watchOS 4: conheça as novidades do sistema do Apple Watch

Relógio da Apple ganha face com a inteligência artificial da Siri

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Elson de Souza, para o TechTudo

A Apple anunciou o watchOS 4 com diversas melhorias e recursos durante a WWDC 2017, nos Estados Unidos. Prevista para a chegar aos relógios da marca a partir de setembro deste ano, a atualização do sistema terá grande foco em informações pertinentes com a face da Siri, personalização com as personagens de Toy Story e funções para atividades físicas.

Para te ajudar a entender o que vem por aí no Apple Watch, o TechTudo reuniu as principais novidades anunciadas na última segunda-feira (5).

watchOS 4 chegará com novidades para exercícios físicos, música e personalização (Foto: Reprodução/Apple) watchOS 4 chegará com novidades para exercícios físicos, música e personalização (Foto: Reprodução/Apple)

watchOS 4 chegará com novidades para exercícios físicos, música e personalização (Foto: Reprodução/Apple)

1. Nova face da Siri

Quem usa o relógio da Apple para obter informações ao longo do dia deve gostar da nova face da Siri. Usando inteligência artificial, a assistente pessoal será capaz de mostrar dados úteis aos usuários de acordo com seus compromissos no calendário, hábitos e também interações prévias. Segundo a Apple, a nova máscara do watchOS exibirá as informações mais úteis para cada momento, graças à capacidade de aprendizado da Siri.

watchOS 4 traz face da Siri com informações úteis para o usuário  (Foto: Reprodução/Apple) watchOS 4 traz face da Siri com informações úteis para o usuário  (Foto: Reprodução/Apple)

watchOS 4 traz face da Siri com informações úteis para o usuário (Foto: Reprodução/Apple)

Pela manhã, quando o usuário acordar, por exemplo, o Apple Watch será capaz de mostrar dados sobre o trânsito no caminho para o trabalho, informações sobre a primeira reunião do dia, lembretes, entre outras coisas. Os dados serão atualizados constantemente, trazendo algo pertinente sempre que o usuário olhar para o pulso.

Siri terá nova face no watchOS 4 com Inteligência Artificial e aprendizado (Foto: Reprodução/Apple) Siri terá nova face no watchOS 4 com Inteligência Artificial e aprendizado (Foto: Reprodução/Apple)

Siri terá nova face no watchOS 4 com Inteligência Artificial e aprendizado (Foto: Reprodução/Apple)

Outras informações que deverão estar presentes na face da Siri são lembranças fotográficas, alertas sobre voos ou controles para dispositivos conectados em casa através do HomeKit. Na prática, a nova tela da Siri traz para o pulso dos usuários a mesma proatividade e sugestões feitas pela Siri no iPhone.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

2. Mostradores do Toy Story e Caleidoscópio

É fã de Toy Story? Fique sabendo que os personagens da animação da Pixar chegarão ao relógio da Apple. Ao olhar as horas, os usuários verão divertidas reações de Woody, Buzz Lightyear e Jessie acenando e interagindo com o outro lado da tela. Além deles, o watchOS já conta com personalizações do Mickey e Minnie Mouse, da Disney.

watchOS 4 ganhará novas máscadas do Toy Story e Caleidoscópio (Foto: Reprodução/Apple) watchOS 4 ganhará novas máscadas do Toy Story e Caleidoscópio (Foto: Reprodução/Apple)

watchOS 4 ganhará novas máscadas do Toy Story e Caleidoscópio (Foto: Reprodução/Apple)

Outra face lançada para o watchOS foi o Caleidoscópio. Nela, o usuário pode “transformar imagens estáticas em padrões hipnóticos e entrelaçados que se movimentam e mudam durante o dia”, segundo a Apple. A velocidade da animação poderá ser alterada pelo botão giratório do relógio inteligente.

3. Novos recursos para a prática de esporte

Medição de atividade física sempre foi uma das funções-chave do Apple Watch e o novo watchOS 4 traz soluções para manter o usuário motivado e em forma. Ao colocar o relógio no pulso pela primeira vez no dia, o sistema exibirá uma inspiração diária com atualizações de progresso pessoal. Além disso, o relógio terá lembrete sobre o exercício necessário para bater a meta diária e criará automaticamente um desafio mensal com base nas conquistas do mês anterior.

watchOS 4 trará desafios e novos programas de exercícios para manter usuários motivados (Foto: Reprodução/Apple) watchOS 4 trará desafios e novos programas de exercícios para manter usuários motivados (Foto: Reprodução/Apple)

watchOS 4 trará desafios e novos programas de exercícios para manter usuários motivados (Foto: Reprodução/Apple)

Para quem deseja pegar pesado, a nova versão do sistema pode iniciar o modo de treino mais rapidamente e manter o usuário focado ao ativar automaticamente a função “Não perturbe”. O relógio pode ainda começar uma playlist inspiradora juntamente com um programa de atividade física. Além disso, há novos modos mais precisos para quem pratica natação e triatlo.

Um dos grandes desafios para os frequentadores de academias é obter dados certeiros em pulseiras inteligentes, mas o Apple Watch terá uma solução para isso. A próxima atualização poderá sincronizar os dados do seu dispositivo com os de equipamentos da academia via NFC. Assim, o usuário não terá que lidar com informações discordantes sobre o seu treino.

4. Controle de música

Os assinantes do Apple Music também encontrarão novidades interessantes no watchOS 4. A partir de agora, o relógio sincronizará automaticamente múltiplas playlists criadas pelo serviço de streaming. Assim, será possível conferir no seu pulso listas de curadoria como lançamentos, descobertas, favoritas e as mais tocadas.

watchOS 4 trará novo aplicativo Music pensado para uso com AirPods e com suporte a playlists (Foto: Reprodução/Apple) watchOS 4 trará novo aplicativo Music pensado para uso com AirPods e com suporte a playlists (Foto: Reprodução/Apple)

watchOS 4 trará novo aplicativo Music pensado para uso com AirPods e com suporte a playlists (Foto: Reprodução/Apple)

O novo aplicativo do Music, aliás, foi redesenhado para oferecer uma melhor experiência em conjunto com os fones de ouvido sem fio AirPods. Segundo a Apple, o relógio saberá as preferências do usuário e poderá armazenar muito mais músicas com a atualização.

5. Dock redesenhado

Introduzido no watchOS 3, o dock passará por uma mudança em sua usabilidade. A partir de agora, os cards de aplicativos recentes apresentarão uma rolagem vertical a partir do botão giratório do Apple Watch. Até então, o usuário precisava deslizar os cartões para os lados para acessar um app aberto ou fixado no espaço.

Que funções você quer ver no iWatch da Apple? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo