Seis especificações do Snapdragon 845 que você precisa conhecer

Novo processador da Qualcomm promete até 30% mais performance, além de turbinar a bateria e a Internet dos celulares.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Anna Kellen Bull, do Havaí*

A Qualcomm revelou, nesta terça-feira (5), o nome do seu novo processador com ficha técnica monstra: o Snapdragon 845. O chipset superpoderoso pode equipar os próximos celulares premium de 2018, como o Samsung Galaxy S9, S9 Plus, Xiaomi Mi 7 e LG G7. Com promessa de até 30% mais performance e 30% menos consumo de energia em relação ao antecessor (Snapdragon 835), o lançamento deve deixar os usuários curiosos a respeito de suas especificações.

Outra característica interessante do chip é a melhoria na duração da bateria dos celulares, com mais de 20 horas de reprodução de vídeo, de acordo a fabricante. Para deixar você por dentro da novidade, o TechTudo selecionou os cinco principais destaques da ficha técnica do Snapdragon 845, da Qualcomm, na lista a seguir.

Seis especificações do Snapdragon 845 que você precisa conhecer (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Seis especificações do Snapdragon 845 que você precisa conhecer (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Seis especificações do Snapdragon 845 que você precisa conhecer (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

1. Celulares mais rápidos

Para desenvolver o novo chip, a Qualcomm revelou que a ideia primordial era criar um dispositivo "mais rápido, inteligente e imersivo no mundo mobile". Por isso, o novo SoC (System on a Chip ou Sistema em um Chip, em português) é equipado com a CPU Kryo 385, com quatro núcleos de performance de até 2,8 GHz de velocidade.

A empresa promete um desempenho até 25% superior em relação à geração anterior, a Kryo 280, do Snapdragon 835. Os outros quatro módulos são focados em eficiência, e podem chegar a até 1,8 GHz.

Lançamento do Snapdragon 845 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Lançamento do Snapdragon 845 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Lançamento do Snapdragon 845 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Em relação aos gráficos, o processador adota a GPU Adreno 630, que promete elevar a experiência de games em smartphones. Ao compará-la com a Adreno 540 do chip anterior, a Qualcomm afirma que o Snapdragon 835 é até 30% mais veloz e dispõe de até 30% mais eficiência de energia.

Além disso, o novo chip tende a trazer até três vezes mais desempenho para tarefas de Inteligência Artificial em comparação com seu antecessor.

2. Imagens e câmeras melhores

A qualidade de imagem recebeu uma grande atenção no anúncio do Snapdragon 845. Graças à tecnologia Spectra 280 ISP, as fotos e vídeos da câmera do seu smartphone Android podem ser turbinados. Tecnicamente, o chip deve suportar a captura de imagens de 16 megapixels em até 60 fps, com vídeos em Ultra HD Premium 4K. Também há a promessa de melhorias na profundidade e gama de cores. Segundo a empresa, as imagens devem ficar com tons ainda mais vivos e com contrastes definidos.

Snapdragon 845 promete imagens melhores (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Snapdragon 845 promete imagens melhores (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Snapdragon 845 promete imagens melhores (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outra novidade é a melhoria de desempenho em locais com baixa luminosidade, por meio de uma nova estabilização de imagem acelerada por hardware. Por fim, há um algoritmo que é capaz de preservar mais detalhes da fotografia ao aplicar redução de ruído em áreas de pouca luz ou sombreadas.

3. Internet mais veloz

A Internet do seu celular pode ficar mais rápida com o Snapdragon 845. Segundo a Qualcomm, o novo modem X20 LTE deve melhorar em até 20% "in Peak" (número total de dispositivos conectados simultaneamente) em relação à primeira geração do equipamento com conectividade Gigabit. A promessa é atingir velocidade de até 1,2 Gb/s – número suficiente para baixar um filme de 3 GB em três minutos, por exemplo.

Novo processador deve melhorar a conexão em até 20% em relação à geração passada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Novo processador deve melhorar a conexão em até 20% em relação à geração passada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Novo processador deve melhorar a conexão em até 20% em relação à geração passada (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A Qualcomm também afirma que o desempenho Wi-Fi foi melhorado, particularmente em redes lotadas. De acordo com a fabricante, a Internet da sua casa pode ficar até 16 vezes mais rápida em relação ao chipset anterior. O modem deve entregar até 30% mais eficiência e oferecer melhor experiência de uso – reduzindo o número de quedas eventuais da rede.

4. Bateria de longa duração

Seu celular não aguenta muito tempo longe da tomada? O Snapdragon 845 chega com a ambição de mudar esse cenário e aumentar a duração da bateria dos smartphones. A companhia afirma que o novo chip suporta mais de 20 horas de reprodução de vídeo e mais de quatro horas em vídeos 4K feitos com dispositivos móveis.

Com aparelhos de realidade virtual e imersão, o chip deve suportar até mais de três horas de uso. Já para utilizar a função Ultra HD Voice, o equipamento dispõe de mais de duas horas em chamadas de voz, com qualidade melhorada e áudio mais claro.

Tecnologia Quick Charge 4 promete recarregar o celular de 0% a 50% em 15 minutos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Tecnologia Quick Charge 4 promete recarregar o celular de 0% a 50% em 15 minutos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Tecnologia Quick Charge 4 promete recarregar o celular de 0% a 50% em 15 minutos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

A tecnologia Quick Charge 4 também deve ajudar a manter o celular distante dos carregadores. O recurso é capaz de carregar o smartphone de 0% até 50%, em apenas 15 minutos, de acordo com a fabricante. Compatível com USB-PD, o produto deve funcionar em diferentes tipos de aparelhos.

5. A mesma litografia do 835

Conforme previam os rumores, uma característica não mudou no processador: ele continua sendo fabricado com a litografia de 10 nanômetros. Isso significa que, no interior do chip, a distância entre terminais dos transistores mede 10 nm. É importante ressaltar que os transistores são responsáveis pelo processamento de dados do equipamento. Distâncias menores são essenciais para ganhar espaço livre e mais transistores (ou seja, mais processamento) e, consequentemente, desenvolver um chipset com tamanho ainda mais reduzido.

 Snapdragon 845 chega com a mesma litografia de seu irmão mais velho, o Snapdragon 835 (Foto: Divulgação/Qualcomm)  Snapdragon 845 chega com a mesma litografia de seu irmão mais velho, o Snapdragon 835 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Snapdragon 845 chega com a mesma litografia de seu irmão mais velho, o Snapdragon 835 (Foto: Divulgação/Qualcomm)

6. Segurança em primeiro lugar

O Snapdragon 845 recebeu uma unidade de processamento e segurança, que opera como um cofre isolado para preservar as informações confidenciais do usuário. A função cria uma "ilha segura" para proteger a impressão digital, desbloqueio de íris ou face, com o objetivo de isolar seus dados de estranhos e hackers.

O chip também armazena informações de pagamento e dados do cartão SIM. Assim, mesmo que seu celular seja invadido, pessoas mal-intencionadas não poderão acessar a unidade de processamento seguro.

Ficha Técnica do Snapdragon 845

  • Qualcomm Spectra 280 ISP
  • Adreno 630 Visual Processing Subsystem
  • Qualcomm Hexagon 685 DSP
  • Snapdragon X20 LTE Modem
  • Qualcomm Aqstic Audio
  • Qualcomm Quick Charge 4+
  • Kryo 385 CPU
  • Secure Processing Unit

* A jornalista viajou ao Havaí a convite da Qualcomm.

MAIS DO TechTudo