Quatro Easter Eggs do Photoshop CC: macaco, banana, café e torrada

Saiba como encontrar os easter eggs da versão Creative Cloud do editor de fotos da Adobe.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Clara Barreto, para o TechTudo

O Adobe Photoshop é um dos reis dos easter eggs, trazendo comandos divertidos desde suas primeiras versões. É claro que a versão Creative Cloud — conhecida como Photoshop CC — não poderia ficar de fora. Desta vez, trouxe mais quatro surpresas para a brincadeira: um macaquinho, uma banana, um café e uma torrada. Essas funções aparecem no programa como maneira de fazer o usuário se surpreender ao descobrir sem querer ou, até mesmo, se divertir tentando adivinhar.

O nome dado a esse tipo de comando é "ovos de páscoa" em tradução literal, remetendo à brincadeira caça aos ovos. Muitos programas também o utilizam, assim como jogos variados. No Photoshop, o easter egg mais clássico é a tela de “Sobre”, onde, em cada versão, quando você clica em "Sobre o Photoshop dentro do menu "Ajuda" com o crtl (ou command, no Mac), aparece uma imagem diferente. Mas, e esses novos mascotes, vamos descobrir como encontrá-los?

Adobe Photoshop  (Foto: Divulgação/Adobe) Adobe Photoshop  (Foto: Divulgação/Adobe)

Adobe Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)

Café e torrada

Estes dois ícones aparecem ao escolher o visual. No menu “Editar”, vá em “Preferências” e clique em “Interface”. Quando o box abrir, basta clicar na cor apertando Shift + Alt que você terá torradas para ajudar a definir sua interface. Se preferir cafezinhos, é só pressionar Shift + Ctrl junto com a cor. Simples, não é?

As torradas ou cafés ditam as cores da Aparência do seu editor de fotos (Foto: Reprodução/Clara  Barreto) As torradas ou cafés ditam as cores da Aparência do seu editor de fotos (Foto: Reprodução/Clara  Barreto)

As torradas ou cafés ditam as cores da Aparência do seu editor de fotos (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Macaco

O macaquinho é mais específico e difícil de descobrir por acaso. Para encontrá-lo, você deve ir para o menu "Janela" e clicar em “Composição de camada”. Quando abrir, clique em “Nova composição de camada”, e adicione-a, apertando “Ok”. Em seguida, altere seu nome para “Layer Monkey 0”. Seu macaquinho vai aparecer como ícone na camada.

Para encontrar o macaco é necessário editar o nome da nova composição de camada criada (Foto: Reprodução/Clara Barreto) Para encontrar o macaco é necessário editar o nome da nova composição de camada criada (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Para encontrar o macaco é necessário editar o nome da nova composição de camada criada (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Uma banana para o macaco

Fechando as surpresinhas do Photoshop CC, para encontrar a banana também é bem simples. No menu “Editar”, entre em “Barra de ferramentas”. Não é necessário mexer em nada, é só clicar em “Terminado” pressionando o shift ao mesmo tempo. Pronto! Agora você tem uma banana na sua barra de ferramentas.

No final, a banana estará na sua barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Clara Barreto) No final, a banana estará na sua barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

No final, a banana estará na sua barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Clara Barreto)

Sobre o Photoshop CC

Para quem não conhece, o Photoshop CC faz parte do Creative Cloud da Adobe. Não só este editor como muitos outros estão disponíveis dentro desse pacote, que nada mais é que os programas que você já conhece com as facilidades da nuvem. Entre elas estão: um banco de imagens que você pode adquirir sem muitos trâmites; seus próprios trabalhos salvos, facilitando quando você precisa mexer em outro computador, por exemplo; e melhor integração com ferramentas da Adobe.

Photoshop ou Lightroom; quando usar um ou outro? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo