Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Clips é o novo editor de vídeos da Apple, que se destaca por ter recursos avançados – como a capacidade de converter fala em texto escrito –, além da possibilidade de inserir stickers e filtros variados às suas mídias. No entanto, o app é exclusivo para download no iPhone e iPad (iOS), deixando os donos de celulares com Android de fora da novidade.

Felizmente, os usuários do sistema do Google têm à disposição vários editores sofisticados, capazes de incluir filtros, aplicar efeitos personalizados, inserir música, áudio ou legenda, assim como o aplicativo da maçã. Veja, na lista a seguir, seis alternativas gratuitas ao Apple Clips para Android.

Apps de vídeo: veja alternativas ao Clips para celulares Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Apps de vídeo: veja alternativas ao Clips para celulares Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Apps de vídeo: veja alternativas ao Clips para celulares Android — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Quik

O Quik é um editor de vídeos gratuito da GoPro. Ele permite criar filmes a partir de fotos e vídeos armazenados no dispositivo ou cartão SD, bem como mídias importadas do Google Fotos, Facebook e da nuvem da GoPro (esta última por enquanto ainda não está disponível no Brasil). O conteúdo pode ser combinado de acordo com a preferência do usuário, que consegue adicionar legendas e título, alterar a fonte, destacar trechos do clipe, cortar, girar e escolher duração da gravação.

Quik, editor de vídeo gratuito da GoPro para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Quik, editor de vídeo gratuito da GoPro para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quik, editor de vídeo gratuito da GoPro para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O aplicativo ainda traz mais de 20 efeitos de filmagem, que já têm uma trilha sonora padrão. No entanto, é possível alterar a música para faixas disponibilizadas pela GoPro ou armazenadas no celular, ou mesmo desativar áudio completamente. Além dos efeitos, o usuário pode aplicar quatro filtros por cima, aumentando as possibilidades de edição. Não há marca d'água no filme, mas ao final é exibido o logo da GoPro, que pode ser retirado facilmente. O resultado pode ser compartilhado nas redes sociais ou salvo no smartphone.

2) Magisto

O Magisto tem dois perfis de edição: o pessoal, que é gratuito; e o comercial, que é pago. Na versão grátis, o app combina fotos e/ou vídeos para criar um filme entre 15 e 75 segundos. As mídias podem ser capturadas com a câmera do próprio aplicativo, selecionadas a partir do dispositivo ou importadas do Google Drive.

Magisto cria vídeos com efeitos e músicas no Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Magisto cria vídeos com efeitos e músicas no Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Magisto cria vídeos com efeitos e músicas no Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O usuário pode escolher entre diversos filtros e trilhas sonoras, embora não consiga alterar a ordem das imagens no clipe. Após adicionar o título, basta pressionar o botão "Faça meu filme!" para que o resultado seja gerado automaticamente pelo Magisto.

3) Movie Maker Filmmaker

O Movie Maker Filmmaker é um editor com características de rede social. Ele permite seguir pessoas, curtir e comentar em seus vídeos, exigindo cadastro ou login via Facebook. Depois de logado, o usuário pode criar filmes de até 30 segundos com fotos e vídeos do dispositivo.

Movie Maker Filmmaker, editor de vídeo e rede social para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Movie Maker Filmmaker, editor de vídeo e rede social para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Movie Maker Filmmaker, editor de vídeo e rede social para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível cortar, girar, estender frames, aplicar filtros e animações divertidas e escrever texto em cima do vídeo. O aplicativo ainda conta com efeitos extras, que podem ser obtidos convidando amigos ou fazendo review do serviço na Google Play Store. As criações podem ser compartilhadas externamente com outras redes sociais, incluindo Facebook, Twitter e WhatsApp.

4) FilmoraGo

O FilmoraGo tem uma vasta lista de funcionalidades. O editor consegue importar fotos e vídeos do Facebook, Instagram e Google Fotos, além de carregar os armazenados no celular. No menu de edição é possível cortar o clipe, incluir títulos e legendas, colocar narrações em off, inserir camadas, mixar áudios, aplicar efeitos animados, girar, alterar a velocidade de reprodução e ajustar o esquema de cores, entre outros recursos.

FilmoraGo, editor gratuito disponível para Android e iOS — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) FilmoraGo, editor gratuito disponível para Android e iOS — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

FilmoraGo, editor gratuito disponível para Android e iOS — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O aplicativo também permite aplicar efeitos de transição entre dois vídeos, como em uma apresentação de PowerPoint; formatar as bordas, escolhendo entre as proporções de 1:1, 16:9 e 21:9; inserir temas e escolher músicas como trilhas sonoras. Gratuito e em português, o FilmoraGo pode compartilhar o vídeo editado diretamente no Instagram, Facebook, YouTube, WhatsApp, Tumblr, Vimeo ou via e-mail.

5) Adobe Premiere Clip

O Adobe Premiere Clip é um editor gratuito, mas que requer Adobe ID para funcionar. Suas criações podem ser feitas a partir da câmera do app, dos vídeos e fotos salvos no aparelho ou das mídias armazenadas no Creative Cloud, Lightroom, Dropbox, Google Fotos e Google Drive. Uma vez que o vídeo está carregado, o usuário pode escolher entre editar o vídeo manualmente ou deixar o Clip gerar um filme editado automaticamente.

Adobe Premiere Clip, editor gratuito para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Adobe Premiere Clip, editor gratuito para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Adobe Premiere Clip, editor gratuito para Android — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As edições manuais incluem a capacidade de cortar e reordenar os clipes, girar, ajustar exposição, realces e sombras, inserir músicas, aplicar filtros, digitar um título para o filme e outros recursos. Ele pode ser sincronizado com o Adobe Premiere Pro, permitindo iniciar projetos no celular e terminá-los no PC ou Mac, por exemplo.

6) VivaVideo

O VivaVideo é um dos melhores software de edição de vídeo para Android. Ele é fácil de usar, está em português e conta com muitos recursos. As ferramentas de edição básicas estão todas disponíveis, incluindo corte, reorganização dos frames, giro, ajuste de cores e filtros. Além disso, ele permite colocar filme em câmera lenta ou acelerada, deixar o vídeo de trás para frente e inserir músicas.

Editor para Android VivaVideo faz filmes em câmera lenta ou acelerada  — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Editor para Android VivaVideo faz filmes em câmera lenta ou acelerada  — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Editor para Android VivaVideo faz filmes em câmera lenta ou acelerada — Foto: (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As criações podem ser compartilhadas no próprio app, que estimula a interação entre usuários, ou em redes sociais populares como Facebook, Instagram, WhatsApp e Youtube. Os filmes exibem uma pequena marca d'água, que só pode ser retirada com a assinatura do plano premium.

Mais do TechTudo