Por Bruno Soares, para o TechTudo


Celulares e redes sociais podem causar problemas de ansiedade e prejudicar a saúde mental. No entanto, os smartphones também podem ser grandes aliados de quem deseja diminuir o estresse. A Google Play Store e App Store têm apps que ajudam a relaxar por meio de jogos, sons, meditações e imagens.

Se você busca evitar o estresse ou quer ter noites de sono mais tranquilas, veja a lista abaixo e conheça as opções. A maior parte dos programas pode ser instalada tanto em celulares com Android como no iPhone (iOS).

Lista reúne apps para relaxar — Foto: Bruno Soares/TechTudo Lista reúne apps para relaxar — Foto: Bruno Soares/TechTudo

Lista reúne apps para relaxar — Foto: Bruno Soares/TechTudo

1. Ruído Branco

Conversas em uma cafeteria, dias chuvosos, o barulho do ventilador: que tipo de som te ajuda a relaxar ou pegar no sono? O app Ruído Branco, disponível para Android, ajuda a levar essas experiências auditivas para o seu dia a dia. Em uma interface minimalista, o aplicativo permite escolher entre 16 tipos de sons, incluindo os citados acima.

Também há como criar e salvar combinações dessas diferentes categorias, simulando a experiência do que seria um ambiente relaxante para você. Para quem quer usar os áudios para meditar, estudar ou trabalhar, o Ruído Branco facilita: é possível escolher quanto tempo você deseja que a reprodução dure, indo de um minuto a oito horas.

Ruído branco: sons para relaxar — Foto: Reprodução/Bruno Soares Ruído branco: sons para relaxar — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Ruído branco: sons para relaxar — Foto: Reprodução/Bruno Soares

2. Relax Melodies

O Relax Melodies tem uma proposta bastante similar à do Ruído Branco: fazer relaxar e dormir a partir de uma seleção de sons específicos. Apesar da interface um pouco menos limpa e usual, o app, disponível para Android e iPhone (iOS), tem algumas vantagens, como a possibilidade de combinar trilha sonora musical a sons da natureza.

Ele também conta com meditações guiadas e recursos que ajudam a lembrar a hora de dormir, tornando-se uma alternativa para quem tem problemas de insônia.

Relax melodies: crie áudios relaxantes — Foto: Reprodução/Bruno Soares Relax melodies: crie áudios relaxantes — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Relax melodies: crie áudios relaxantes — Foto: Reprodução/Bruno Soares

3. Calm

O Calm é um app para Android e iPhone (iOS) que se propõe a elaborar esquemas semanais de meditação com base no seu objetivo, que pode ser relaxar, melhorar o foco ou controlar as emoções. Alguns desses esquemas são pagos, mas o programa oferece diversas opções gratuitas e, por isso, pode ser bastante aproveitado sem pagar nada.

Enquanto uma voz ajuda a conduzir os exercícios, imagens relaxantes são exibidas na tela do smartphone. O ponto negativo é que as meditações estão em inglês, ainda sem tradução, por isso, é preciso conhecer o idioma para conseguir usar.

O app aparece na lista de melhores de 2017.

Calm: esquemas de meditação — Foto: Reprodução/Bruno Soares Calm: esquemas de meditação — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Calm: esquemas de meditação — Foto: Reprodução/Bruno Soares

4. Aprenda a Relaxar MD

O Aprenda a Relaxar MD é um aplicativo com uma proposta bastante simples e direta: reproduzir áudio de meditação em três idiomas diferentes: português, inglês e espanhol. Ele conta apenas com botões para mudar o idioma, pausar a reprodução e reiniciar o processo.

Para suprir a curiosidade de quem quer mais conteúdo, o app traz um link para um site de psicoterapia, onde podem ser encontrados vídeos de palestras, livros e informações de contato. O programa está disponível no Android e no iPhone.

Aprenda a Relaxar MD: app simples com meditação em três línguas e link para site — Foto: Reprodução/Bruno Soares Aprenda a Relaxar MD: app simples com meditação em três línguas e link para site — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Aprenda a Relaxar MD: app simples com meditação em três línguas e link para site — Foto: Reprodução/Bruno Soares

5. I Love Hue

O I Love Hue é uma boa forma de passar o tempo, se divertir e relaxar. O app consiste em um jogo onde o usuário precisa reorganizar os padrões de cores de um mosaico bagunçado. A trilha sonora é bastante lúdica e relaxante, o que ajuda a criar uma atmosfera imersiva e agradável. São diversos níveis e, a cada dez pontos (ou corações) alcançados, o usuário desbloqueia um novo. Tanto quem usa o iPhone quanto os fãs do Android podem aproveitar.

I Love Hue: relaxe com padrões de cores e músicas tranquilas — Foto: Reprodução/Bruno Soares I Love Hue: relaxe com padrões de cores e músicas tranquilas — Foto: Reprodução/Bruno Soares

I Love Hue: relaxe com padrões de cores e músicas tranquilas — Foto: Reprodução/Bruno Soares

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo