Aulas de espanhol: conheça seis apps gratuitos que ensinam o idioma

Duolingo e Memrise fazem parte da lista, que traz apps para celulares Android e iPhone.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Cabral, para o TechTudo

O espanhol é uma das línguas estrangeiras mais importantes, mas muita gente ainda não teve a oportunidade de estudar o idioma. A boa notícia é a possibilidade de aprender espanhol pelo seu smartphone, de forma prática, por meio de aplicativos gratuitos. Os apps usam metodologias variadas, que vão de exercícios simples a jogos e audiobooks, e podem ser utilizados por estudantes iniciantes e experientes.

A seguir, o TechTudo preparou uma lista com aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) que vão te ajudar a aprender espanhol.

Memrise é um dos aplicativos para aprender espanhol pelo celular (Foto: Isabela Cabral/TechTudo) Memrise é um dos aplicativos para aprender espanhol pelo celular (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

Memrise é um dos aplicativos para aprender espanhol pelo celular (Foto: Isabela Cabral/TechTudo)

1. Duolingo

Um dos mais conhecidos e elogiados aplicativos para o aprendizado de línguas, o Duolingo está disponível para smartphones Android, iPhone e também na web. O usuário aprende com lições separadas por temas e uma dinâmica de jogo, que trabalham escrita, leitura, compreensão oral e pronúncia. Além disso, é possível definir metas diárias. Conforme avança nos níveis de dificuldade, o estudante desbloqueia novos módulos. Com sua interface simpática, o Duolingo é bem fácil de usar.

Duolingo ensina espanhol de forma divertida (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Duolingo ensina espanhol de forma divertida (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Duolingo ensina espanhol de forma divertida (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

2. Babbel

Outro serviço famoso que também oferece aulas de espanhol é o Babbel. A ferramenta é um curso online de línguas com interface simples e intuitiva, disponível para aparelhos Android, iPhone e em versão web. Nele, o usuário pode fazer uma série de atividades com textos, imagens e áudios em espanhol. Os recursos gratuitos, porém, são limitados.

Usuário tem acesso a atividades variadas para aprender espanhol com o Babbel (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Usuário tem acesso a atividades variadas para aprender espanhol com o Babbel (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Usuário tem acesso a atividades variadas para aprender espanhol com o Babbel (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

3. Wlingua Espanhol

O Wlingua Espanhol oferece duas opções ao usuário: espanhol da Espanha ou do México. Os conteúdos, divididos em 420 lições, são apresentados com desenhos, tabelas, áudios e exercícios de gramática, leitura e vocabulário. O app é bastante organizado e está disponível para os sistemas Android e iOS. A conta gratuita, porém, restringe o acesso a certas partes do curso.

Wlingua tem aplicativo específico só para espanhol, com mais de 400 lições (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Wlingua tem aplicativo específico só para espanhol, com mais de 400 lições (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Wlingua tem aplicativo específico só para espanhol, com mais de 400 lições (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

4. Memrise

Apostando no lúdico, o Memrise vai um pouco além do que o Duolingo, por exemplo, nos elementos de game para o aprendizado dos idiomas. Aqui, você é um super espião na missão de salvar o multiverso. Para isso, precisa desenvolver suas habilidades de linguagem e completar missões. O app possui ainda vídeos de falantes nativos e chatbots para conversação. Disponível para Android e iPhone, a ferramenta foi premiada como Melhor App de 2017 na Play Store.

Memrise leva usuário em uma viagem intergaláctica para aperfeiçoar suas habilidades linguísticas (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Memrise leva usuário em uma viagem intergaláctica para aperfeiçoar suas habilidades linguísticas (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Memrise leva usuário em uma viagem intergaláctica para aperfeiçoar suas habilidades linguísticas (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

5. Beelinguapp

Provavelmente, o Beelinguapp é o software mais diferente da lista. Com esse app, você treina um idioma lendo ou ouvindo histórias. O aplicativo coloca duas versões lado a lado - uma na língua nativa do usuário e outra na que está sendo aprendida por ele. Além disso, sua biblioteca tem livros grátis e pagos. O Beelinguapp está disponível para os sistemas Android e iOS e pode ser mais interessante para quem já tem conhecimento básico do espanhol.

Com livros e audiobooks, Beelinguapp é opção diferente para estudante mais avançado (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Com livros e audiobooks, Beelinguapp é opção diferente para estudante mais avançado (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Com livros e audiobooks, Beelinguapp é opção diferente para estudante mais avançado (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

6. Rosetta Stone

Esse é um dos serviços de ensino de idiomas mais antigos, tanto que era vendido em CD-ROM. O atual app Rosetta Stone segue em boa parte a mesma linha há anos consagrada por educadores: muita associação entre imagens, palavras e frases na língua estrangeira, sem auxílio do idioma que você já sabe. Por conta disso, exige um pouco mais de paciência do usuário. Vale destacar que ele funciona em aparelhos Android e iPhone, mas os recursos mais avançados só estão disponíveis em planos pagos.

Rosetta Stone traz serviço tradicional de aprendizado de línguas em forma de app (Foto: Reprodução/Isabela Cabral) Rosetta Stone traz serviço tradicional de aprendizado de línguas em forma de app (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

Rosetta Stone traz serviço tradicional de aprendizado de línguas em forma de app (Foto: Reprodução/Isabela Cabral)

MAIS DO TechTudo