Lista reúne os melhores jogos de Pac-Man para consoles

O mascote amarelo da Bandai Namco já estrelou dezenas de games no mundo todo, confira alguns dos mais famosos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

Pac-Man é, ao lado de Mario e Sonic, um dos mascotes mais populares do mundo dos games. O "amarelinho" da Bandai Namco já estrelou diversos jogos para console com sucesso – e muitos deles fugiram do esquema tradicional de “comer fantasmas no labirinto”, original dos fliperamas. São games lançados no Super Nintendo, Mega Drive, PSOne, Xbox e até mesmo nos mais recentes PS4 e Xbox One. A lista abaixo contém alguns títulos que também estão disponíveis em versões portáteis. Confira.

Pac-Attack – Super Nintendo, Mega Drive – 1993

Pac-Attack foi um dos primeiros jogos do mascote amarelo a ser lançado fugindo do esquema tradicional de comer fantasmas no labirinto. Aqui a fórmula de sucesso do personagem se misturava com Tetris.

Pac-Attack para Super Nintendo e Mega Drive (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Attack para Super Nintendo e Mega Drive (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Attack para Super Nintendo e Mega Drive (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

A jogabilidade de Pac-Attack era totalmente inspirada em Tetris e contava com a presença dos fantasminhas, mas de forma que atrapalhava as peças de Pac-Man. O objetivo, como sempre neste tipo de jogo, era criar linhas com as peças que desciam do topo da tela, para eliminá-las e somar pontos.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Pac-Man 2: The New Adventures – Super Nintendo, Mega Drive – 1994

Conhecido como um dos melhores jogos do Pac-Man já lançados até hoje, Pac-Man 2: The New Adventures era um game do tipo “apontar e clicar”, no mesmo estilo que hoje temos The Walking Dead, Game of Thrones e os título da Telltale.

Pac-Man 2: The New Adventures (Foto: Reprodução/Retro Gaming) Pac-Man 2: The New Adventures (Foto: Reprodução/Retro Gaming)

Pac-Man 2: The New Adventures (Foto: Reprodução/Retro Gaming)

Voltado para a narrativa e contando a história de Pac-Man como morador de uma pacata cidade, Pac-Man 2: The New Adventures também apresentava gráficos muito bonitos para a época em que foi lançado – além de quebra-cabeças inteligentes a serem resolvidos.

Pac-In-Time – Super Nintendo – 1994

Pac-In-Time funcionava como uma continuação de Pac-Man 2: The new Adventures. Tanto que a vilã principal era a mesma. O game, contudo, perdeu seu estilo de “apontar e clicar” e se tornou uma aventura de plataformas 2D.

Pac-In-Time de 1994 (Foto: Reprodução/Retro Gaming) Pac-In-Time de 1994 (Foto: Reprodução/Retro Gaming)

Pac-In-Time de 1994 (Foto: Reprodução/Retro Gaming)

Alguns fãs não gostaram da mudança, já que o título anterior havia sido criativo e divertido, mas Pac-In-Time foi aprovado pela maioria, sendo uma das aventuras mais populares do mascote até hoje.

Pac-Man World – PSOne – 1999

Comemorando os 20 anos do personagem, foi lançado, em 1999, o jogo Pac-Man World, seguindo de perto o que estava acontecendo com outras figuras marcantes dos games, como Mario e Sonic, levando Pac-Man a uma aventura de ambientação 3D.

Pac-Man World de 1999 para PlayStation (Foto: Reprodução/Alvanista) Pac-Man World de 1999 para PlayStation (Foto: Reprodução/Alvanista)

Pac-Man World de 1999 para PlayStation (Foto: Reprodução/Alvanista)

Pac-Man World trouxe o personagem a uma aventura que mesclava momentos de movimentação livre e outros que o colocavam de volta no labirinto, mas agora com perspectiva em três dimensões, para caçar os fantasmas e se ver livre em seu caminho.

Pac-Man Fever – GameCube, PS2 – 2002

Pac-Man Fever foi o primeiro jogo da marca a ser no estilo “party”, similar a títulos como Mario Party e Dengeki Street. O jogador controla os personagens em um jogo de tabuleiro virtual, com diversas provas e competições. Claro que o foco está no multiplayer, e por isso não é indicado jogar sozinho.

