump n Jump conseguiu um diferencial divertido no Atari 2600 — Foto: Reprodução/Atarimania

Em meio a outros jogos de corrida Bump n Jump conseguiu um diferencial divertido no Atari 2600 — Foto: Reprodução/Atarimania

Spy Hunter

Outro game baseado em um fliperama, Spy Hunter era um jogo de corrida repleto de combate, como clássicas histórias de James Bond, com direito a trechos em que o carro virava uma lancha. O game não venceu tantas limitações gráficas, já que sua versão para o Atari é aquém a outras, mas o jogo fez de tudo para aproveitar ao máximo o sistema. Um exemplo é que Spy Hunter utilizava dois controles do videogame para oferecer maior controle sobre suas engenhocas e a clássica música "Peter Gunn Theme" foi mantida.

A versão do Atari 2600 de Spy Hunter é bem aquém a outras, mas ainda fez grande esforços — Foto: Reprodução/Atarimania A versão do Atari 2600 de Spy Hunter é bem aquém a outras, mas ainda fez grande esforços — Foto: Reprodução/Atarimania

A versão do Atari 2600 de Spy Hunter é bem aquém a outras, mas ainda fez grande esforços — Foto: Reprodução/Atarimania

Motocross Racer

Cada jogo de corrida do Atari 2600 escolhia um tipo de ponto de vista para sua corrida, porém no meio deles havia o inesperado Motocross Racer, um game que simplesmente tentou fazer todos eles juntos. Inicialmente a disputa é como um Enduro sem pista, apenas com obstáculos, mas depois a competição adota algo semelhante a uma visão aérea e encerra com uma parte com ação lateral.

Motocross Racer não se satisfazia com apenas um estilo de corrida no Atari 2600 — Foto: Reprodução/MobyGames Motocross Racer não se satisfazia com apenas um estilo de corrida no Atari 2600 — Foto: Reprodução/MobyGames

Motocross Racer não se satisfazia com apenas um estilo de corrida no Atari 2600 — Foto: Reprodução/MobyGames

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