Oito funções do Action Launcher 3 para turbinar o seu Android

Aplicativo grátis libera funcionalidades que não estão presentes no launcher padrão do Android

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Elson de Souza, para o TechTudo

Cansado de ver sempre o mesmo visual no seu smartphone com Android? O Action Launcher 3 é um aplicativo gratuito que ajuda a personalizar a aparência do sistema e adicionar diversas funções interessantes à tela inicial.

É possível criar atalhos para recursos mais importantes de aplicativos, organizar sua lista de programas de forma conveniente e até importar alguns recursos exclusivos do Google Pixel. Na lista a seguir, reunimos oito funcionalidades do launcher para turbinar a sua homescreen.

Visual padrão do Android pode ser modificado com o app Action Launcher 3 (Foto: Ana Marques/TechTudo) Visual padrão do Android pode ser modificado com o app Action Launcher 3 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Visual padrão do Android pode ser modificado com o app Action Launcher 3 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

1. Encontre seus apps mais rapidamente

O Action Launcher traz duas funções interessantes para quem tem dificuldade em achar seus aplicativos. A primeira é o Quickdrawer, uma lista lateral de apps que pode ser acessada em qualquer página da tela inicial através de um deslizar de dedos na extremidade esquerda – mais ou menos como a tecnologia no Galaxy S8 e Galaxy S7 Edge, que tira proveito da lateral curva para apresentar ícones.

Para facilitar ainda mais, o usuário pode organizar o espaço em ordem alfabética, por apps mais usados ou então pela ordem de instalação.

Action Launcher 3 traz lista de apps lateral e também pode modificar gaveta do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 traz lista de apps lateral e também pode modificar gaveta do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 traz lista de apps lateral e também pode modificar gaveta do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já a gaveta principal do sistema também pode ser totalmente reformulada. É possível classificar a lista de apps de acordo com o seu critério preferido, sendo uma ótima alternativa para achar mais rapidamente os programas recém-instalados. Além disso, também é possível escolher como abrir a lista, se deseja usar ou não a função de pesquisa e ainda aumentar a quantidade de ícones exibidos ao mesmo tempo na tela.

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

2. Tenha uma página extra na tela inicial acessível em qualquer lugar

Action Launcher 3 tem QuickPage que adiciona espaço a mais na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 tem QuickPage que adiciona espaço a mais na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 tem QuickPage que adiciona espaço a mais na tela inicial (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Similar ao Quickdrawer, a função Quickpage cria uma tela adicional em branco e que pode ser deslizada por cima de qualquer uma das páginas da homescreen. Nela, o usuário pode colocar atalhos para apps, contatos ou então Widgets, sendo estes bastantes úteis para ter acesso a informações rápidas como e-mails, compromissos, mensagens, entre outros. Tudo acessível a partir de um deslizar de dedos na extremidade direita da tela.

3. Atalhos rápidos para funções de apps no estilo 3D Touch

O Google apresentou a função de atalhos rápidos no Android 7.1 do Google Pixel, inspirado pelo 3D Touch do iPhone. Com o recurso, o usuário pode acessar algumas funções e telas de aplicativos a partir do ícone dele na área inicial. É possível poupar tempo, por exemplo, ao acessar a página de canais inscritos no YouTube, começar uma navegação privada no Chrome ou então procurar atualizações na Play Store.

Action Launcher 3 tem suporte a atalhos rápidos em aplicativos como o Google Pixel (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 tem suporte a atalhos rápidos em aplicativos como o Google Pixel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 tem suporte a atalhos rápidos em aplicativos como o Google Pixel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para usar a função, basta acessar as configurações do launcher e ativar a função “Atalhos rápidos”. Feito isso, os aplicativos compatíveis terão uma seta no canto inferior e basta deslizar o dedo sobre eles para revelar as opções.