Pac-Man Fever tem foco no multiplayer (Foto: Reprodução/Cool Rom) Pac-Man Fever tem foco no multiplayer (Foto: Reprodução/Cool Rom)

Pac-Man Fever tem foco no multiplayer (Foto: Reprodução/Cool Rom)

O mais divertido é que Pac-Man Fever contava com outros personagens da Bandai Namco, como Heihachi (série Tekken), Astaroth (SoulCalibur) e Reiko Nagase (Ridge Racer). Assim, apesar de ser um game de Pac-Man, ele contava com elenco variado.

Pac-Man World 2 – GameCube, PS2, Xbox – 2002

Continuando o sucesso do primeiro Pac-Man World, o segundo game chegou anos depois ao GameCube, PS2 e Xbox, com Pac-Man World 2. Ele mantinha o sistema original de ser um título de aventura em plataforma 3D, inclusive com controles muito parecidos.

Pac-Man World 2 chegou ao Gamecube, PS2 e Xbox (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Man World 2 chegou ao Gamecube, PS2 e Xbox (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man World 2 chegou ao Gamecube, PS2 e Xbox (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man World 2 melhora alguns detalhes do original e apresenta ainda o modo Time Trial, que permite repetir as fases já avançadas, tentando bater o tempo original. O jogo apenas usou a mesma fórmula de sucesso para garantir diversão com gráficos melhores.

Pac-Man World Rally – PS2, GameCube – 2006

E como copiar fórmulas de sucesso é uma constante no mundo dos games, Pac-Man World Rally chegou em 2006 para levar o mascote da Bandai Namco a um jogo no estilo Mario Kart, contendo todos os seus principais personagens.

Pac-Man World Rally chegou em 2006 (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Man World Rally chegou em 2006 (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man World Rally chegou em 2006 (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Assim como em Mario Kart, Pac-Man World Rally usa elementos cômicos durante as corridas, como itens que podem ser usados contra oponentes, batidas inesperadas e outros elementos comuns ao gênero.

Pac-Man Championship Edition DX – Xbox 360, PS3 – 2010

Pac-Man Championship Edition DX volta à fórmula clássica de colocar Pac-Man em um labirinto repleto de fantasmas, mas modifica alguns elementos tradicionais e deixa o game com bem mais ação do que os fãs estão acostumados.

Pac-Man Championship Edition DX (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Man Championship Edition DX (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man Championship Edition DX (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Aqui, itens e outros efeitos modificam as fases, o Pac-Man e até os fantasmas. O jogo pode ficar mais rápido, ter efeitos visuais de explosão, gerar fases aleatórias no meio de uma partida, e lidar com esses fatores em tempo real é papel do jogador. Pac-Man Championship Edition DX é um jogo dinâmico e cheio de inovações.

Pac-Man and the Ghostly Adventures – Xbox 360, PS3 – 2013

Pac-Man and the Ghostly Adventures pega emprestado o que fez sucesso em Pac-Man World e coloca em um novo game, agora baseado no desenho animado de mesmo nome. Pac-Man lida com os fantasmas novamente, mas em um mundo de aventuras 3D.

Pac-Man and the Ghostly Adventures  (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Man and the Ghostly Adventures  (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man and the Ghostly Adventures (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O jogo fez sucesso por ser incrivelmente amigável a jogadores mais novos, tentando apresentar Pac-Man a uma geração que não viu seu surgimento nos games, mais de 30 anos atrás. Pac-Man and the Ghostly Adventures é um legítimo game de plataforma, com muitos destrancáveis e até batalhas contra chefões.

Pac-Man 256 – PS4, Xbox One – 2015

O exemplo mais recente da lista, Pac-Man 256 mescla dois elementos importantes: o jogo Pac-Man e seu infame bug da “fase 256”, nos fliperamas. Nesta fase, em teoria, a tela apresentava erros com números e caracteres que ficavam espalhados pelo labirinto. Aqui isso também acontece, mas é proposital.

Pac-Man 256 é para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/Bandai Namco) Pac-Man 256 é para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man 256 é para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Pac-Man 256 usa todo esse conceito com muita criatividade, inclusive com câmera de visão isométrica, que deixa a jogabilidade ainda mais inusitada. É um dos games mais clássicos e, ao mesmo tempo, mais elaborados da série.

Qual o legado de Pac-Man para os jogos? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo