Microsoft Edge ganha oito mudanças no Windows 10 Fall Creators Update

Edge ganha reforço em funções de acessibilidade, ebooks e PDFs, além de design renovado.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

A atualização Falls Creators Update para Windows 10 traz uma série de melhorias para o Microsoft Edge. O navegador ganha interface renovada, recursos que tornam a leitura de PDFs mais prática, além de melhorias que prometem dar maior controle e segurança sobre o comportamento do navegador e dos sites que você visita. Veja, a seguir, todas as novidades e como usá-las.

Fall Creators Update traz mudanças para o Microsoft Edge (Foto:  Foto: Zingara Lofrano/TechTudo) Fall Creators Update traz mudanças para o Microsoft Edge (Foto:  Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)

Fall Creators Update traz mudanças para o Microsoft Edge (Foto: Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)

Novo Design

O Microsoft Edge é um dos primeiros aplicativos do Windows 10 a seguir o novo de design da Microsoft. É possível encontrar detalhes do Fluent Design na barra superior do navegador, nos novos botões e nas animações mais responsivas às ações do usuário.

Fluent Design já faz parte do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Fluent Design já faz parte do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Fluent Design já faz parte do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Fixar sites na barra de tarefas

O Microsoft Edge agora permite que você fixe sites específicos da Internet na barra de ferramentas do Windows 10, criando atalhos ágeis para as páginas que você mais visita. Dessa forma, fica mais rápido acessar seus sites favoritos. Para fazer isso, clique no menu de três pontos e, depois

Atalhos para sites que você acessa podem tornar o uso de webapps mais prático no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Atalhos para sites que você acessa podem tornar o uso de webapps mais prático no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Atalhos para sites que você acessa podem tornar o uso de webapps mais prático no Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Função ler em volz alta

É possível pedir para que o navegador ''leia'' o texto presente em uma página, ebook ou documento em PDF para você. Para isso, basta selecionar o trecho que você gostaria de ouvir, clicar com o botão direito e escolher “Ler em voz alta”.

Edge passa a ser capaz de ler em voz alta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Edge passa a ser capaz de ler em voz alta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Edge passa a ser capaz de ler em voz alta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Editar endereços de sites favoritos

O Microsoft Edge permite que você edite o endereço dos sites adicionados aos seus favoritos: basta clicar com o botão direito no site desejado e escolher “Editar URL”. Segundo a Microsoft, o recurso foi adicionado ao browser após pedidos dos próprios usuários.

Você pode personalizar e editar as entradas presentes na sua lista de favoritos do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Você pode personalizar e editar as entradas presentes na sua lista de favoritos do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você pode personalizar e editar as entradas presentes na sua lista de favoritos do Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

PDFs e ebooks

O suporte à leitura e edição de arquivos PDF foi aprimorado no Edge: você pode marcar o texto, fazer comentários, sublinhar trechos e copiar o texto. A Cortana também pode auxiliar você prestando ajuda em pesquisas sobre o que você está lendo. Basta selecionar um trecho e usar o menu de anotações para ter acesso aos novos recursos.

Suporte à leitura de ebooks e PDFs no Edge fica mais completo com as novas funções (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Suporte à leitura de ebooks e PDFs no Edge fica mais completo com as novas funções (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Suporte à leitura de ebooks e PDFs no Edge fica mais completo com as novas funções (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Gerenciar permissões de sites

Clicando sobre o ícone de cadeado na barra de endereço, é possível ter acesso, não apenas a um resumo das informações que validam se um site é legítimo ou não, como também à funções de ajuste para ativar ou desativar recursos, permitindo ou não que determinadas páginas tenham acesso a ferramentas como Flash.

Para encontrar todas as permissões que você já alterou, basta acessar ''Configurações'', ''Exibir'', ''Configurações avançadas'', ''Permissões de site'' e ''Gerenciar''.

Novidade dá maior controle ao que os sites têm acesso, tornando o Edge mais seguro (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Novidade dá maior controle ao que os sites têm acesso, tornando o Edge mais seguro (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Novidade dá maior controle ao que os sites têm acesso, tornando o Edge mais seguro (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Navegar em tela cheia

Assim como outros navegadores, o Edge passa a oferecer navegação em tela cheia. Para isso, basta usar a tecla F11 do teclado.

Funcionalidade comum nos rivais, a navegação em tela cheia chega finalmente ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Funcionalidade comum nos rivais, a navegação em tela cheia chega finalmente ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Funcionalidade comum nos rivais, a navegação em tela cheia chega finalmente ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Continue do celular no PC

Ao sincronizar o PC com Windows 10 e o celular, o usuário pode continuar as suas atividades no computador do ponto em que estava fazendo no seu smartphone. O Edge vai abrir automaticamente na página desejada a partir do momento em que você compartilha-la.

Com celular vinculado ao Windows 10, passa a ser possível continuar a leitura de sites abertos no celular no navegador do desktop (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) Com celular vinculado ao Windows 10, passa a ser possível continuar a leitura de sites abertos no celular no navegador do desktop (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com celular vinculado ao Windows 10, passa a ser possível continuar a leitura de sites abertos no celular no navegador do desktop (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

MAIS DO TechTudo