Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo


email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Google Earth, aplicativo de mapas em três dimensões, ganhou neste mês uma versão Web para Chrome com novas ferramentas, entre elas o Voyager, para fazer visitas guiadas a partir de locais e temas, e o "Estou com sorte" — similar ao botão do buscador —, que permite conhecer lugares fora dos principais pontos turísticos. Mais básico e com menos recursos que o app original, o Google Earth para browser foca em navegação e promete ajudar a conhecer o mundo sem sair de casa.

A seguir, confira cinco funções do novo Google Earth para viajar pelo computador. Veja como usar cada uma para explorar localizações dos seis continentes, além de conhecer detalhes por cartões dos pontos turísticos. Para usar o site é preciso ter o Chrome e uma boa conexão de Internet para carregar os mapas em 3D.

Google Earth para web tem 5 funções para você viajar pelo mundo sem sair de casa — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Google Earth para web tem 5 funções para você viajar pelo mundo sem sair de casa — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Google Earth para web tem 5 funções para você viajar pelo mundo sem sair de casa — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Explorar

A ferramenta básica dos aplicativos de mapa do Google é a "Explorar". Ao pesquisar por qualquer rua, cidade ou ponto específico é possível navegar pela região com a visão do alto ou da rua ao utilizar o Street View.

Modo Explorar está disponível no Google Earth web com Street View — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Modo Explorar está disponível no Google Earth web com Street View — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Para isso, basta clicar no ícone de lupa na aba esquerda do Earth para web e digitar o que quer encontrar. Após carregar o mapa, caso queira usar o Street View selecione o Pegman, indicado por um desenho de boneco no canto direito inferior da tela e clique na região em azul que deseja ver de perto.

2) Cartões de conhecimento

Os cartões de conhecimento inseridos no Google Earth do Chrome são semelhantes aos cards já apresentados na busca geral do Google por palavra-chave. As abas fazem um resumo do ponto turístico indicando, por exemplo, em qual país fica, quantos habitantes tem e qual a história do local.

Cartão de conhecimento oferece informações sobre local explorado no Google Earth — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Cartão de conhecimento oferece informações sobre local explorado no Google Earth — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Cartão de conhecimento oferece informações sobre local explorado no Google Earth — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Para encontrar um cartão de conhecimento na web, pesquise uma localização amplamente conhecida ou navegue por regiões com pontos turísticos. Os cards irão aparecer na lateral direita da tela. Caso queira saber mais sobre a área indicada, clique no texto ou na seta azul para abrir uma nova aba com mais informações.

3) Voo 3D

O voo 3D é uma das ferramentas mais interessantes para conhecer detalhes do mundo. Além de visualizar o mapa do alto, a função com mais de uma dimensão entrega visuais realistas das regiões. Ao pesquisar a Torre Eiffel, por exemplo, é possível observar o monumento de vários ângulos e perceber, até mesmo, a textura das superfícies, para os olhos mais detalhistas.

Voo 3D permite visualizar locais em detalhes no Google Earth — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Voo 3D permite visualizar locais em detalhes no Google Earth — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Ao navegar pelo Google Earth no Chrome, lembre-se de deixar o ícone "3D", ao lado do botão do Street View, no canto inferior direito, ativado. Com isso, todas as imagens serão carregadas em três dimensões automaticamente.

4) Voyager

O Voyager (viajante, em português) é um recurso novo para conhecer o mundo através da curadoria de especialistas. Como em uma viagem real, as visitas pelos países são "guiadas" de acordo com temas, como natureza, cultura e história.

Voyager oferece visitas "guiadas" por regiões culturais e históricas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Voyager oferece visitas "guiadas" por regiões culturais e históricas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Voyager oferece visitas "guiadas" por regiões culturais e históricas — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Usar o modo viajante é fácil: basta clicar no ícone da barra lateral esquerda indicado por um timão, o volante de um navio. Uma página com os temas disponíveis irá abrir e você poderá selecionar qual deseja conhecer. Há desde viagens pelos principais museus do mundo até a exploração de capitais como Londres e Tóquio.

5) Estou com sorte

Assim como no site principal de pesquisas do Google, o botão "Estou com sorte" nos mapas do Earth entrega um resultado personalizado para você conhecer algo que não estava esperando. Durante os testes, a função indicou principalmente pontos turísticos pouco explorados da Ásia e da África.

"Estou com sorte" do Google Earth te ajuda a conhecer pontos pouco explorados — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

"Estou com sorte" do Google Earth te ajuda a conhecer pontos pouco explorados — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Para usar a ferramenta vá até a barra lateral esquerda do Earth e clique no botão indicado por um dado, abaixo do Voyager. Automaticamente o recurso indicará a região selecionada e abrirá o cartão de conhecimento relacionado ao local.

Qual a configuração ideal para usar o Google Earth? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo
SUCESSO NO INDIEGOGO!
Aparelho transforma qualquer calçado em patins e promete ser fácil de usar
LEMBRA DELES?
Bayonetta, GTA e Bully estão entre os jogos que nem sempre chamaram a atenção pelos motivos mais nobres
Foto: (Divulgação)
BOAS COMPRAS!
A rede social também anunciou mudanças na aba "Explorar" para promover comércio no aplicativo
Foto: (Nicolly Vimercate/TechTudo)
SABIA DESSAS?
É permitido atrasar? Qual o limite de tempo para cancelar uma corrida sem ser cobrado? Confira as respostas para essas e outras perguntas.
Foto: (Carolina Ochsendorf/TechTudo)
SABIA DESSA?
Aprenda a usar a página de modelos do Office para baixar planilhas prontas para o Excel
Foto: (Pond5)
Mobile
Futuros compradores de iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR poderão usar dois chips no mesmo telefone, desde que operadora ofereça suporte.
eSIM: entenda a tecnologia dos iPhones dual chip
Polêmica
Jogo inspirado por desenhos japoneses eróticos, o “hentai”, está liberado para compra
Lado a lado
Smartphone de entrada da Apple se parece com iPhone X e tem câmera de 12 megapixels com Modo Retrato.