4. Widgets nos ícones de aplicativos

Outra função indicada para quem não quer poluir muito a tela inicial são as “persianas”. Com elas, o usuário pode acessar os widgets de um aplicativo a partir do ícone na tela inicial. Para ativar, basta acessar a configuração “Pastas, atalhos rápidos e persianas” e, depois, ligar a chave da opção “Lançadores”. Em seguida, é só fazer um movimento vertical em ícones com dois tracinhos no canto inferior direito.

Usuário pode acessar widgets do aplicativo a partir do ícone na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode acessar widgets do aplicativo a partir do ícone na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode acessar widgets do aplicativo a partir do ícone na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Alguns apps que prometem trazem widgets interessantes para essa função são: Spotify, Outlook, WhatsApp, Netflix e OneDrive. No entanto, não é possível usar as persianas ao mesmo tempo que os atalhos rápidos do “3D Touch”.

5. Capas: crie pastas rápidas na tela principal

Capas funcionam como pastas rápidas na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Capas funcionam como pastas rápidas na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Capas funcionam como pastas rápidas na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As capas são um tipo de pasta especial do Action Launcher 3 que promete agilizar a vida do usuário. Nelas, é possível reunir apps relacionados em um só lugar, mas fazer com que apenas o primeiro ícone da lista seja aberto com um toque simples. Para ver os demais, será necessário deslizar o dedo verticalmente sobre o atalho principal.

6. Crie atalhos com gestos

Action Launcher 3 traz diversas opções para abrir funções e apps do sistema com gestos (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 traz diversas opções para abrir funções e apps do sistema com gestos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 traz diversas opções para abrir funções e apps do sistema com gestos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além de ser bastante intuitiva, a navegação por gestos promete ser bastante útil para acessar algumas áreas e funções do sistema operacional. Para ativar o recurso, abra a opção “Atalhos” das configurações do Action Launcher. Lá, o usuário pode usar movimentos como deslizar do dedo, toque duplo nos botões do celular ou movimentos especiais na tela inicial para abrir a central de notificações, a gaveta de apps e definições do sistema.

7. Tenha o visual do Google Pixel

O Google lançou os celulares Pixel com algumas mudanças visuais e funções exclusivas que não foram disponibilizadas no Google Now Launcher. No entanto, os usuários da Action Launcher 3 podem tirar proveito de recursos como a barra de pesquisa no formato pílula, pacote de ícones redondos, novo formato de pastas, além dos atalhos rápidos já mencionados.

Action Launcher 3 traz funções do Pixel Launcher para todos os usuários do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 traz funções do Pixel Launcher para todos os usuários do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 traz funções do Pixel Launcher para todos os usuários do Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para ajudar a deixar o celular com a nova cara do Android puro, o Action Launcher adicionou ainda um atalho às suas configurações, com dicas para transformar o visual do sistema. Usuários das versões pagas poderão ainda ter acesso a recursos como gaveta de apps no padrão do Android 7 e mudar o indicador de páginas da tela inicial.

8. Salve um backup da sua tela inicial

Action Launcher 3 permite que usuário salve layout da tela inicial no Google Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Action Launcher 3 permite que usuário salve layout da tela inicial no Google Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Action Launcher 3 permite que usuário salve layout da tela inicial no Google Drive (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já gastou muito tempo arrumando a tela inicial do Android após formatar ou trocar o celular? O Action Launcher 3 promete resolver isso com a função de backup. Ao acessá-la, o usuário pode salvar uma cópia da sua organização diretamente na memória do aparelho ou no Google Drive, o que é ideal para quem deseja sincronizar tudo pela nuvem e recuperar sem problemas após uma troca de smartphone.

Recursos adicionais com a versão Plus

O Action Launcher traz ainda alguns recursos exclusivos para a versão “Plus”, que custa R$ 15. Com ela, o usuário poderá ocultar apps na gaveta de aplicativos, personalizar a barra de pesquisa do Google, adicionar contador de notificações em ícones como no Android 8, padronizar o tamanho dos atalhos, entre outros recursos.

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo