Clássicos dos arcades dos anos 90 que podem ser jogados hoje

Jogos que fizeram fama nos fliperamas, mas que estão de volta em formatos modernos para os aparelhos atuais.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

Street Fighter, Mortal Kombat e SoulCalibur são alguns dos jogos de luta mais populares da época do fliperama, mas você sabia que ainda pode aproveitá-los hoje em dia? Muitos games clássicos dos arcades dos anos 90 estão disponíveis em plataformas mais modernas, como PS4, Xbox One, Switch ou até PC, via Steam. Eles podem ser baixados e jogados sem muito trabalho e alguns contam até mesmo com modo multiplayer online. Saiba quais são e onde encontrá-los nas lojas online dos consoles e computadores:

Ultra Street Fighter 2 – Switch

Oferecido em caixa e também no eShop, Ultra Street Fighter 2 é uma nova versão do clássico Street Fighter 2 dos fliperamas e exclusivo do Switch. O jogo, apesar de moderno, mantém todo o estilo visual original, o que deve deixar os fãs mais preocupados com o conteúdo satisfeitos.

Ultra Street Fighter 2 (Foto: Divulgação/Capcom) Ultra Street Fighter 2 (Foto: Divulgação/Capcom)

Ultra Street Fighter 2 (Foto: Divulgação/Capcom)

O título tem ainda algumas inovações, como novas versões de Ryu e Ken, nunca antes jogáveis na série principal de Street Fighter. O melhor é que, com a portabilidade do Switch, é possível levar o game para qualquer lugar e jogar com amigos.

Daytona USA – PS3, Xbox 360, Xbox One

Um dos maiores clássicos de corrida arcade do mercado, Daytona USA está disponível no PS3, Xbox 360 e também é retrocompatível com o Xbox One. O jogo foi adaptado para rodar bem em televisores atuais, com maior resolução, mas mantém seu conteúdo clássico.

Daytona USA (Foto: Divulgação/SEGA) Daytona USA (Foto: Divulgação/SEGA)

Daytona USA (Foto: Divulgação/SEGA)

Daytona USA tem como base outro clássico: Virtua Racing. Por isso mesmo fez sucesso em sua época original, pois era quase uma edição melhorada do jogo anterior, mas inspirado pelas corridas de NASCAR, muito populares nos EUA.

The King of Fighters (Série) – Switch, PS4, Xbox One

A série de luta The King of Fighters tem diversos títulos lançados nos anos 90, como KOF 96 e 97, espalhados pelas lojas online das plataformas atuais, como Switch, PS4 e Xbox One. A SNK disponibilizou a linha Neo Geo ACA, que relança estes títulos a preços mais em conta.

KOF 98 (Foto: Divulgação/SNK) KOF 98 (Foto: Divulgação/SNK)

KOF 98 (Foto: Divulgação/SNK)

KOF 98, considerado por muitos fãs como o melhor da série, também está disponível neste formato. O jogo é uma verdadeira seleção dos personagens mais queridos da saga naquela época, sem compromisso com a história, e com controles extremamente balanceados e divertidos de se jogar.

Metal Slug (Série) – Switch, PS4, Xbox One

Metal Slug é outra série que se beneficia bastante da linha Neo Geo ACA. Quase todos os seus games foram lançados nesta linha para o Switch, PS4 e Xbox One. Entre eles temos Metal Slug 3, um dos mais jogados e elogiados de toda a saga.

Metal Slug 3 (Foto: Divulgação/SNK) Metal Slug 3 (Foto: Divulgação/SNK)

Metal Slug 3 (Foto: Divulgação/SNK)

Metal Slug fez muito sucesso nos fliperamas dos anos 90, graças a seus gráficos muito detalhados e animação 2D repleta de quadros para cada modelo na tela. O multiplayer se mantém intacto e permite até quatro participantes, nestas novas versões.

SoulCalibur – Xbox 360, Mobile

O jogo que deu “origem” à atual série SoulCalibur, e sucessor de Soul Edge, foi lançado primeiro nos arcades, no finalzinho dos anos 90, e arrebatou uma legião de fãs que curte a saga de luta da Bandai Namco até hoje.

SoulCalibur  (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) SoulCalibur  (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

SoulCalibur (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

SoulCalibur clássico pode ser encontrado no Xbox 360 e também em dispositivos móveis, como iOS e Android. Ele retém todo o estilo original, mas com gráficos atualizados para as telas mais modernas, ainda que não tenham sido 100% refeitos.

Crazy Taxi – Mobile

Crazy Taxi fez muito sucesso no Dreamcast, mas nos anos 90 ele também recebeu um lançamento nos fliperamas, com máquinas temáticas e espalhadas por shoppings. Hoje ele pode ser jogado na palma da sua mão.

Crazy Taxi (Foto: Divulgação/SEGA) Crazy Taxi (Foto: Divulgação/SEGA)

Crazy Taxi (Foto: Divulgação/SEGA)

Disponível na linha SEGA Forever, de graça, Crazy Taxi foi relançado para iOS e Android, inspirado pela sua versão de fliperama. O jogo mantém todos os controles tradicionais, mas adaptados para a tela sensível ao toque e sensor de movimento dos celulares. No princípio é confuso de se acostumar, mas dá para se divertir.

Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara – PS3, Xbox 360, PC

O pacote Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara, lançado no PS3, Xbox 360 e PC, compila os games Dungeons & Dragons: Tower of Doom e Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara, dois clássicos absolutos dos fliperamas nos anos 90.

Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara (Foto: Divulgação/Capcom) Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara (Foto: Divulgação/Capcom)

Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara (Foto: Divulgação/Capcom)

Os jogos, por sua vez, são inspirados pelo RPG de mesa Dungeons & Dragons, com classes específicas para os personagens, dragões, orcs e outros monstros para enfrentar. Apesar de ser baseado em um RPG, o título é no estilo “beat’em up”, ou seja, de andar e bater em quem vem pela frente.

Mortal Kombat: Arcade Kollection – PS3, XBox 360, PC

Mortal Kombat: Arcade Kollection é outra compilação que traz jogos clássicos em plataformas modernas – neste caso também no PS3, Xbox 360 e PC. Ele contém os games Mortal Kombat 1, Mortal Kombat 2 e Ultimate Mortal Kombat 3, todos lançados ao longo dos anos 90, e com incrível sucesso entre os fãs.

Mortal Kombat: Arcade Kollection (Foto: Divulgação/Warner) Mortal Kombat: Arcade Kollection (Foto: Divulgação/Warner)

Mortal Kombat: Arcade Kollection (Foto: Divulgação/Warner)

O jogo traz apenas a compilação dos três clássicos dos fliperamas, adaptados para controles e TVs mais modernas. Não há conteúdo inédito, a não ser por colecionáveis como artes de bastidores e informações clássicas. Ainda assim, um pacote extremamente recomendado para qualquer fã da saga MK.

MAIS DO TechTudo